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A busca por estratégias com first-party data
Uso inteligente de dados por grandes varejistas, como o Grupo americanas s.a., é decisivo para entender motivações de compra e gerar engajamento
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Uso inteligente de dados por grandes varejistas, como o Grupo americanas s.a., é decisivo para entender motivações de compra e gerar engajamento
Ao mesmo tempo em que gigantes da tecnologia como o Google trabalham para o fim do marketing digital orientado pelos third-party cookies, surgem, cada vez mais, legislações de proteção de dados e players, sobretudo os que atuam com mobile, em busca de fornecer privacidade e segurança aos seus usuários. Em meio à procura de novas formas de coleta de informações, estratégias de first-party data estão no radar das marcas.
Diante disso, o mercado anunciante volta os olhos aos grandes varejistas para potencializar seu planejamento de mídia. À frente de uma enorme base de first-party data, empresas de venda direta ao consumidor final, como as marcas da americanas s.a., ganham vantagem competitiva, uma vez que possuem expertise a respeito de suas audiências.
Segundo Henrique Sato, gerente de planejamento estratégico, data insights e customer success do americanas advertising, hub de publicidade omnichannel da americanas s.a., a plataforma conecta dados comportamentais a soluções inovadoras de publicidade, “o que potencializa a personalização e proporciona uma experiência unificada aos consumidores, entre o online e o off-line”.
De olho na mídia de grandes varejistas
Americanas, Submarino, Shoptime e Ame, marcas voltadas ao consumidor final, compõem o Grupo americanas s.a.. Com dados de mais de 50 milhões de consumidores, em total alinhamento com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o conglomerado consegue acelerar resultados para os anunciantes.
Por meio de soluções integradas, o americanas advertising oferece mais de 20 formatos de publicidade, com ações dentro e fora dos ambientes americanas s.a., desde anúncios nos marketplaces do grupo até campanhas que combinam o online e off-line de forma inovadora. Além de liderar o mercado brasileiro de e-commerce, o grupo atua sob uma diversidade de canais, o que possibilita a criação de um ecossistema inteligente de dados, capaz de mapear os usuários de maneira eficiente.
Ao firmar parcerias com varejistas com atuação proprietária na profusão de first-party data e presentes em diversos pontos de contato com os usuários, as marcas podem mergulhar em um amplo entendimento do comportamento dos consumidores, sem necessitar da contratação de terceiros e investimentos extras.
“O cruzamento de first-party data e entendimento do comportamento dos consumidores com as soluções omnichannel do americanas advertising possibilitam a aplicação de estratégias publicitárias assertivas de awareness e performance, focadas em toda a jornada de compra do consumidor”, explica o gerente de planejamento estratégico, data insights e customer success.
Estudos feitos pelo próprio grupo apontam que os parceiros que já vendem produtos pela Americanas Marketplace e complementam suas estratégias com anúncios do americanas advertising alcançam até 250% mais visibilidade, além de vender até quatro vezes mais do que aqueles que não investem em publicidade.
Decifrando a motivação de compra dos consumidores
Como a publicidade não se restringe apenas a anúncios, mas a um relacionamento contínuo com os clientes, a chave do sucesso chega quando se percebe a motivação de compra dos consumidores. Por meio do poderoso data-driven marketing, as soluções do americanas advertising garantem a gestão e análise adequada dos dados, o que ajuda os parceiros a obterem insights valiosos.
Também é possível otimizar e customizar as soluções do hub para conectar os dados obtidos de forma online e off-line e, assim, potencializar as vendas nos dois contextos, criando ações comerciais e comunicações específicas para cada canal. Dessa forma, as marcas também atingem seus objetivos de brandformance, ou seja, o retorno do investimento realizado em ações de branding.
O hub oferece experiências integradas e omnichannel entre sites, aplicativos e lojas físicas das marcas do Grupo americanas s.a., com soluções criativas e interativas para gerar a conexão certeira com os consumidores e ampliar suas vendas, ao mesmo tempo em que garantem o brand safety das marcas.
“Por meio de first-party data, criamos planos de publicidade com diferentes objetivos, gerando não só vendas, mas engajamento. Despertamos o interesse dos consumidores pelos produtos e marcas, comunicando com eles logo no início da jornada de compra e garantindo uma maior eficácia nesse processo”, detalha Henrique.
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