O ROI em RP não é tão intangível quanto o mercado prega
Diferença entre percepção de valor e o que, de fato, é investido evidencia a falta de compreensão sobre o verdadeiro potencial da disciplina
O ROI em RP não é tão intangível quanto o mercado prega
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A busca por resultados imediatos no mundo dos negócios muitas vezes leva profissionais a subestimar a importância das Relações Públicas. Construir uma reputação sólida requer tempo e medir o ROI é um desafio.
Uma pesquisa recente da MOTIM revela um paradoxo curioso: embora mais de 70% das organizações reconheçam a importância da confiança do público e pretendam apostar em assessoria de imprensa, apenas 5% do orçamento de marketing é destinado a essa área. Essa grande diferença evidencia a falta de compreensão sobre o verdadeiro potencial das Relações Públicas. É hora de questionar: será que as corporações estão deixando de lado uma ferramenta importante para o seu progresso?
Repensar a comunicação é fundamental. Uma estratégia clara e bem definida é a chave para o sucesso, pois conecta a empresa aos valores do seu público e constrói uma narrativa autêntica.
Essa narrativa, quando recebida e compreendida pelo mercado, favorece a prosperidade a longo prazo. No final do dia, a pergunta que é feita, consciente ou inconscientemente, é: quão arriscado é este negócio?
Seja no momento de captar investimentos, assegurar parcerias estratégicas, adquirir novos clientes, contratar e reter talentos ou lançar novos produtos, gerenciar a percepção de risco é fundamental para que as iniciativas tenham sucesso e ganhem tração mais rápido. Quando a narrativa de marca é bem sucedida em diminuir a percepção de risco, as empresas conquistam melhores clientes, colaboradores, parceiros e investidores.
Nesse sentido, preparar porta-vozes para se tornarem fontes confiáveis é outra estratégia valiosa. Isso envolve capacitar representantes para moldar percepções e garantir que a mensagem certa chegue ao público, criando oportunidades e fortalecendo a marca.
A assessoria de imprensa tem o poder de influenciar diretamente a percepção do mercado-alvo. Ela cria conexões entre empresas e seus públicos, entendendo bem a organização para desenvolver táticas de comunicação que geram identificação e interesse. E tudo isso é muito valioso: gera confiança, atrai clientes e abre portas para novas oportunidades. Além disso, uma reputação sólida funciona como um escudo em tempos de crise, ajudando a corporação a se recuperar mais rápido de possíveis problemas.
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