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Opinião

Os hábitos de consumo da Geração Z através da Twitch

A geração revolucionária, agora definida pela Twitch


29 de agosto de 2022 - 16h19

Gamers Geração Z

(Créditos: Shutterstock)

Quando se trata de públicos geracionais e suas características, há muito o que falar; pode parecer que ninguém realmente sabe quem eles são, como eles se parecem e seus interesses, e são conhecidos apenas por um certo nome. Sim, estamos falando da Geração Z, um dos públicos mais procurados por marcas e anunciantes, mas também um dos mais difíceis de entender.

Antes do Dia Mundial dos Gamers, em 29 de agosto, a Twitch compartilha, por meio do estudo “Geração Twitch: Liderando a Mudança Cultural”, como define seu público em todo o mundo e descobriu que, sim, ele é formado principalmente pela Geração Z. Há muito o que aprender!

 

1. A Geração Z cria tendências e tem tudo a ver com imediatismo

A geração Z são pessoas que nasceram entre 1997-2012 e, agora que ‘cresceram’ e começam a encontrar o seu lugar no mundo, estão entrando no centro das atenções.

Existem cerca de 2,5 bilhões de pessoas nessa categoria, e elas têm entre 10 e 25 anos.

Eles gostam de imediatismo: 60% deles não usariam um site ou aplicativo que carrega lentamente, então os dispositivos móveis são seus principais companheiros.

Eles passam 4 horas por dia conectados à Internet.

69% da Geração Z gosta de conversar com outras pessoas usando chats ou DMs.

Conteúdo multimídia, vídeos, streaming e streaming ao vivo são suas principais formas de entretenimento.

Essa geração é considerada uma formadora de tendências e, segundo o estudo, afirma não seguir seus antecessores, além de ser atraída por desafios. Entre outras coisas, eles estão interessados ​​em marcas ambientais e em gerar renda ou negócios de forma independente.

 

2. Os videogames são um estilo de vida e o streaming é o formato de escolha

Os jogos fazem parte de suas atividades diárias, tornando-se um estilo de vida, pois 81% consideram os videogames uma extensão de sua rotina – na verdade, eles passam uma média de 7 horas jogando por semana e, embora o poderoso PC focado em jogos seja o seu dispositivo favorito, 77% preferem dispositivos móveis. Destes, 55% optam por se envolver em jogos multiplayer para passar tempo com seus amigos.

“77% dos jogadores da geração Z preferem dispositivos móveis, embora o poderoso PC focado em jogos seja seu dispositivo fonte favorita”

Um novo fato interessante é que a Geração Z está acostumada a consumir conteúdo de entretenimento “moderno”, já que mais de 72% têm conta em plataformas de streaming, onde passam pelo menos 1 hora por dia. Além disso, passam momentos de lazer nas redes sociais ou ouvindo música (em plataformas digitais, é claro).

 

3. Acrônimos, emotes e memes são os formatos que mais ressoam com a Gen-Z.

Uma coisa que define a Geração Z é a capacidade de se comunicar sem usar palavras. Enquanto o uso de “memes” é considerado público na Internet, esta geração o leva a outro patamar.

Manter a conversa com os jovens é complicado, pois seus relacionamentos estão em constante evolução e, algo que pode parecer simples para alguns, como a sigla “LoL”/”XD” ou o emoji rindo de lágrimas, agora tem uma forma diferente de ser expressado: agora, o emoji de caveira – aludindo ao fato de que eles “morrem de rir” está sendo usado, e provavelmente significará algo diferente nos próximos dois anos.

Essa geração nasceu e cresceu com smartphones, e isso impactou a forma como eles interagem digitalmente, já que criatividade e humor são os principais elementos que fazem parte da conversa – ou seja, os memes. A Geração Z é especialista em expressar mensagens com facilidade e sem esforço por meio de uma ampla variedade de imagens e emotes.

Fonte: relatório Geração Twitch.

(Fonte: Relatório Geração Twitch)

4. Metaverso é o próximo passo nos jogos

A cultura dos videogames evoluiu, na última década, para se tornar uma experiência composta por jogar e assistir – e agora, socializar. O próximo estágio para os jogos, e talvez para a Internet em geral, é o metaverso.

Em termos de tecnologia, a Twitch reconhece a tendência do metaverso como um espaço de mundos virtuais que se transformam em ambientes criativos para experiências sociais. Pelo menos 50% dos jogadores da Geração Z jogam um jogo para “sair” com os amigos, incluindo eventos virtuais e shows, que capturam a atenção de 73% dos jogadores.

Você sabia que, em 2021, o artista brasileiro CRIOLO realizou seu show CRIOLO XR na Twitch? Foi a primeira experiência de realidade virtual na Twitch LATAM, que utilizou painéis de LED para projetar imagens criando um ambiente virtual 3D.

 Atualmente, 70% da Geração Z considera os videogames como uma extensão de seu círculo social, e espaços digitais, como a Twitch são seu playground, onde têm experiências sociais e criam vínculos com outras pessoas de forma real e coletiva. Não é surpresa que um dos jogos mais populares do serviço sejam aqueles com comunidades, grupos sociais e alta taxa de interações.

 

5. Gen-Z prefere jogabilidade, humor e conteúdo casual na Twitch

A Twitch evoluiu significativamente desde sua concepção, pois deixou de ser um espaço onde apenas algumas pessoas transmitiam seus jogos e tornou-se uma plataforma para qualquer um, independentemente de interesses – e isso inclui marcas e consumo de conteúdo.

Como já dissemos, esta geração ama duas coisas: videogames e streaming. Então, não é loucura pensar que 71% deles assistem conteúdo de jogos em plataformas online. Jogabilidade, seguida de vídeos de comédia e, por fim, um stream casual de seu criador favorito, é o que mais prende a atenção deles.

“71% da geração Z assiste a conteúdos de jogos em plataformas online.”

Nesse sentido, 71% das pessoas que se identificam como ‘gamers’ jogam e assistem a conteúdos em plataformas digitais, enquanto 25% se dedicam apenas a jogar; no entanto, não devemos esquecer os 4% que, embora não sejam considerados entusiastas, gostam de assistir a conteúdos relacionados. Portanto, é mais provável que seus tópicos de conversa com amigos e familiares acabem online.

 

Além da Geração Z: Conheça a Geração Alpha

Embora a Geração Z tenha ganhado força, não podemos perder de vista que o futuro está próximo e se chama Geração Alfa, um público formado por pessoas que nasceram desde 2012 e estão descobrindo o mundo através das telas; basicamente, é um público que cresceu no mundo digital, e sempre esteve conectado!

Em apenas algumas décadas, as pessoas deixaram de ter como primeira opção de entretenimento brincar com uma bola no quintal, para ter um mundo alternativo e fascinante. Se há algo claro para nós, é que o mundo digital está acontecendo agora e, o que antes sonhávamos como filmes de ficção científica, agora está disponível na palma de nossas mãos ou clicando no botão ‘iniciar streaming’. Da Twitch, podemos dizer com certeza: o futuro é hoje!

 

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