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Opinião

O valor de um profissional multidisciplinar

O profissional conhecido como T-shaped consegue mesclar a adaptabilidade e profundidade esperada pelo mercado de comunicação


5 de dezembro de 2024 - 11h54

Foi-se o tempo em que se esperava do profissional apenas o conhecimento profundo em determinada área. Hoje, o mercado pede, além da profundidade, a capacidade de dominar conhecimentos correlatos. Isso é evidente em áreas bastante competitivas, inclusive no mercado publicitário.

Outro dia conheci o termo “T-shaped” e pensei que ele traduz muito bem a expectativa do mercado de trabalho. Os profissionais T-shaped são aqueles que possuem conhecimento profundo em uma área específica, representado pela linha vertical do “T”, enquanto a linha horizontal simboliza a capacidade de dominar de forma abrangente disciplinas correlatas. Essa combinação é cada vez mais valorizada no mundo dos negócios, pois permite que os profissionais se adaptem rapidamente a diferentes desafios e sejam mais preparados para o pensamento criativo e inovador.

Em geral, o conceito de profissional T-shaped é associado a setores de tecnologia e empreendedorismo, onde a inovação e a flexibilidade são cruciais. No entanto, a convergência de campos na comunicação exige também uma formação abrangente e multidisciplinar.

Já deve ter acontecido com você: uma vaga de emprego que indicava a exigência de formação acadêmica em publicidade, relações públicas ou jornalismo. Em outros tempos, entendíamos isso como alternativas possíveis; aliás, a formação em si tinha menos peso do que outras experiências.

Bom, essa não é mais a realidade, especialmente para os entrantes na carreira. Hoje, a formação acadêmica tem grande peso e a maioria das empresas, sem dúvida, adoraria contratar jovens profissionais que tivessem domínio em uma dessas áreas, mas preferencialmente que tivessem expertise oriunda não só de uma, mas dessas três áreas: a publicidade, o jornalismo e as relações públicas. E, se possível, outras ainda, como a ciência de dados, tecnologia e audiovisual. É muito, eu sei. Mas não é impossível, se considerarmos o que muitos chamam de life long learning. Eu chamo de espírito curioso.

Para o publicitário, acumular expertise de áreas como jornalismo e relações públicas pode trazer inúmeros benefícios. Do jornalismo, o publicitário pode aprender a produzir textos mais robustos e factuais, aprimorando a capacidade de comunicar mensagens claras e impactantes. Além disso, técnicas de checagem e verificação são ferramentas essenciais para evitar a disseminação de fake news, garantindo que as campanhas sejam baseadas em informações precisas e confiáveis.

Já nas relações públicas, o publicitário encontra valiosas lições em disciplinas como gestão de crise e reputação de marca. A habilidade de gerenciar a imagem de uma marca e lidar com situações de crise pode distinguir um bom publicitário de um espetacular. Além disso, aprender a lidar com diferentes públicos, não apenas o consumidor direto, mas também stakeholders diversos, enriquece a abordagem do publicitário e amplia o alcance e impacto de suas campanhas. Afinal, earned media é o nome da estratégia de comunicação de marca que mais ganha espaço na publicidade e demanda muito das expertises de PR e do jornalismo.

Além disso, nas empresas de modo geral, a presença de profissionais de comunicação e marketing multidisciplinares pode melhorar a comunicação interna e a eficiência operacional, uma vez que esses indivíduos servem como ponte entre diferentes departamentos, facilitando a integração e o alinhamento dos objetivos organizacionais.
Vale a ressalva de que é crucial que publicitários que incorporem técnicas jornalísticas, mantenham um compromisso firme com a ética, para garantir que as campanhas publicitárias não comprometam a veracidade dos conteúdos. O limite entre conteúdo editorial e publicitário deve ser claro, evitando confundir o público para garantir a confiança dos consumidores. A responsabilidade ética é fundamental para que a integração entre essas disciplinas contribua positivamente para a sociedade, promovendo uma comunicação honesta e responsável.

Nesse mundo onde práticas de diferentes campos de conhecimento estão convergindo, o valor do profissional multidisciplinar se torna evidente. Especialmente na publicidade e marketing, os profissionais T-shaped são ativos valiosos, pois é onde a inovação e a adaptação são essenciais.

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