Músicas memoráveis ressurgem e são prestigiadas pela geração Z
Campanhas, séries e redes sociais apresentam e encantam público jovem com canções que marcaram décadas
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A música tem o poder de ultrapassar as barreiras da língua e chegar aos corações. Ela é um elemento primordial na comunicação publicitária e, com as redes sociais, teve seu poder de impacto aumentado nos últimos ano. Além disso, temos visto o renascimento de canções desconhecidas das novas gerações, demonstrando seu poder e atemporalidade.
Recentemente, a música Running up that hill, de Kate Bush, lançada na década de 1980, chegou ao 1º lugar no Spotify global após ser tocada na 4ª temporada da série Stranger Things. E o que isso demonstra para o mercado publicitário? Que as possibilidades são inúmeras quando escolhemos uma canção que gere associação com o consumidor mesmo sendo lançadas há décadas.
A escolha adequada da música é primordial para o sucesso de uma campanha. Para medir esse desempenho, basta avaliar se o produto ou serviço é lembrado por aqueles que ouvem os primeiros acordes da música-tema da campanha. Quem viveu nas décadas de 80 e 90, com quase toda certeza, lembra de da Faber-Castell quando escuta a música Aquarela, do Toquinho, certo? Esse é um exemplo de comunicação que realmente marcou época!
No ano em que completa 45 anos, a música Amigo, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos também fez sucesso no TikTok, rede social com maioria de seguidores muito mais jovens que a canção. Esse resultado é mais um exemplo da atemporalidade da música.
Falando especificamente do poder do TikTok, rede de vídeos e clipes curtos com muita música, com certeza é, sem dúvida, um canal importante para as marcas que querem se comunicar com os consumidores da geração Z. Na rede social, outras canções de décadas passadas reviveram e foram apresentadas para as novas gerações. Um dos clássicos que renasceu na rede foi a música Dreams, lançada pela banda Fleetwood Mac em 1977. O som foi utilizado em um vídeo do skatista Nathan Apodaca, visto mais de 80 milhões de vezes.
Embora o perfil dos jovens mude a cada geração, adaptado a novos contextos sociais e econômicos, a música tem acompanhado e refletido essas mudanças de comportamento, sem nunca perder sua importância. Até o distanciamento social, provocado pela pandemia, fortaleceu a relação do jovem com a música. Segundo o relatório global do Spotify sobre a geração Z, “Culture Next Trends Report”, 75% dos jovens afirmaram que a música os ajudou a manterem-se sãos durante o período da pandemia. Os estilos mais consumidos vão sofrendo alterações ao longo das décadas, mas as canções nunca deixam de ter um papel importante na vida das pessoas.
As constantes evoluções tecnológicas, lançamentos de novas ferramentas e redes sociais, desafiam às marcas e agências a acompanharem de perto as mudanças de padrão dos consumidores. Mas a escolha de uma música memorável, com a qual o público se identifique e que possua uma associação real à marca, é uma estratégia acertada no presente, foi no passado e certamente será no futuro!
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