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Opinião

Verdade, velocidade e vivência para a comunicação de marcas

Ao mudar a relação das pessoas com as marcas e o ato de consumo em si, tecnologia fez os quatro Ps de marketing (preço, praça, produto e promoção) serem substituídos por 3Vs


17 de janeiro de 2023 - 6h00

(Créditos: Shutterstock)

Estourar a bolha, gerar buzz on e offline, ampliar reconhecimento de marca, se conectar de maneira genuína com o consumidor, ter agilidade para acompanhar as conversas e usar os temas quentes dentro da comunicação da marca, bem como estar cada vez mais envolvido com os territórios de atuação. Esses são os objetivos de todo profissional que trabalha com marketing.

Se antes dominar os quatro Ps de marketing (preço, praça, produto e promoção) era a obrigação do mercado, hoje em dia a tecnologia mudou a relação das pessoas com as marcas e como o consumo acontece, oferecendo um sem-fim de possibilidades. Para atingir os objetivos, agora, as marcas precisam do que eu chamo de três Vs: verdade, velocidade e vivência.

A verdade é absoluta e precisa estar em tudo, em tudo, possibilitando fortalecer os laços de forma autêntica. A velocidade é crucial para alcançar os nossos consumidores, criando e mantendo conversas de forma ágil e genuína. E a vivência é o que nos faz olhar para as experiências e entregar produtos e ativações que geram conexão com os consumidores.

Alguns dos principais facilitadores para que os três Vs sejam realidade dentro da comunicação de uma marca são o digital, a geração e o tratamento de dados com inteligência de mídia. De acordo com a pesquisa Estratégia de Dados para o Crescimento de Marcas, da Kantar Ibope Media, com executivos de marketing de 39 países, 76% dos entrevistados afirmaram que dados devem ser usados pelas empresas e suas agências de marketing e pelo menos 53% deles também disseram incentivar conversas orientadas por dados em toda a organização. Os resultados são muito positivos, com construção de conteúdos com base no que o consumidor realmente gosta e busca, entrando em conversas no auge e construindo ações na velocidade da cultura.

Quem me conhece sabe que os três Vs, além de serem quase um mantra pessoal, orientam todas as campanhas e ações das nossas marcas. Fiz questão de trazer o conceito para o time e construir juntos um status de brand love, gerando conversas on e offline nos universos de influência digital, games e moda.

A jornada do consumidor não é mais linear, já que ele é impactado e consome conteúdo em diversas plataformas, em diferentes momentos e contextos. Acompanhar essa evolução do marketing, cada dia mais orientado à experiência pela tecnologia e inovação, é fundamental para que as marcas sejam relevantes e estejam presentes no dia a dia do consumidor, de forma genuína e natural, além de proporcionar experiências e soluções personalizadas e mais humanizadas que fazem a diferença, sempre com verdade, velocidade e vivência.

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