Thiaguinho

Cantor, compositor, instrumentista e empresário

Cantor, compositor, instrumentista e empresário, Thiaguinho é um dos artistas brasileiros mais versáteis e criativos. Nascido no interior de São Paulo e criado no Mato Grosso do Sul, o cantor agrega diversos gêneros à sua paleta de referências musicais. 

Ainda jovem, o menino cresceu ouvindo música sertaneja, ritmo predominante na cidade onde morava. Apesar disso, as referências musicais da família também influenciaram o garoto de Presidente Prudente, que ouvia Elis Regina e Tim Maia. 

Quando criança, seus primeiros passos na música foram participando dos corais da igreja que frequentava com sua mãe. Conheceu o pagode através de um tio e, desde então, traçou uma meta: ser músico, ou melhor, pagodeiro. 

Em suas composições, o artista transmite a influência de tudo o que ouve. Os ritmos pagode, samba, R&B e pop se fazem presentes nas suas composições, criando uma identificação natural tanto com o público jovem quanto com os mais velhos. 

Os números conseguem traduzir a paixão de seus fãs. Apenas no Instagram, Thiaguinho reúne mais de 10 milhões de seguidores e em sua página de Spotify mais de 5,6 milhões de ouvintes mensais.  

O artista recebeu uma indicação ao Grammy Latino 2023, a maior premiação da música na América Latina, na categoria “Melhor Álbum de Samba/Pagode” por sua obra em “Meu Nome É Thiago André”. 

Um dos maiores projetos musicais do Brasil, a “Tardezinha” atraiu quase um milhão de pessoas ao longo de quatro anos e meio de realização. Foram mais de 160 edições realizadas em 22 estados do país.

Depois de uma turnê de sucesso em 2023 – com 28 apresentações, sendo duas internacionais – o projeto “Tardezinha” ganhou um documentário em 2024, disponível no Globoplay. O nascimento da “Tardezinha” aconteceu em 2015, quando o artista rodou o Brasil e passou por dezenas de cidades com seu projeto de sucesso. 

Trajetória 

Desde 2002, quando participou do concurso musical “Fama”, da TV Globo, Thiaguinho já chamava atenção por seu talento e carisma. Após o programa, o artista assumiu o vocal do grupo Exaltasamba e ajudou a transformar o grupo em um dos maiores sucessos de pagode da época. 

Em 2012, Thiaguinho optou por seguir carreira solo e, ao longo dos últimos anos, acumula nove CDs, dois DVDs, quatro EPs acústicos, inúmeros hits e milhões de fãs. 

“Ousadia e Alegria” foi o nome de seu primeiro álbum. O projeto foi lançado em 2012 e teve grande repercussão entre o público e a mídia. Na sequência, Thiaguinho lançou outros dois projetos: “Outro Dia Outra História” (2014) e “Hey, Mundo” (2015).  

Em 2016, foi a vez do CD e DVD “#VamoQVamo” conquistar o público. O trabalho trouxe 23 faixas, entre inéditas e regravações, apresentadas em um show no Rio de Janeiro. Os cantores Belo, Toni Garrido, Maria Rita, Lucas Lucco e Péricles participaram do trabalho. 

No ano seguinte, 2017, Thiaguinho lançou o álbum “Só Vem”, com 21 músicas inéditas. O single homônimo ao álbum, com participação de Ludmilla, foi destaque nos aplicativos de streaming e, em fevereiro de 2018, ganhou um clipe em versão remix que já acumula quase 20 milhões de views. 

No segundo semestre do mesmo ano, o cantor lançou um projeto totalmente acústico, o primeiro de sua carreira.  Batizado de “AcúsTHico”, o trabalho já totaliza três EPs e 17 músicas lançadas nas plataformas digitais. Acompanhado de poucos instrumentos, Thiaguinho mostra seu desempenho vocal em canções inéditas, novas versões de singles próprios e regravações de artistas que admira.  

Em outubro de 2018, o cantor embarcou para a sua primeira turnê europeia, que passou por Irlanda, França, Holanda, Itália e Suíça. No mesmo mês também lançou single e clipe de “Acredito no Amor”, música que fala sobre o amor em sua forma mais pura, questiona a superficialidade das relações nas redes sociais e propõe mais união.  

Em 2019, a obra VIBE trouxe sucessos como “Deixa Tudo Como Tá”, “Prudente” e “A Fila Anda”. O álbum mistura vários ritmos e usa elementos eletrônicos com pop, pagode, samba, sem deixar de lado a essência de Thiaguinho e que foi produzido pelos ícones do cenário musical: Prateado e Dudu Borges. 

O projeto “Infinito”, que chegou ao público em dois volumes, teve seu primeiro volume lançado nas plataformas de streaming no dia 19 de fevereiro de 2021 e contou com participações especiais de Alexandre Pires, Bruno e Marrone, Péricles, Bruno Cardoso e Mariana Rios. A tracklist tem 19 músicas, entre composições inéditas e regravações de sucessos do artista. A segunda parte do projeto chegou às plataformas no dia 29 de julho de 2021. Com mais 19 faixas, o álbum leva os fãs a revisitar momentos históricos da carreira do cantor e a criar novas memórias e lembranças juntos. Esse volume conta com as participações especiais de Bruno Cardoso, Péricles, Alexandre Pires e Gloria Groove. 

Em 2022, Thiaguinho celebra os 20 anos de carreira e presenteou o público com o projeto ‘Meu Nome É Thiago André”. No mesmo ano, o cantor também anunciou a volta da Tardezinha, um dos eventos de maior sucesso do país, que teve a sua última edição em 2019 e voltaria para a maior turnê em toda sua história. 

A Tardezinha foi sucesso absoluto por onde passou em 2023. Todo o trabalho foi coroado com o lançamento de um documentário, que ficou disponível ao público no Globoplay. 

Em 2024, Thiaguinho lançou o projeto “Sorte”. O álbum apresentou ao público 18 novas faixas, sendo 17 inéditas, e uma regravação. A obra contou  com participações especiais de Liniker, L7nnon, Billy SP e IMBA Coral. 

 

Outros palestrantes