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Opinião

Quantidade x qualidade do retorno: do ROI ao ROE

A chegada de novas tecnologias, a expansão do conceito do trabalho, os aplicativos e plataformas têm trazido uma mudança substancial para o live marketing quando o assunto é o ROI


18 de janeiro de 2017 - 9h00

Foto: Reprodução

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A chegada de novas tecnologias, a expansão do conceito do trabalho junto às redes sociais, os aplicativos, as plataformas online e afins têm trazido uma mudança substancial para o mercado do live marketing quando o assunto é o ROI (return of investiment), que está dando espaço para o ROE (return of engagement), já que as empresas estão interessadas não só no retorno financeiro, mas também no engajamento.

Assim, ao se preocupar com o ROE, é possível apresentar relatórios que além do retorno em valores, conseguem mensurar quantas pessoas realmente estão envolvidas e participativas com uma atividade. Engajamento, mais do que uma tendência, é a evolução do marketing de incentivo. Porque conectar emoções, esforços e conhecimentos está diretamente relacionado aos resultados nesse meio. Quando uma ação desse tipo é planejada, atingir positivamente e conseguir com que essas pessoas sejam participativas na atividade é sempre o objetivo, seja ele um público interno ou externo, fazer da marca um contato de envolvimento e valorização é ponto chave.

Mas, como é que se mede isso? No caso do marketing de incentivo, que hoje está totalmente articulado com as ferramentas digitais, é feita uma análise qualitativa de frentes específicas que são essenciais para mensurar, justificar e comprovar os ganhos obtidos durante a realização das ativações de relacionamento.

Engajamento é atitude, é o comprometimento emocional e intelectual que gera mudança de comportamento, é o real envolvimento e alinhamento de todos os públicos da cadeia de comercialização através de objetivos não só comerciais, mas também qualitativos

Como, por exemplo, através de tracking e contadores em um site, contando acessos por página/sessão, de acordo com o número total do público a ser atingido; enquetes e pesquisas; promoções; concursos culturais; quizz; áreas para postagem de fotos e depoimentos; e-mails marketing; SMS; central de atendimento; ocorrências recebidas, resolvidas e porcentagem de sucesso por canal; análise comportamental e operacional dos processos de premiação; soluções utilizadas; preferências de resgate; e avaliação de fullfilment, entre outros, que contam com comparativos e índices de padrão de sucesso, definidos através de uma prévia e minuciosa análise dos resultados desejados.

É inquestionável a importância estratégica de campanhas que envolvam algo além do retorno em vendas, como o incentivo, motivação e relacionamento na condução comercial e de marketing de empresas de todos os portes e segmentos. Realizar essas ações está ligado diretamente à avaliação de resultados efetivamente mensuráveis durante o processo. Porque não basta atingir as metas comerciais. O ROE tem a proposta que vai além dos números das planilhas de vendas.

Engajamento é atitude, é o comprometimento emocional e intelectual que gera mudança de comportamento, é o real envolvimento e alinhamento de todos os públicos da cadeia de comercialização através de objetivos não só comerciais, mas também qualitativos. É o foco em construir e sustentar um forte desempenho de negócios que resulte no cumprimento dos resultados propostos para uma empresa.

 

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