O agronegócio e o marketing que encanta
Essas indústrias possuem ingredientes cativantes para sustentar um storytelling com muitos minutos de ápices
Essas indústrias possuem ingredientes cativantes para sustentar um storytelling com muitos minutos de ápices
A maior parte das empresas de agronegócio tem como prática não realizar ação de marketing baseada em história própria. Talvez por preferir resguardar o roteiro natural, ou ainda por optar pelo marketing de produto — muito difundido neste segmento.
O fato é que uma pesquisa — baseada em conversas, visitas às empresas e muita leitura — nos revela que essas indústrias possuem ingredientes cativantes para sustentar um storytelling com muitos minutos de ápices.
Chianti, localizada entre as cidades italianas de Florença, Siena e Arezzo, nos ajuda a entender esse cenário. Destino certo de muitos brasileiros, a região possui inúmeras vinícolas, o que nos remete a uma pergunta clássica: qual conhecer?
Um castelo habitado e construído em 1184. Local de reuniões de uma fracassada conspiração contra a família Médici, que governava Florença. Fabricação de vinhos de excelente qualidade, com predominância de Sangiovese, Riesling, Chardonnay, Trebbiano e Merlot.
Esses impactantes elementos despertam uma visita ao Castello del Trebbio. A cada passo, a cada cole, a sensação de ter vivenciado períodos significantes da Itália e de ter conhecido uma vinícola muito especial.
Gramado, localizada no Sul do Brasil, vive situação semelhante a Chianti. Entre as várias lojas de chocolates da cidade, destaca-se a Prawer, que teve início em 1975, após o seu fundador ter aprendido o ofício na Argentina.
Quando somos impactados pelas divulgações da empresa, os produtos tornam-se ainda mais irresistíveis: “A história da Prawer é a própria história do chocolate artesanal no Brasil”.
Tanto a Prawer quanto o Castello del Trebbio nos deixam uma grande lição: valorizar, com amplitude, a própria essência ajuda a seduzir e a encantar novos consumidores.
Compartilhe
Veja também
A consciência é sua
Como anda o pacto que as maiores agências do País firmaram para aumentar a contratação de profissionais negros e criar ambientes corporativos mais inclusivos?
Marcas: a tênue linha entre memória e esquecimento
Tudo o que esquecemos advém do fato de estarmos operando no modo automático da existência