Você será DTC (só que ainda não sabe)
Ao eliminar intermediários, as empresas decidem com 100% de autonomia a forma como sua marca é apresentada e percebida pelos consumidores
Ao eliminar intermediários, as empresas decidem com 100% de autonomia a forma como sua marca é apresentada e percebida pelos consumidores
O mundo mudou bastante nos últimos anos. Também pudera, enfrentamos uma pandemia que há muito não se via. “Fique em casa” era o mantra da época. Pela nossa segurança e das nossas famílias, ficamos em casa. Mas os hábitos mudam os hábitos. Portanto, precisávamos redescobrir como comprar nossos itens preferidos sem sair de casa. Como consumidores, desbravamos novos sites e plataformas em busca das melhores ofertas. Como profissionais de marketing, descobrimos (ou não) o poder do modelo DTC (direct-to-consumer).
O modelo DTC é uma estratégia de negócios em que as empresas vendem seus produtos diretamente aos consumidores, eliminando intermediários como distribuidores e varejistas tradicionais. Ele permite que as marcas tenham um controle mais amplo sobre o relacionamento com seus clientes, desde a fabricação até a entrega e o atendimento ao cliente. Isso é feito principalmente por meio de canais online, como sites de comércio eletrônico, aplicativos móveis e mídias sociais.
Num mundo pós-pandemia em que a tendência é o comércio eletrônico seguir em expansão com previsão de crescimento R$ 185,7 bilhões em 2023, segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), explorar a possibilidade do modelo DTC é quase uma obrigação. Aliás, para mim, todos players terão uma fatia grande dos negócios provenientes de operações DTC. Se isso ainda não está acontecendo com você, saiba que é questão de tempo.
E não sou eu quem diz isso. São gigantes como a Adidas, por exemplo. A marca almeja que 50% das vendas até 2050 sejam feitas pelo modelo DTC. A sua rival Nike trabalha para integrar seus canais digitais e físicos, focando na ominicalidade para conquistar o consumidor não só de maneira online. No fim do dia, o que essas duas gigantes buscam é, trocando em miúdos, proximidade com o consumidor e mais lucratividade.
A conexão direta com os clientes é uma das maiores vantagens, dando às marcas a capacidade de construir relacionamentos diretos e significativos com os clientes. As empresas podem coletar dados valiosos sobre suas preferências, comportamentos de compra e feedback, permitindo uma personalização mais eficaz e um melhor atendimento ao cliente.
O modelo DTC geralmente é mais lucrativo, pois as empresas podem evitar margens de lucro compartilhadas com intermediários. Além disso, a redução de custos de distribuição e a otimização da cadeia de suprimentos podem contribuir para margens mais saudáveis. Mas não é só isso.
Além disso, há um maior controle sobre a marca. Ao eliminar intermediários, as empresas decidem com 100% de autonomia a forma como sua marca é apresentada e percebida pelos consumidores. Isso possibilita uma narrativa de marca mais autêntica e coesa. Seu anúncio nunca vai aparecer na posição errada ou no momento errado.
A agilidade do modelo DTC também é uma vantagem. Imagine rodar testes A/B com resultados mais velozes do que em plataformas de redes sociais e com uma audiência cujo potencial de compra é alto? As empresas DTC podem inovar rapidamente, lançando novos produtos e recursos com maior agilidade. Isso permite que elas se adaptem às demandas do mercado de forma mais eficaz do que as marcas que dependem de redes de distribuição complexas.
Mas é preciso alertar: estabelecer uma presença DTC requer investimentos significativos em tecnologia, marketing e logística, o que pode ser um obstáculo para empresas menores e iniciantes.
Além disso, gerenciar a logística e a entrega direta ao consumidor pode ser desafiador, especialmente em áreas geográficas vastas, como o Brasil. A eficiência nesse aspecto é crucial para o sucesso do modelo.
À medida que avançamos em direção a um futuro cada vez mais digital e orientado para o consumidor, é essencial que as empresas considerem o modelo DTC como parte de sua estratégia de crescimento. Muitas já o fazem. Se você ainda não definiu uma estratégia DTC para o seu negócio, mexa-se, pois o mundo está se movendo. E de maneira muito rápida.
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