O segredo das marcas mais valiosas do mundo
Analisando o Best Global Brands, com as 100 marcas mais valiosas do mundo, fica cada vez mais claro que temos duas ligas competindo ali
Analisando o Best Global Brands, com as 100 marcas mais valiosas do mundo, fica cada vez mais claro que temos duas ligas competindo ali
Cada vez que vemos um novo ranking de marcas saindo do forno a mesma pergunta vem na cabeça: o que será que a marca X fez para crescer tanto assim?
Pois é, estamos vivendo uma recessão global, tentando dar fim a um longo processo de pandemia, crises políticas cada vez mais polarizadas, ameaças de guerras por todos os lados e mesmo assim os negócios vêm crescendo e prosperando como nunca.
Hoje, já vivemos em uma era em que os consumidores confiam mais em marcas do que em governos, grupos de mídia e até muitas ONGs. Isto significa que são as marcas que constroem as grandes narrativas em nossas vidas. São elas que têm o maior poder para influenciar nossos hábitos e nos ajudar a superar os obstáculos que estão a nossa frente.
Analisando o Best Global Brands, com as 100 marcas mais valiosas do mundo, fica cada vez mais claro que temos duas ligas competindo ali.
Temos o grupo das 10 marcas mais valiosas do mundo, que juntas somam quase US$1.7 bilhões em valor de marca e que não demonstra nenhum sinal de desaceleração. E, em seguida, temos as outras 90 marcas do ranking, que somadas atingem US$1.4 bilhões. Ou seja, as 10 primeiras valem mais do que todas as outras 90 juntas!
Mas, o que explica tanto sucesso? Obviamente não se trata de um único ponto, mas fica claro que as marcas desta liga TOP 10 fazem mais do que oferecer produtos, serviços e experiências excepcionais. Eles tomam partido nos debates mais críticos de nossos tempos, desde a promessa da Apple à privacidade, passando pelas posições da Nike sobre inclusão, até a proteção aberta de muitas empresas sobre os direitos de seus funcionários.
O fato novo é que estamos vivendo em um mundo cada vez mais conectado e tentar se esquivar das controvérsias e focar apenas naquilo que você “vende” não é mais o suficiente. Tempos assim exigem movimentos ousados e não silêncios temerosos.
O Best Global Brands 2022 teve um crescimento de 16% em seu valor total comparado ao BGB21, tendo superado pela primeira vez a casa de US$3 trilhões. Sim, US$3.088.930.000.000 para ser mais exato! Para você ter uma ideia, de acordo com o Banco Mundial, o PIB do Brasil, hoje considerada a 9ª maior economia do mundo, está na casa de US$1,8 trilhão. Na verdade, se o BGB22 fosse o PIB de um país, ele estaria entre a Alemanha e o Reino Unido, ocupando o lugar de 5º maior economia do mundo.
Este forte crescimento, mesmo em um ano de crise global é um claro reflexo do papel cada vez mais proeminente que as marcas exercem como as grandes influenciadoras de nosso tempo.
Os maiores crescimentos deste ano ficaram com a Microsoft [US$278.288 bilhões], Tesla [US$48.002 bilhões] e Chanel [US$29.259 bilhões] com impressionantes 32% de crescimento em relação ao ano anterior.
Na corrida do Top 5 das marcas mais valiosas do mundo a “briga” pelo 2º lugar nunca esteve tão acirrada: a incrível performance da Microsoft a coloca a frente da Amazon [+10% :: US$274.818 bilhões], que agora ocupa o 3º lugar, trazendo logo atras, na 4ª posição, do ranking o Google [+17% :: US$251.715 bilhões].
A Apple [+17% :: US$87.689 bilhões] continua em primeiríssimo lugar no ranking, que tem fechando o top 5 a Samsung [+16% :: US$482.215 bilhões] na quinta posição, e que deixam claro o quanto tecnologia aliada a um forte investimento em construção de marca tem ajudado essas empresas a figurarem no topo.
Estreando nesse seleto grupo de marcas, temos agora o Airbnb [US$13.416m] na 54ª posição, a RedBull [US$11.647m] na 64ª e a Chinesa Xiomi [US$13.416m] na 84ª.
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