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O Oscar e as marcas

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Opinião

O Oscar e as marcas

Brasil recebe três indicações e ninguém quer ficar de fora


6 de fevereiro de 2025 - 6h00

O Oscar de 2025 tem um gostinho especial para os brasileiros, que estão na torcida por Ainda Estou Aqui, em melhor filme e melhor filme estrangeiro, e Fernanda Torres, como melhor atriz. Mas a premiação é sucesso por aqui desde antes. No ano passado, mesmo sem nenhum representante brasileiro na disputa, fomos o segundo país no mundo que mais comentou nas redes sociais sobre o assunto, perdendo apenas para os Estados Unidos¹.

Os recordes de curtidas, comentários e engajamento em publicações gringas com a participação de Fernanda Torres e a inédita indicação na categoria de melhor filme já indicam que neste ano o buzz vai ser ainda maior. É uma oportunidade e tanto para as marcas participarem de um momento tão aguardado pelos brasileiros. Mas qual a melhor forma de entrar nessa conversa sem ficar deslocado?

Pelo segundo ano consecutivo não vamos ter transmissão na TV aberta por aqui da cerimônia do Oscar. Diante desse cenário, as pessoas estão tendo uma nova forma de consumo, onde as redes sociais viram o palco principal de conversas ao vivo sobre a premiação. Segundo levantamento do Youtube², no Brasil 64% do público interessado por eventos concorda que assistir a um evento parece incompleto sem as reações, comentários e conteúdo sobre ele. E a maioria deles (60%) prefere assistir aos criadores destrinchando um grande evento em vez dele em si.

O caminho aponta então para participação das marcas em lives com jornalistas e influenciadores que acompanham e comentam ao vivo o tapete vermelho e a cerimônia. Esse é um movimento que já vem rolando por aqui nas últimas edições do Oscar e tem tudo para virar tradição com os resultados dessa temporada. E se engana quem pensa que apenas as marcas endêmicas podem participar da festa. Volkswagen, Yoki, Outback, Nissan e até Acuvue são algumas que patrocinaram lives nas últimas edições.

Outra curiosidade especial é que o Oscar deste ano não será em um domingo qualquer, mas sim no domingo de Carnaval. As marcas que conseguirem unir essas duas paixões para falar com um público amplo e engajado vão dar samba.

¹ Brandwatch Report Oscar 2024
² Google/SmithGeiger, YouTube Trends Survey, BR May 2024, N=1002 online people age 14-44

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