Login Newsletters Assinar

Terapia de resultados

Buscar
Publicidade
Opinião

Terapia de resultados

Maior conhecimento sobre os direcionamentos das agendas dos executivos-chefes de marketing amplia possibilidades de influenciar os fluxos de investimentos que financiam os destinos de toda a indústria


25 de março de 2025 - 18h00

Entender as prioridades das agendas dos executivos-chefes de marketing é uma tarefa à qual Meio & Mensagem tem se dedicado com mais afinco nos últimos anos. A importância de aprofundar esse conhecimento é clara: as definições e os direcionamentos dos gestores das marcas determinam o fluxo do investimento que financia toda a indústria de comunicação, marketing e mídia. Através de acordos com consultores e institutos de pesquisas, a análise do pulso dos anunciantes é enriquecida e detalhada, especialmente quando se faz abordagens diretas aos CMOs das empresas mais relevantes para o setor.

A iniciativa mais recente nesse sentido é a parceria de Meio & Mensagem com o Grupo Croma, que ouviu 151 executivos de marketing, entrevistados entre os dias 12 de dezembro e 21 de janeiro, para a pesquisa Bússola de Marketing. As principais tendências verificadas pelo levantamento, expostas na reportagem da jornalista Taís Farias, publicada nas páginas 34 e 35, refletem a apreensão em relação à instabilidade econômica global, taxa de juros local elevada, pressão por resultados e menor aptidão ao risco. O resultado desse caldeirão preocupante é o de retração nos investimentos em inovação, cuja fatia nos orçamentos de marketing caiu de 45% para 31% em um ano, provando que o assunto nem sempre está no centro da estratégia das companhias. Em contrapartida, a inteligência artificial (IA) avança como alternativa estratégica para marcas e tem impacto significativo nos rumos do marketing e da comunicação para 75% dos entrevistados.

Entretanto, a aplicação da tecnologia ainda revela certa carência de conhecimento e se concentra em aspectos de curto prazo, com a capacidade de dinamizar vendas, e atividades como atendimento ao consumidor, otimização de investimentos, hiperpersonalização e automação de campanhas. Um dos problemas é que o imediatismo joga contra, pois, em muitos casos, a maturação dos projetos leva tempo e ainda são muitos os obstáculos para aferir o impacto da inovação em longo prazo. Para muitos analistas, há miopia em absorver a IA apenas com vistas aos efeitos previsíveis em produtividade e velocidade — apostas básicas para uma tecnologia tão revolucionária.

A tarefa de ouvir os líderes do mercado também é o ponto de partida de outro projeto editorial de 2025. Será publicada, neste ano, a quarta edição da lista 30 Under 30, que destaca jovens talentos brasileiros com potencial de impactar as transformações da indústria. A seleção segue critérios editoriais, considera nascidos a partir de 1995 e busca retratar a amplitude do setor, com suas diversas ramificações de negócios, e os múltiplos perfis profissionais que nele atuam. A partir desta semana, os membros do Círculo Liderança, que possuem a Assinatura Corporativa de Meio & Mensagem, serão chamados a enviar suas sugestões de nomes. O prazo para indicações vai até o dia 11 de abril. A partir daí, a redação fará novas pesquisas, checagens e consultas antes de fechar os nomes que serão publicados na edição semanal do dia 2 de junho.

Essa é a quarta vez que a seleção é consolidada — as versões anteriores foram publicadas em 2021, 2013 e 2008. Todo o material pregresso está disponível no site meioemensagem.com.br/talento, que consolida o projeto Talento, criado para abordar os impactos das transformações do mercado no desenvolvimento das carreiras e na atração e retenção de profissionais pelas empresas. O conteúdo multiplataforma contempla outras listas, como a de Game Changers, composta por líderes transformadores que, com suas ações e posturas, ajudam a quebrar paradigmas e inspiram a cadeia produtiva a pensar e agir diferente, e cuja primeira edição foi publicada em 2022; e o ranking Melhores da Produção Publicitária, já confeccionado quatro vezes, em 2023, 2019, 2016 e 2011. Em todos esses casos, o propósito é o de reconhecer e dar visibilidade a pessoas que impulsionam a indústria e, com seu talento, coragem e empreendedorismo, causam impacto positivo na sociedade.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Felicidade X Positividade

    Uma reflexão sobre o bem-estar no ambiente de trabalho

  • Como viramos um produto que nos exaure

    Começamos 2025 cansados – não com aquele charme de uma noite longa e divertida, mas com o peso de um saco de cimento emocional