Transformação digital já é uma realidade
Para onde caminha a humanidade e quais são os impactos que a tecnologia vai deixar em nossas vidas?
Para onde caminha a humanidade e quais são os impactos que a tecnologia vai deixar em nossas vidas?
(Crédito: Pixabay/Pexels)
Vim para Salt Lake City para vivenciar o Domopalloza, evento que reúne profissionais de marketing do mundo todo para discutir o que vem pela frente para a Era 6.0. Para me reciclar e buscar novidades para o mercado brasileiro. Em três dias, encontrei pessoas de diversos lugares do mundo e percebo que todas têm algo em comum e desejam um mundo mais humano, mais justo.
Em tempos de inteligência artificial (IA), fico imaginando para onde caminha a humanidade e quais são os impactos que a tecnologia vai deixar em nossas vidas. Ver o crescimento de profissionais engajados na humanização das coisas me dá esperança de dias melhores. Como os dados podem ajudar um time de futebol? Ou uma gravadora ou até mesmo o supermercado? Já imaginou você pode integrar seu estoque e diminuir o desperdício de alimentos?A tecnologia hoje permite quase tudo. Tudo é passível de ser conectado e é possível conectar todos seus dados em uma plataforma que unifica, cruza, divulga e visualiza os dados de sua empresa com o seu plano de negócio. Seja ele qual for. Desde o tio da quitanda ao cofres de um banco.
O time de basquete Utah Jazz utiliza ferramenta de dados para acompanhar a lotação do estádio em tempo real, dando desde a ocupação até a receita gerada. Fico imaginando o time do Flamengo fazendo a mesma coisa no Maracanã. Ferramentas como essa nos permitem vigiar e diminuir a corrupção. Já imaginou o Palácio do governo integrando dados e disponibilizando em tempo real para a sociedade acompanhar? Esse tipo de plataforma tem sido um dos pontos principais para a transformação digital acontecer com essa velocidade.
Um dos grandes pontos da transformação digital é a infraestrutura na nuvem, pois, dessa forma, todos os dados coletados podem conversar entre si independentemente de onde vêm, trazendo assim muita agilidade e velocidade na consulta dos dados. Ter dados de vendas, marketing, RH, logística, vendas de ingressos, para ter uma visão única dos dados em uma única nuvem, agiliza muito o processo de tomada de decisão nas corporações.
Tarefas que eram feitas por especialistas técnicos como criação de data lakes e processos de extração de dados de sistemas de origem (ETL) são feitos de forma simples sem a necessidade de ter o conhecimento técnico na empresa. Com todos os dados integrados e unificados em um único lugar, é possível programar gatilhos para que o sistema faça ajustes ou dispare avisos aos responsáveis automaticamente.
*Crédito da imagem no topo: Rawpixel.com/Pexels
Compartilhe
Veja também
IA na indústria da animação: perspectivas éticas e mercadológicas
O medo da adoção de novas tecnologias é antigo, mas a inteligência artificial chegou com tudo, e para ficar, tanto como ferramenta de trabalho, como parte do nosso cotidiano
Pamonha, pamonha, pamonha!
Carro da concorrência da Pague Menos passa na rua do LinkedIn, atrai mais de 900 agências e reaquece debates sobre a banalização dos processos de seleção de parceiras na publicidade e no live marketing