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Ferramenta para construção de marcas vence prêmio de inovação

Adlook leva IA generativa e consumer insights ao prêmio Brand100, aliando marcas e tecnologia no topo e meio do funil


27 de setembro de 2024 - 0h00

O uso de estratégias de segmentação e mídia programática para impulsionar campanhas de conversão de vendas já é uma prática consolidada entre anunciantes e agências. No entanto, aplicar essas tecnologias em planos de comunicação que visam conscientizar o público sobre o negócio ainda é uma prática pouco explorada.

Em um cenário de mídia altamente complexo — devido à crescente fragmentação das plataformas e canais de comunicação, diversidade de formatos de conteúdo e multiplicidade de dispositivos utilizados pelos consumidores —, é essencial garantir a construção de uma relação duradoura com os stakeholders da marca.

Consumer insights segmenta público-alvo de produtos

Diante desse desafio, a Adlook, empresa global especializada no topo e meio do funil, construiu uma plataforma proprietária de consumer insights, que entrevista pessoas, ao passo que varre a internet para encontrar padrões que segmentem melhor o público-alvo de produtos.

A ferramenta consegue alcançar uma entrega consistente dentro dos parâmetros da marca e definir públicos semelhantes para impacto futuro, combinando as respostas coletadas com uma análise do perfil das audiências (dentre dispositivos, geolocalização e contexto).

Combinado a esse espectro, a Adlook ainda tem acesso ao ContentGPT, uma ferramenta proprietária do grupo, que desenvolve audiências específicas em tempo real na open web, usando ferramentas como consumer insights e IA generativa a serviço das marcas. “Com a nossa tecnologia de ponta e a absorção dos resultados na internet, conseguimos criar e pré-definir personas para campanhas, o que nos possibilita apresentar a melhor estratégia para nossos parceiros”, afirma Ana Paula Zeizer, vice-presidente de vendas da Adlook para o Brasil.

“Com a nossa tecnologia de ponta e a absorção dos resultados na open web, conseguimos criar e pré-definir personas para campanhas, o que nos possibilita apresentar a melhor estratégia para nossos parceiros”, afirma a executiva.

A Adlook faz parte do grupo RTB House e iniciou suas atividades em 2022. A empresa chegou ao Brasil em 2023, trazendo tecnologia de inteligência artificial (IA) generativa e deep learning. A Adlook, que se consolidou no mercado com clientes como Mars, Heinz, Brahma e Sanofi, ganhou notoriedade em inovação ao ser reconhecida no prêmio Brand100, que dá luz às iniciativas criativas com alto custo de tecnologia.

Adlook usa deep learning no topo e meio de funil

Ao mesmo tempo, com uma outra estrutura tecnológica — o deep learning, que utiliza múltiplas camadas de análises algorítmicas para a solução de problemas —, a Adlook se destacou como referência para o impulsionamento de marca, minimizando investimentos com anúncios e garantindo a entrega de mídia apenas em domínios premium.

Ana Paula Zeizer, vice-presidente de vendas da Adlook para o Brasil: "Com a nossa tecnologia de ponta e a absorção dos resultados na open web, conseguimos criar e pré-definir personas para campanhas”

Ana Paula Zeizer, vice-presidente de vendas da Adlook para o Brasil: “Com a nossa tecnologia de ponta e a absorção dos resultados na open web, conseguimos criar e pré-definir personas para campanhas”

Data driven: dos dados de terceiros aos primários

Para garantir o desenvolvimento do crescimento de uma marca, com resultados comerciais auditáveis, a Adlook constrói campanhas que utilizam dados de terceiros, bem como ações que trabalham apenas com dados primários.

Ao mesmo tempo, com uma outra estrutura tecnológica — o deep learning, que utiliza múltiplas camadas de análises algorítmicas para a solução de problemas —, a Adlook se destacou como referência para o impulsionamento de marca, otimizando investimentos com anúncios e garantindo a entrega de mídia apenas em domínios premium.

“A empresa é construída pautada na privacidade de dados do usuário e possui iniciativas para trabalhar em cenários com ou sem cookies”, diz Ana Paula.

