Assinar

Qual é a sua inspiração?

Buscar
Publicidade
Opinião

Qual é a sua inspiração?

Ao longo da nossa história, há pessoas que usamos como referência, que nos ensinam a ser melhores, estimulam a nossa inventividade e nos mostram caminhos


14 de setembro de 2023 - 6h00

No marketing falamos constantemente sobre criatividade, conversão e reputação, mas hoje quero trazer uma reflexão mais pessoal e falar de inspiração. Ao longo da nossa história, há pessoas que usamos como referência, que nos ensinam a ser melhores, estimulam a nossa inventividade e nos mostram caminhos e formas de conduzir situações, despertando a vontade de criar e de realizar algo.

Frequentemente me perguntam de onde vem a minha paixão pelas marcas e a verdade é que ela começou muito cedo, inspirada por uma das melhores profissionais de marketing que pude ter contato. Ela não fez nenhum MBA no exterior, muito menos cursou uma faculdade renomada. Ao contrário: ela é autodidata.

Uma mulher forte, começou no Mappin no final dos anos 1960 como demonstradora para poder sustentar a família, e tenho certeza de que com a sua inteligência e destreza entendeu (já naquela época) que poderia ir além! Treinou muitas pessoas, deu pitacos em vários projetos, trabalhou com alguns grandes nomes da publicidade (“alô, alô W Brasil”), mas mais do que tudo, me ensinou o que as marcas podem entregar e que devemos honrar todo o histórico das mesmas trabalhando intensamente e elevando a qualidade.

Falava de Kotler – americano considerado o maior especialista em Marketing – como se fosse o óbvio, com base na sua vivência. Se estivesse na ativa, estaria tirando sarro de todos os nomes e “inglesismos” que hoje usamos para os mesmos termos. E tiraria de letra todo o universo digital.

Hoje, não consegue se lembrar do passado recente, mas em momentos fortes de lucidez, me traz muita luz e alegria, eternizando essas ocasiões mágicas em meu coração. Se me acho forte, não sou metade do que ela foi. Se me realizo no trabalho, sei que poderia sempre fazer mais olhando para tudo o que ela fez.

Essa coluna é sobre marketing, mas não poderia deixar de falar sobre quem me inspirou a seguir essa carreira e a seguir inspirando e tocando pessoas, como ela fez comigo. Neste setor existem muitos termos e conceitos utilizados com o foco em nosso trabalho ser efetivo, mas não podemos esquecer o que nos faz acordar todos os dias com o gás e a vontade de transcender as marcas e alcançar pessoas.

E você, o que TE inspira? Já parou para pensar sobre como sua inspiração está conectada ao seu dia a dia? Sempre temos pessoas que nos impulsionam e nem sempre elas estão apenas dentro dos limites do escritório. Certamente tive e tenho a chance de trabalhar com muitas pessoas incríveis, mas a minha tia é quem me inspira todos os dias a lutar e a acreditar que podemos fazer sempre mais…

Subindo a barra sempre, como gosto de falar. E essa inspiração é fundamental para a construção da profissional de marketing que me tornei.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Influenciador não é só mídia

    Será que as marcas estão trabalhando marketing de influência da maneira correta?

  • Momento certo, pessoa certa e lugar certo

    Quando se planeja a mídia com base no comportamento real do consumidor, a conexão se torna mais autêntica e eficaz