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Streaming: o novo campo da publicidade esportiva

Com a Amazon Ads, agências e marcas oferecem experiências digitais integradas e engajadoras aos consumidores apaixonados por esportes


10 de julho de 2024 - 0h00

Em meio às aceleradas transformações da indústria publicitária, os líderes de agência desempenham um papel crucial no dia a dia dos profissionais de marketing e marcas, que constantemente precisam se adaptar aos novos hábitos de consumo das audiências. Ao mesmo tempo que o vasto número de canais torna desafiador interagir de forma eficiente, mensurar e reunir insights valiosos responsáveis por guiar estratégias de negócios, os consumidores desejam, cada vez mais, experiências digitais e integradas.

Nesse contexto, a presença em streaming é uma forma eficiente das marcas se conectarem, significativamente, com seus clientes, uma vez que oferece acesso fácil e rápido a uma ampla variedade de conteúdo. Com isso, o canal vem se tornando um espaço competitivo, em que, para se destacar, é preciso oferecer conteúdo premium.

De acordo com a Comscore, em 2023, o número de assinantes de streaming cresceu 72%, em comparação a 2022, nos sete principais mercados da América Latina, incluindo o Brasil. Os brasileiros são assinantes de, em média, oito serviços de streaming. O País consume mais conteúdo pago e menos conteúdo gratuito, quando comparado aos mercados da Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai.

Esportes ao vivo como produto da paixão

Assim como acontece nos setores de música, filmes e histórias em quadrinhos, os esportes desenvolvem e nutrem comunidades apaixonadas.

No streaming, desde seus primórdios, as transmissões esportivas ao vivo são destaque, especialmente em um país com tantos fãs como o Brasil.

“Futebol no streaming é modernidade que traz benefícios na hora de assistir”, destacou o ex-jogador Cafu, em evento da Amazon Ads

“Futebol no streaming é modernidade que traz benefícios na hora de assistir”, destacou o ex-jogador Cafu, em evento da Amazon Ads

De olho nisso, a Amazon, em um evento recente, com a presença do capitão do penta, Cafu, o narrador da Copa do Brasil, Cléber Machado, e as estrelas da Twitch, Gaules e Allan “O Estagiário”, mostrou como está criando um universo de entretenimento único para a audiência encontrar, da Twitch ao Prime Video, o conteúdo que ama. “O futebol é o carro-chefe da paixão brasileira. No streaming, é modernidade que traz benefícios na hora de assistir”, destacou Cafu, durante o encontro.

A NBA e a Copa do Brasil foram adicionadas ao catálogo do Prime Video em 2022. Nas últimas semanas, o conteúdo do Cazé TV foi anunciado, gratuitamente, no Prime Video, para os assinantes do Amazon Prime. Na Twitch, a Kings League e a Kings World Cup, de Gerard Piqué, ex-jogador do Barcelona e da seleção da Espanha, foram transmitidas, recentemente.

Além da Olimpíada de Paris e Euro 2024, os torcedores vão poder acompanhar a Bundesliga, a Copa do Mundo de Futsal e muito mais.

Gerando impacto criativo e relevante

Na pesquisa “A Anatomia do Hype”, a Amazon Ads descobriu que 67% dos fãs pesquisados se sentem positivos em relação a marcas que estão engajadas com suas paixões por longos períodos e 70% gostam de ver marcas patrocinando ou criando conteúdo relacionado. À medida que os esportes ao vivo continuam a migrar para o streaming, as marcas descobrem o poder de alcançar torcedores de uma maneira mais relevante, criativa e impactante do que nunca.

Tudo isso é mensurável. Os insights próprios da Amazon permitem aprender mais sobre suas audiências e entender melhor a jornada de consumo, simplificando como o impacto da compra de vídeo é reportado — desde a visualização até a conversão real.

Além disso, as agências podem usar insights para informar os anunciantes sobre decisões de compra de anúncios em tempo real, por meio do Amazon Marketing Cloud. É um ambiente seguro, protegido por privacidade e no qual é possível inspecionar e avaliar o alcance da campanha, a frequência e o impacto total em todo o funil de marketing, aprender sobre a composição das audiências expostas aos anúncios e maximizar o desempenho.

Ao fornecer conteúdo que gera ação aos clientes, as barreiras entre mídia e varejo desaparecem. E essa experiência full-funnel funciona mesmo que o anunciante não venda na Amazon. Bom conteúdo que impulsiona a ação transcende o tipo de canal de conversão.

Gaules e Allan “O Estagiário”, estrelas da Twitch, destacaram a importância do entretenimento para Amazon Ads

Gaules e Allan “O Estagiário”, estrelas da Twitch, destacaram a importância do entretenimento para Amazon Ads

Como ir além da abordagem na TV
No esporte, Amazon Ads investe em engajamento, momentos memoráveis e pontos de contato no streaming

No segmento de esporte, as agências e os anunciantes precisam compreender como trabalhar o potencial de alcance proporcionado pelo streaming. As estratégias devem ir além das adotadas em TV.

“Existe a oportunidade de transformar a conexão com o esporte em mais engajamento, momentos memoráveis e pontos de contato para marcas”, diz Chantal Rossi-Badia, head de video sales specialists da Amazon Ads.

À medida que a audiência continua a migrar em direção ao streaming, a Amazon Ads se posiciona no centro do trabalho para aprimorar as experiências dos usuários, atendendo clientes com vasto catálogo de entretenimento e seleção em varejo. As agências têm a chance de trabalhar com a empresa para transformar os desafios das marcas em oportunidades, ajudando a repensar o engajamento, a conexão e o relacionamento com torcedores.

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