Assinar

Los Angeles 2028: nossos super-heróis precisam de você!

Buscar

Los Angeles 2028: nossos super-heróis precisam de você!

Buscar
Publicidade
Opinião

Los Angeles 2028: nossos super-heróis precisam de você!

O papel de gestores de marcas, veículos de mídia, governo, confederações e população em prol do movimento paralímpico


12 de setembro de 2024 - 11h00

Neste domingo, tivemos o encerramento dos Jogos Paralímpicos Paris 2024, e o Brasil mostrou mais uma vez que é uma potência mundial. Ficamos em quinto lugar, com 89 medalhas, o melhor desempenho de todos os tempos.

Imagino que você, leitor, deve ter se surpreendido, mas nossos super-heróis performam muito bem, e há muito tempo. Daniel Dias, nadador paralímpico, por exemplo, ganhou ao longo de sua vitoriosa carreira 27 medalhas em Jogos Paralímpicos, sendo 14 de ouro.

Ao longo da minha carreira, tive a incrível oportunidade de interagir com entidades e atletas paralímpicos, incluindo Mizael Conrado, atual presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Fui convidado a acompanhar o Comitê Paralímpico Americano durante os Jogos Rio 2016, o que me proporcionou uma visão mais profunda da realidade de técnicos, atletas e suas famílias.

Não observei em nenhum momento qualquer lamentação, frustração ou sentimento de injustiça. Ao contrário, aprendi a entender que a única diferença entre nós é o tipo de deficiência. E eles lidam com impressionante coragem e força.

Os próximos Jogos Paralímpicos serão em Los Angeles 2028, e precisamos criar um círculo virtuoso.

Gestores de marcas, como Adecco, Aliança Francesa, Ajinomoto, Asics, Braskem, Cambridge, Estácio, EY, Havaianas, KPMG, Loterias Caixa, Sebrae e Sesi, que já apoiam o esporte paralímpico. Estas empresas identificaram que podem associar suas marcas e produtos a atributos incríveis como força, superação, resiliência, determinação, respeito e inclusão.

Veículos de mídia: deem mais visibilidade ao esporte paralímpico, seja em cobertura jornalística ou transmissão de eventos.

Governos: mais verba, apoio institucional e construção de equipamentos esportivos.

Confederações, associações e atletas: melhor gestão, governança, transparência e atendimento pleno das demandas dos patrocinadores e apoiadores.

E cabe a nós, população brasileira, prestigiar os eventos, torneios e atletas paralímpicos, seja in loco ou em casa.

Marque uma visita ao Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro e conheça nossos super-heróis. Tenho certeza de que será uma experiência inesquecível.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Marcas: a tênue linha entre memória e esquecimento

    Tudo o que esquecemos advém do fato de estarmos operando no modo automático da existência

  • Preço do sucesso

    Avanço da inteligência artificial encoraja multinacionais a mudarem políticas de remuneração de agências, mas adoção de success fee esbarra na falta de métricas e na baixa transparência das relações comerciais