Nova era para o marketing de entretenimento
Ao alavancar conectividade do público, tecnologias como o 5G impactam também as possibilidades de ação das marcas
Ao alavancar conectividade do público, tecnologias como o 5G impactam também as possibilidades de ação das marcas
Nos maiores festivais de música, onde milhares de fãs vibram em sintonia com seus ídolos, a tecnologia está se consolidando como uma das grandes protagonistas. Não se trata apenas de uma melhoria nas conexões, mas de uma verdadeira revolução na forma como o público vivencia esses eventos, integrando o digital ao físico de maneira inédita. O Rock in Rio, um dos maiores festivais de música e entretenimento do mundo, foi um exemplo recente de como a conectividade cria novas oportunidades para o marketing de entretenimento.
A conectividade é hoje um dos elementos centrais da experiência do público, e os festivais tornaram-se momentos cruciais para as marcas aproveitarem o potencial dessas novas tecnologias. O marketing se beneficia diretamente desse avanço ao criar estratégias que vão além da propaganda tradicional, explorando ativações interativas e imersivas que elevam a experiência dos participantes a novos patamares. Realidade aumentada, virtual, e até holografia estão entre as inovações que permitem ao público interagir com o conteúdo de maneira inédita, seja ao entrar virtualmente no palco, assistir a performances com múltiplos ângulos ou até explorar os bastidores do evento. Essas tecnologias não só criam uma conexão mais profunda entre público e artista, como também permitem que as marcas proporcionem experiências memoráveis e envolventes.
Com a conectividade, as ações de marketing tornaram-se mais dinâmicas e personalizadas, utilizando, por exemplo, aplicativos para coletar e analisar dados em tempo real. Isso permite recomendar shows e ativações com base nos interesses individuais do cliente, criando uma jornada de consumo única e aproximando o público das marcas, que ganham relevância ao impactá-lo de forma eficaz, personalizada e orgânica.
Essas novas tecnologias estão colocando o palco, ou o protagonismo, “nas mãos” dos participantes, permitindo transmissões ao vivo de shows em alta resolução, múltiplos ângulos e interações em tempo real, transformando o público em criadores e propagadores de experiências. Esse engajamento, até mesmo viral, amplia o alcance das ações de marketing, enquanto os avanços tecnológicos permitem mensurar o impacto das campanhas com precisão, garantindo maior eficácia e otimização dos recursos investidos.
Os festivais de música e tecnologia oferecem às marcas uma oportunidade única de conexão autêntica com o público, unindo cultura e inovação para criar experiências transformadoras. Mais do que vender produtos, o marketing tem construído laços emocionais duradouros, impulsionado pela tecnologia que redefine cenários e experiências, tornando momentos que seriam especiais ainda mais inesquecíveis.
Compartilhe
Veja também
A consciência é sua
Como anda o pacto que as maiores agências do País firmaram para aumentar a contratação de profissionais negros e criar ambientes corporativos mais inclusivos?
Marcas: a tênue linha entre memória e esquecimento
Tudo o que esquecemos advém do fato de estarmos operando no modo automático da existência