Assinar

Venda mais inteligente

Buscar
Publicidade
Opinião

Venda mais inteligente

Melhor uso da inteligência artificial, desde as tarefas de back office que agilizam a gestão até a tão desejada entrega única e personalizada a cada consumidor, norteia debates no maior evento sobre varejo do mundo


21 de janeiro de 2025 - 14h00

Otimização de operações varejistas, melhoria da experiência do consumidor nas lojas físicas e virtuais, comercialização de retail media, identificação de tendências de consumo, direcionamento de mensagens publicitárias. Não há tarefa que não possa ser melhorada com a ajuda da inteligência artificial. Embora com velocidades e intensidades muito dissonantes na comparação entre o que acontece em diferentes regiões geográficas e em empresas de portes econômicos ou culturas organizacionais desiguais, é possível dizer que toda a engrenagem varejista já é impactada em algum grau pelo avanço dessa tecnologia.

Foi o que mostrou a 115ª edição do NRF Retail’s Big Show, principal evento global desse mercado, que reuniu 40 mil participantes no Jacob Javits Convention Center, em Nova York, na semana passada. Realizado pela National Retail Federation (Federação Nacional de Varejo, dos Estados Unidos), o encontro foi pautado pela interferência da inteligência artificial no processo que leva à hiperpersonalização, a tão desejada entrega única e personalizada a cada consumidor. Os avanços e obstáculos nessa trajetória são analisados pelas reportagens e entrevistas produzidas pela equipe de Meio & Mensagem que acompanhou a NRF in loco: a editora Bárbara Sacchitiello e as repórteres Carolina Huertas, Giovana Oréfice, Taís Farias e Valeria Contado. O conteúdo sobre o evento está disponível nas redes sociais e no site meioemensagem.com.br/nrf, que inclui, além das reportagens da nossa equipe de jornalistas, as opiniões de diversos profissionais brasileiros que passaram pela feira e seminários, reunidos no blog Conexão Nova York.

A cobertura da NRF marca o início da edição 2025 do projeto 100 Dias de Inovação, que mobiliza a equipe de Meio & Mensagem nos primeiros meses do ano e contempla, ainda, mais dois destinos. De 3 a 6 de março, nossa equipe de jornalistas estará em Barcelona, na Espanha, onde ocorre o Mobile World Congress (MWC), principal fórum global sobre conectividade, que reúne líderes das principais empresas de tecnologia e telecomunicações. Ainda em
março, dos dias 7 a 15, a parada final será Austin, no Texas, para o festival South by Southwest (SXSW) e sua programação sobre inovação, comportamento, marketing, design, produções audiovisuais e música.

Realizado por Meio & Mensagem desde 2019, o projeto 100 Dias de Inovação capta as principais tendências para o futuro da indústria de comunicação, marketing e mídia, e contempla a produção de conteúdo multiplataforma, com sites específicos para cada um dos eventos, ampla cobertura audiovisual nas redes sociais e análises nas edições semanais.

O projeto 100 Dias de Inovação movimenta o início de ano de Meio & Mensagem, que neste 2025, está especialmente acelerado em termos de novidades multimídia. Na semana passada, estreou o nosso novo podcast quinzenal de entrevistas, chamado A Ideia, também disponível no formato de vídeo, ambos já acessíveis nas plataformas digitais. Na próxima quarta-feira, dia 22, há mais uma estreia: a série especial Podcasters, que entrevista personalidades que comandam alguns dos podcasts mais bem-sucedidos do País para falar sobre a evolução dessa mídia, sua atratividade ao mercado anunciante e os diversos processos criativos para conteúdos de informação, entretenimento e cultura.

Serão cinco episódios publicados com intervalo de 15 dias nos quais as jornalistas Isabella Lessa e Victória Navarro receberão Igor Coelho, o Igor 3K, idealizador e apresentador do Flow; a jornalista Natuza Nery, apresentadora de O Assunto; Chico Felitti, autor e apresentador de séries de crime, como A Mulher da Casa Abandonada; Cris Bartis e Juliana Wallauer, responsáveis pela condução do Mamilos; e Tata Estaniecki, que está à frente do PodDelas. Todos os episódios estarão disponíveis em áudio e vídeo nas plataformas digitais.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Para onde caminhar com a criatividade, neste entre-paradigmas

    Liberdade e expressão parecem tolhidos, em ano em que se afirmam restabelecidos

  • Quem é mesmo o dono de quem?

    Frente a mais um ano em que a onipresença da inteligência artificial se anuncia, precisamos defender a autenticidade criativa e lembrar que as tecnologias estão sempre a serviço do insubstituível valor humano