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Off-Site é o futuro do Retail Media

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Off-Site é o futuro do Retail Media

38% dos anunciantes mudarão orçamentos para mais anúncios off-site nos próximos 12 meses.


6 de maio de 2024 - 0h00

Dados do TripleLift e eMarketer revelam que 38% dos anunciantes irão mudar seus budgets de investimentos existentes para mais anúncios off-site nos próximos 12 meses

Legenda: Retail Media tem ganhado cada vez mais destaque com o avanço da teconologia de dados.

Retail Media tem ganhado cada vez mais destaque com o avanço da tecnologia de dados.

Com o avanço da tecnologia e das inovações no cenário publicitário, o Retail Media tem ganhado cada vez mais destaque. Segundo dados da eMarketer, essa estratégia vem avançando gradativamente desde 2018, alcançando mais de US$ 46 bilhões em 2023. Os dados mostram que, nessa projeção, espera-se que o valor atinja US$ 72.1 bilhões em 2025, superando os resultados de anúncios televisivos pela primeira vez (US$ 57.7 bilhões), e seja dobrado para US$ 109.4 bilhões até 2027.

Nos últimos anos, o destaque do Retail Media veio principalmente no formato on-site, com casos de extremo sucesso como o da Amazon Ads. No entanto, há um modelo que tem chamado a atenção do mercado internacional, fazendo uma revolução ainda maior nessa estratégia: a mídia off-site.

O Off-Site é um universo em expansão para os varejistas e uma fonte de receitas adicional

Diferentemente do on-site, que consiste em uma estratégia que utiliza de ambientes onlines dos varejistas – como aplicativo ou o próprio site – para desenvolver campanhas, o off-site é voltado para canais fora do local de compra, como Mobile, CTV, áudio, redes sociais ou planejamento de mídia OOH. Assim como o primeiro, ele também utiliza dados demográficos, informações provenientes do histórico de navegação na internet e as preferências de compra, tudo respeitando a LGPD, mas em locais que estão além do domínio dos varejistas.

Legenda: Para os varejistas já existem soluções com baixos custos para entrada no universo do Retail Media e monetização de seus dados

Para os varejistas já existem soluções com baixos custos para entrada no universo do Retail Media e monetização de seus dados

“Do ponto de vista do varejista, a implantação de retail media em seus ativos é uma forma de monetização de sua base de dados, trazendo novas receitas e diversificando seus negócios” comenta Alberto Pardo, CEO e fundador da Adsmovil, adtech líder em inovação de soluções de publicidade digital e pioneira em Retail Media na América Latina.

No entanto, muitos acreditam que é impossível entrar nesse segmento sem realizar pesados investimentos. “Um grande entrave para a entrada de novos varejistas neste mercado é a percepção de que é necessário um investimento gigantesco em tecnologia e equipes especializadas para a implantação. Embora realmente seja algo complexo, hoje existem soluções que decodificam e facilitam a implementação desta nova fonte de receitas para os varejistas como as Retail Media Networks, empresas que agrupam retailers e oferecem soluções de tecnologia para esta implantação”, afirma Leila Guimaães, Managing Director da Adsmovil. Esse é o caso da Adsmovil. Presente no Brasil há mais de 10 anos, a empresa é pioneira no Retail Media, tendo feito sua primeira incursão nesse universo em 2018, com o lançamento da plataforma de mídia do Rappi em toda a América Latina. Além disso, a empresa já conta com grandes varejistas embarcados em sua plataforma em 14 países, incluindo players como Rappi, Oxxo, Glovo e Farmatodo (maior rede de farmácias da Colômbia).

Os varejistas podem contar com as soluções para a implementação de retail media em seus negócios tanto no On-site, através de parceria com a TopSort, quanto no Off-site, com solução própria, para a monetização de dados em ambientes externos ao dos retailers. Nas estratégias de Off-site, a empresa coloca toda sua equipe comercial e de Customer Services atuando em prol do desenvolvimento do negócio, o que garante a venda de publicidade, geração de relatórios e atendimento aos anunciantes, fatores que podem ser muito desafiadores para os varejistas.

O Off-Site para os anunciantes

Conforme relatado pela Salesforce, mais de 50% dos anunciantes na América Latina já desenvolveram estratégias centradas em dados primários ou em parcerias de dados de second e third party para viabilizar personalizações em grande escala. Os dados primários provenientes de varejistas são agora considerados inestimáveis para os anunciantes que buscam direcionar audiências com base em transações e padrões de consumo, indo além do simples contexto.

Retail Media Off-site permite personlização da publiciddade digital em grande escala.

Retail Media Off-site permite personlização da publiciddade digital em grande escala.

“A compilação e análise dos dados contribui para entregar anúncios com maior efetividade para audiências concretas, garantindo que a mensagem seja visualizada pelas pessoas adequadas no momento ideal. O retail media off-site é um recurso fundamental dentro das estratégias de marketing omnichannel, visto que permite às marcas se conectarem aos seus clientes, habituais e potenciais, em diversos cenários do dia a dia”, comenta Leila. De acordo com o eMarketer, essa estratégia tem um grande potencial de crescimento. Até 2027, estima-se que ela chegará ao patamar de US$ 24 bilhões, resultando numa taxa de crescimento anual de 37% entre 2023 e 2027. “A principal vantagem do retail media off-site é a sua capacidade de aproveitar ao máximo o tráfego e a audiência de outros sites, o que permite às marcas a chegarem a novos segmentos de mercado e aumentar a visibilidade dos seus produtos e serviços. Isso é algo que tem chamado a atenção das marcas, tanto que o estudo ‘Retail Media Perception Survey’ do TripleLift e do eMarketer, mostra que 38% dos anunciantes irão mudar seus budgets de investimentos existentes para mais anúncios off-site nos próximos 12 meses”, complementa Leila.

Alberto Pardo, CEO da Adsmovil.

Alberto Pardo, CEO da Adsmovil.

Além disso, a Adsmovil ainda possui a plataforma Personas que possibilita adicionar camadas como geolocalização, dados socioeconômicos e muitos outros, criando assim audiências cada vez mais segmentadas e assertivas para as marcas, entregando aos anunciantes e agências uma solução full funnel de publicidade em Retail Media. Já para o varejista, o timing e custos de implementação são baixíssimos, com modelos de negócios baseados em revenue share. Varejistas e anunciantes podem agora contar com uma solução completa com a plataforma de Retail Media da Adsmovil.

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