Para você, o que é marketing?
As definições são muitas e os resultados também, afinal, há marketing que faz mágica e aquele que só gasta orçamento
As definições são muitas e os resultados também, afinal, há marketing que faz mágica e aquele que só gasta orçamento
Qual será a melhor definição para marketing? (Crédito: Dvulgação/Freepik)
“Marketing é a arte de vender produtos” – essa foi a primeira resposta que o ChatGPT me entregou para este título. Mas será que é isso mesmo? A definição oficial, segundo a American Marketing Association, é que “Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e oferecer trocas com valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.” ZZZzzz… que explicação mais “bocejante” da nossa profissão!
Nos mais de 100 anos de existência dessa expressão, as definições já abrangeram “troca”, “relacionamento”, “satisfação”, “necessidades”, “valor” e “lucro”. Afinal, o que faz o marketing na sua opinião? Tem marketing que faz mágica e marketing que só gasta orçamento. Tem marketing que a gente não consegue esquecer e marketing que a gente pagaria para “desver”. Tem quem defenda um marketing “X.0”. E os que querem fazer um “rebranding do branding”. E ainda tem gente que acha que marketing é conseguir vender pelo preço mais caro possível, fazer videozinhos engraçados ou puro bom senso. De certa forma, todos estão um pouco certos. E todos estão cada vez mais errados.
Sempre tive dificuldades em explicar o que faço. A definição mais concisa que tenho é essa: “Marketing é viabilizar satisfação para o cliente”. Significa que, se você não deixa o cliente satisfeito, você não faz um bom marketing. Mas também significa que, se o seu modelo de negócio não é viável, você também não faz um bom marketing. O verbo viabilizar está ali de propósito. Para indicar que o mesmo sorriso que você vai buscar no rosto do cliente precisa também estar estampado nos proprietários, investidores, funcionários, fornecedores e até no planeta.
Uma outra definição mais divertida flerta comigo: “Marketing é tudo o que está entre alguém que compra e alguém que vende”. Essa expressão causa a fúria em pessoas que fazem algum tipo de trabalho aí no meio e não querem se intitular como “marketeiras”. Mas um problema no atendimento ao cliente, um defeito na impressora da etiqueta de preço ou um furo no pneu do caminhão da entrega também são desafios que afetam a marca. Isso não significa que o profissional de marketing precise resolver esses problemas. Mas é um fato: um vendedor que presta um atendimento inesquecível para o cliente faz algo que nenhuma propaganda é capaz de fazer. Então tudo que está aí no meio é marketing.
E já que falamos em “fazer algo pelo cliente”, finalizo a lista de definições com a minha preferida: “Marketing é tudo o que está entre alguém que PRECISA comprar e alguém que PRECISA vender”. Desculpe desapontar aqueles que admiram negócios que conseguem empurrar uma venda de um produto que o consumidor nunca vai precisar. Também peço perdão às pessoas que não têm qualquer identificação com o que comercializam e passam 12h por dia dedicando-se a vender algo apenas porque dá lucro. Mas esse é o tipo de coisa que faz a reputação de quem trabalha com comunicação ser tão questionável. Existe um outro lado bem mais útil, bonito e importante no que fazemos.
A palavra cliente tem origem na expressão cliens, do latim, que significa “alguém que se inclina”. Na época a relação era muito hierárquica, mas, em essência, cliente é alguém que depende do que o outro oferece. Entende aonde chegamos? Existe alguém que PRECISA do que você vende. Sabe aquela campanha que você está preparando? Alguém vai ficar com a vida um pouquinho melhor se souber do que você está oferecendo.
Faz uma diferença brutal em nosso trabalho saber que nossas comunicações podem ser verdadeiras ajudas para clientes que precisam tomar decisões diariamente. Perceber isso não muda apenas a definição de marketing, mas muda o nosso dia e nos faz PRECISAR trabalhar com isso. Porque se é isso que sabemos fazer bem, e se tem muita gente precisando do que fazemos, isso se converte em algo que vai além do crachá da firma. Trabalhar com essa intenção muda tudo para melhor. Até os seus resultados de vendas.
E para você, o que é marketing?
Compartilhe
Veja também