Assinar

Mais uma faceta do BBB25

Buscar
Publicidade
Opinião

Mais uma faceta do BBB25

Reality é uma grande oportunidade para marcas impulsionarem as suas estratégias mobile


20 de fevereiro de 2025 - 14h00

Historicamente, o primeiro trimestre costuma ser bastante desafiador para as marcas em geral. Após os gastos elevados com as festas de final de ano e o peso das contas dos primeiros meses, o consumidor tende a se conter nos gastos. Neste cenário, a principal missão dos anunciantes é manter os níveis de vendas, mesmo em um período de desaquecimento econômico.  Uma grande oportunidade para driblar a dificuldade do período é o Big Brother Brasil, que se consolidou como um dos principais eventos de mídia do início do ano, se mostrando uma oportunidade interessante para aumentar o engajamento e a conversão no ambiente mobile.

Como aponta a pesquisa da Wake Creators, empresa especializada em marketing de influência, o BBB é o reality show preferido dos brasileiros com 61% dos participantes do estudo. Dado que mostra a relevância do programa como um dos principais eventos de mídia do País, com alto potencial para campanhas de marcas. Não à toa, apenas em 2024, o BBB contou com a participação de 31 marcas, sendo 14 patrocinadores e 17 anunciantes, comprovando a sua relevância e impacto no mercado publicitário.

Marcas patrocinadoras ou não do programa podem aproveitar a sua visibilidade para expandir a sua presença digital e estabelecer conexões mais profundas com uma audiência altamente engajada. A integração de campanhas entre a televisão e o mobile, aliada a ações específicas durante eventos-chave do programa (como Prova do Líder, Paredão e Big Fone), são formas eficazes de capturar a atenção do público. Um exemplo seria a campanha de um e-commerce de moda que sugere looks inspirados no Paredão. Embora simples, essa estratégia pode inserir a marca nas conversas em torno do programa e ampliar o seu alcance junto ao público-alvo.

Outro ponto importante são as campanhas de anúncios segmentados para mobile, que permitem atingir consumidores conectados ao programa em momentos cruciais. A final do BBB 24, por exemplo, registrou uma média de 27 pontos de audiência na Grande São Paulo, com picos de 29 pontos, demonstrando o grande poder de fidelização do programa. Para marcas, essa fidelidade do público pode ser traduzida em engajamento. Anúncios estratégicos e alertas durante momentos de grande expectativa do programa podem reforçar a conexão emocional entre a marca e os consumidores e, nos tempos atuais, isso é de extrema importância.

 

No mundo mobile

As estratégias mobile também podem, e devem, ser personalizadas para diferentes sistemas operacionais. No Android, é possível segmentar notificações push ou anúncios nativos para dispositivos que possuam apps relacionados ao programa instalados. Já no iOS, ferramentas como o Apple Search Ads e a segmentação por palavras-chave relacionadas ao BBB podem ser cruciais para campanhas mais focadas em conversão, com o bônus de atingir um público com Receita Média por Usuário (ARPU) de 1,7 a 2 vezes maior em comparação com o Android em apps.

Além de sua grande audiência, o Big Brother Brasil 2025 se estabelece como um verdadeiro fenômeno multiplataforma, com grande presença em diferentes canais, incluindo redes sociais, aplicativos e transmissões ao vivo. E, quando o assunto é o mercado mobile, o Brasil continua se destacando. O relatório “Análise Mobile 2024”, da Rocket Lab, apontou que o Brasil foi o 4º país no mundo em downloads de aplicativos, com impressionantes 10,2 bilhões de downloads em 2023. Além disso, os brasileiros gastaram US$ 1,7 bilhão em apps no mesmo ano, um crescimento de 26,2% em relação ao ano anterior.

Portanto, combinar a força de grandes eventos como o BBB com estratégias bem planejadas – e executadas – no mobile pode ser um caminho certeiro para marcas que querem engajar e converter de verdade. Afinal, se o público está online, interagindo e consumindo conteúdo, cabe aos anunciantes e suas agências saberem como surfar nessa onda para obter resultados concretos. Ou seja, o momento é agora, e a presença digital será um diferencial competitivo crucial para quem deseja se destacar (e lucrar) na carona do BBB.

Publicidade

Compartilhe

Veja também