Publicidade no rádio em 2024: Golden Break, Spot Digital e IA
Nextdial mapeia as tendências que devem amplificar a sintonia das emissoras de rádio com as marcas e anunciantes neste ano
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No ano que passou vimos a presença da alta tecnologia nos negócios, a exemplo da inteligência artificial generativa, que promete manter em alta a sintonia das rádios com estratégias de marketing eficazes e alinhadas com o comportamento dos ouvintes.
Essa é uma das previsões de tendências para o ano.
A lista abaixo procura apontar elementos que devem marcar a sintonia dos investimentos e a intenção da indústria publicitária ao longo dos próximos 12 meses.
Em 2024, dados de perfil dos ouvintes somados à audiência se tornarão uma só ferramenta utilizada diariamente pelos anunciantes para identificar o Golden Break, ou melhor dia da semana e horário dentro do público-alvo da campanha para inserirem seus comerciais e terem o melhor aproveitamento possível.
Este ano, anunciantes de todos os tamanhos e segmentos devem investir no Spot Digital no streaming das rádios. Nos próximos meses, a publicidade nos streamings das emissoras de rádio será ferramenta padrão para pequenas e médias empresas, sobretudo pelo fato de as emissoras estarem lançando plataformas de autoatendimento de publicidade. A partir deste ano, firsty party data será utilizado para ampliar as segmentações possíveis tanto no pre-roll quanto no mid-roll.
Metodologia que viabiliza pesquisa recorrente em emissoras de todos os portes pode facilitar os anunciantes nos processos de planejamento e mensuração do impacto de suas campanhas. Em 2024, a adoção dessa pesquisa aumentará à medida em que os anunciantes buscam reunir e analisar informações de fontes diversas, próprias e de terceiros, para gerar insights de marketing.
Conseguir ter relevância para impactar um público exigente e converter em vendas é um dos principais desafios para os anunciantes. Assim, os anunciantes podem encontrar nos chatbots das emissoras o ambiente seguro, de confiança e autoridade capaz de direcionar a oferta certa para o público certo e gerar vendas. Um modelo que tende a ganhar força em um mundo sem cookies de terceiros.
Modelos que ofereçam uma compreensão aprofundada acerca do perfil dos ouvintes podem facilitar a vida dos anunciantes nos processos de planejamento e mensuração do impacto das campanhas. Identificar e segmentar públicos similares aos já existentes, com base em dados comportamentais, demográficos ou de interesses, representa uma oportunidade para as marcas se destacarem e ampliarem o engajamento.
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