A Adlook é, inclusive, a primeira demand side platform (DSP) a se conectar com a Topics API do Google. A medida proposta faz parte do pacote de privacidade da multinacional de tecnologia para publicidade baseada em interesses dos consumidores. “Com isso, os anunciantes podem alocar seus orçamentos de mídia de forma eficiente, sem a necessidade de dados de terceiros, garantindo uma abordagem mais econômica e centrada no usuário”, explica a executiva.

Adlook dá destaque à Snickers na Páscoa
Por meio da solução Deep Context, a Mars testa e otimiza audiência em múltiplos formatos de anúncio

O trabalho da Adlook, baseado em deep learning e audiência cookieless, tem atraído parceiros globais que buscam o uso da tecnologia para garantir o resultado de campanhas de topo do funil.

Entre eles, está a fabricante de alimentos Mars, que se aliou à mediatech para uma campanha de Páscoa para Snickers, em que o desafio era garantir o destaque à presença da marca em um momento em que todas as marcas de chocolate buscam a atenção do consumidor. Junto com a agência EssenceMediacom, a Adlook montou uma campanha criativa, multicanal que aumentou o share of voice, no período mais importante do ano para a indústria.

Campanha criada pela Adlook e EssenceMediacom para Snickers aumentou o share of voice da marca na Páscoa

Campanha criada pela Adlook e EssenceMediacom para Snickers aumentou o share of voice da marca na Páscoa

Deep Context: ampliando reconhecimento de marca
A Snickers contou com a solução de Deep Context, da Adlook, para figurar nos principais publishers brasileiros, principalmente em páginas que traziam receitas de Páscoa, como ovos caseiros e doces de Páscoa.

A plataforma multicanal permitiu que a marca testasse e otimizasse audiências em múltiplos formatos de anúncios, buscando o máximo de engajamento e awareness. O algoritmo permitiu a ampliação do reconhecimento de marca e a campanha representou um pico no share of voice nos consumidores do mercado brasileiro.

Esse case, inclusive, foi protagonista de uma apresentação no evento Brand100, realizado no Rio de Janeiro, onde a Adlook ganhou o prêmio de Veículo Inovador do Ano. Reconhecimento que só foi possível por conta da estrutura tecnológica que deu sustentação à campanha.

Adlook ganhou o prêmio de Veículo Inovador do Ano no Brand 100, realizado no Rio de Janeiro

Adlook ganhou o prêmio de Veículo Inovador do Ano no Brand 100, realizado no Rio de Janeiro

“Nossa tecnologia proprietária é capaz de estruturar meticulosamente e analisar a intenção dos usuários com precisão, fornecendo estratégias de dados direcionadas, entendendo o público-alvo desde a criação de audiências zero-party data para pré-lançamentos de produtos até a identificação de onde o público-alvo do cliente está consumindo conteúdo na open web”, afirma Ana Paula.

Brand safety e resultados auditáveis

Para evitar a presença de uma campanha em atmosferas prejudiciais, a Adlook investe em tecnologias avançadas e monitoramento contínuo, garantindo que os anúncios sejam exibidos, exclusivamente, em ambientes alinhados aos valores da marca.

Ao mesmo tempo, a empresa possui uma equipe técnica de especialistas em programática, responsável pelo gerenciamento integral das campanhas, desde a concepção até a entrega final, a fim de atender às necessidades e expectativas dos anunciantes e agências de publicidade. Assim, cada campanha é desenvolvida de forma personalizada e estratégica para cada cliente.

Além disso, a empresa participa ativamente de todas as etapas do processo, incluindo os laboratórios de criação que permitem a colaboração na produção de conteúdo das campanhas.

“Ao final das campanhas, oferecemos relatórios completos e um serviço de pós-venda, pois entendemos que os dados e resultados das campanhas são fundamentais para estratégias de recompra, não apenas em nossa plataforma, mas em todo o processo de marketing mix modeling (MMM) dos anunciantes”, afirma Ana Paula.

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