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Adlook oferece atenção como métrica de efetividade para campanhas

Ao integrar ferramentas analíticas avançadas e deep learning, a empresa global especializada em soluções de meio e topo de funil redefine engajamento


16 de dezembro de 2024 - 0h00

O desafio de construir uma relação eficaz entre marca e audiência, crucial para assegurar a eficácia de campanhas focadas na construção de marca, não se limita apenas ao uso de ferramentas e tecnologias de marketing. Em um cenário em que o consumo de conteúdo atingiu seu ponto de saturação — 64% das pessoas pretendem manter seus hábitos digitais atuais inalterados pelos próximos cinco anos, segundo a PWC —, é preciso oferecer experiências relevantes que agreguem valor real à audiência, manter a consistência na comunicação a fim de reforçar a identidade da marca e utilizar dados e análises para personalizar abordagens e melhorar continuamente os resultados das campanhas.

Adlook entrega métricas de atenção no conjunto padrão de medições/KPIs

Para a Adlook, plataforma especializada em soluções de meio e topo de funil, a chave para conquistar engajamento de alto impacto está em priorizar e otimizar campanhas em busca de conexões genuínas com o público-alvo. Para isso, a empresa coletou e desenvolveu uma série de ferramentas parceiras. Entre elas, a Adelaide, plataforma líder em medição de qualidade de mídia baseada em atenção. A aliança chega para melhorar a jornada digital dos usuários e marcas, com soluções criadas para interações mais profundas e significativas.

Ana Paula Zeizer, vice-presidente de vendas da Adlook no Brasil, destaca que, com frequência, os anunciantes são incentivados a priorizar o alcance de baixo investimento, em vez de mídia de qualidade, que oferece maior potencial para capturar a atenção e gerar impacto. Além disso, o uso de indicadores-chave de desempenho (KPIs) mais profundos, como a atenção, permite ao anunciante prever o retorno sobre investimento (ROI) de maneira mais eficaz do que as métricas tradicionais do digital, como cliques e visibilidade. “Ao permitir que os profissionais de marketing garantam a eficácia mídia, por meio de uma métrica de atenção baseada em resultados, a Adlook ajuda a suprir uma demanda do mercado”, explica.

Ana Paula Zeizer, vice-presidente de vendas da Adlook no Brasil: “Ao permitir que os profissionais de marketing garantam a eficácia mídia, por meio de uma métrica de atenção baseada em resultados, a Adlook ajuda a suprir uma demanda do mercado”

Ana Paula Zeizer, vice-presidente de vendas da Adlook no Brasil: “Ao permitir que os profissionais de marketing garantam a eficácia mídia, por meio de uma métrica de atenção baseada em resultados, a Adlook ajuda a suprir uma demanda do mercado”

AU-CPM: compra de mídia com base em resultados

Com a tecnologia de mensuração de atenção da Adelaide integrada as ferramentas proprietárias de deep learning da Adlook, as marcas podem impulsionar o desempenho da campanha sem inflar o valor do custo por mil impressões (CPM).

O modelo de compra AU-CPM é uma nova forma de precificação com pontuações de qualidade de mídia geradas pela AU, uma métrica de mídia desenvolvida pela Adelaide que representa a probabilidade de um anúncio ser percebido ou observado com atenção. As pontuações de AU de Adelaide visam fornecer uma métrica de funil superior que vale a pena otimizar. Enquanto outras métricas como visibilidade tratam o alcance como homogêneo, o AU fornece uma visão multidimensional da qualidade da mídia e busca dar uma noção clara do que está gerando resultados.

A parceria torna a Adlook uma das primeiras demand side platform (DSP) no mundo a garantir a qualidade de um anúncio a partir de métricas de atenção, capacitando os profissionais de marketing a conseguirem que seus orçamentos produzam o máximo de exposição e reconhecimento de marca, diz Ana Paula. A integração direta com a Adelaide está em vigor desde março de 2023 e, trimestralmente, mais de cem anunciantes ativam o insight direcionado à atenção.

“Usar métricas baseadas em resultados com AU como base para qualidade de mídia em contratos realinha os interesses do comprador e do vendedor em torno da qualidade da mídia, em vez de quantidade ou custo. Ao infundir esse novo modelo de precificação, os profissionais de marketing podem otimizar em direção às suas metas de atenção e impulsionar o desempenho da campanha em qualquer nível de CPM. Atenção é um preditor para Brand Lift. CPMs ainda não estão alinhados com KPIs de atenção. Há uma grande oportunidade para anunciantes utilizarem alta atenção, posicionamento de CPM relativamente baixo para impulsionar o crescimento da marca e o ROI”, destaca a vice-presidente de vendas da Adlook no Brasil.

Toyota investe na métrica de atenção
Para as marcas, Adlook entrega soluções criadas para interações mais genuínas com os consumidores

Para a fabricante automotiva global Toyota, a Adlook disponibilizou a ferramenta parceira de atenção da Adelaide. No Reino Unido, a empresa global auxiliou a canalizar usuários qualificados e direcionados para o site da marca, aumentando a conscientização e impulsionando a intenção de compra da audiência. O alto desempenho da campanha, realizada em parceria com a agência T&Pm, foi combinado com um aumento de 23% nas métricas de atenção medidas pela ferramenta.

No Reino Unido, a Adlook, por meio da Adelaide, auxiliou a canalizar usuários qualificados e direcionados para o site da Toyota

No Reino Unido, a Adlook, por meio da Adelaide, auxiliou a canalizar usuários qualificados e direcionados para o site da Toyota

“A cada projeto de cliente que utilizamos as métricas de resultado com base no uso de atenção por meio da ferramenta Adelaide, vimos resultados efetivos nas campanhas que garantiram uma lembrança do anúncio entre o público. Ou seja, para uma campanha ter resultados, não basta apenas aparecer para o público, e sim garantir que esteja visível para o público-alvo certo, prender sua atenção e ser notada”, afirma Ana Paula Zeizer, vice-presidente de vendas da Adlook no Brasil.

Otimização de campanha multiplica desempenho

Ao utilizar as principais métricas de atenção da Adelaide como posicionamento de anúncios, cobertura, localização e destaque nas páginas, atreladas a tecnologia de deep learning da Adlook há, ainda, a possibilidade de otimização de atenção durante a campanha, que funciona como um multiplicador para obter um desempenho eficaz e sustentável, permitindo que as marcas transacionem com base na atenção.

Um estudo realizado pela Adlook em parceria com a Magna Media Trials indica que o impacto dessa solução em uma campanha não é trivial. A consultoria trabalhou com dois cenários: um em que não havia qualquer otimização e outro em que as ferramentas da Adlook eram implementadas ao anúncio em tempo real. Ao analisar mais de 24 milhões de impressões com duas grandes companhias globais, a pesquisa identificou um aumento de 65% no índice de captura de atenção medido pela Adelaide nas peças que passaram por uma otimização.

A integração de métricas de atenção da Adlook com a tecnologia de deep learning redefine como as marcas abordam o engajamento do público, oferecendo um novo padrão para impacto e sustentabilidade de campanha. Ao priorizar a qualidade em vez do volume, a Adlook capacita os anunciantes a gerarem conexões significativas com seus públicos, garantindo resultados mensuráveis em todo o funil.

À medida que o cenário digital continua a evoluir, a Adlook continua comprometida em liderar o caminho com soluções inovadoras e que priorizam a privacidade, que transformam a publicidade em uma ferramenta poderosa para conexão e crescimento.

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