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Publicidade omnichannel pra todo tipo de negócio

Americanas Advertising potencializa resultados com projetos simultâneos que abrangem diferentes canais de comunicação


22 de agosto de 2022 - 0h00

Estratégias omnichannel, baseadas na convergência entre canais online e off-line, tornaram-se fundamentais no plano estratégico de marcas que desejam impactar os consumidores em toda a jornada de compra, bem como alcançar sucesso em ações e gerar vendas. Em acelerada transformação, o mercado publicitário, mais do que nunca, sente a necessidade de acompanhar uma sociedade conectada e com novos hábitos de consumo.

De 2019 a 2021, a intenção dos consumidores em mesclar ambientes online e físico para a aquisição de um produto saltou de 29% para 49%, segundo dados da pesquisa Jornada Omnichannel e o Futuro do Varejo, realizada pela Social Miner em parceria com a Opinion Box. Ainda de com acordo com o levantamento, 52% dos entrevistados pretendiam comprar online e retirar nas lojas e 50% esperavam contar com serviços alternativos, como drive-thru.

Americanas s.a. possui dados comportamentais e transacionais de mais de 50 milhões de consumidores ativos cadastrados

Americanas S.A. possui dados comportamentais e transacionais de mais de 52 milhões de clientes ativos

Impacto às marcas
Entender o comportamento desse consumidor onipresente é o que baseia a atuação do Americanas Advertising. O hub de publicidade da Americanas S.A., que visa entregar estratégias de comunicação diferenciadas e de maior impacto para as marcas, atua como um hub omnichannel, capaz de atender clientes de diferentes tamanhos e segmentos por meio do desenvolvimento de projetos alinhados ao comportamento de compra das pessoas.

“Em resposta a este novo cenário do comportamento do consumidor, o Americanas Advertising possibilita a criação de experiências personalizadas para todos os momentos da jornada de compra e integradas em diversos ambientes, seja físico ou digital. Pois acreditamos que toda marca ou produto nasceu para se destacar e merece uma divulgação eficiente”, afirma Letícia Assis, coordenadora de branding do Americanas Advertising.

Ao atuar em diferentes canais de comunicação de maneira simultânea e interligada, e ao usar dados para atingir a audiência certa, o Americanas Advertising consegue dar visibilidade e potencializar os resultados para grandes indústrias, agências de publicidade e vendedores do marketplace.

Os milhares de parceiros ativos do hub da marca atingiram aumentos relevantes em diversos indicadores-chave de desempenho (KPIs). Na comparação entre 2020 e 2021, os clientes atingiram crescimento médio de mais de 59% em volume total de vendas (GMV); mais de 76% em conversões (razão entre o número de visitantes e a quantidade de vendas); e mais de 71% em faturamento. Além disso, os anunciantes que optaram pelo formato de Produtos Patrocinados, por exemplo, aumentaram até quatro vezes as vendas, em relação aos clientes que não fizeram esse investimento, e atingiram mais de 250% de visibilidade para suas marcas.

“As empresas têm percebido os benefícios da retail media e a importância de somar com um parceiro certo”

Letícia Assis, coordenadora de branding da Americanas s.a.

Letícia Assis, coordenadora de branding da Americanas S.A.

Como o comportamento do consumidor impacta a atuação do Americanas Advertising na elaboração dos projetos?
Letícia Assis – O comportamento do consumidor gera muitos dados proprietários, que nos permite fazer a conexão certa, no momento certo da jornada com a solução de publicidade mais adequada ao contexto. Nossos formatos colocam as marcas em evidência para o consumidor, com soluções criativas e interativas, capazes de atrair e gerar uma conexão precisa entre as partes, proteger a imagem e reputação das marcas e estimular mais vendas.

Como avalia a receptividade do mercado em relação às estratégias omnichannel?
Letícia – As empresas têm percebido os benefícios da retail media e a importância de somar com um parceiro certo, que entenda sobre o comportamento dos consumidores, a fim de atingir seus objetivos. O Americanas Advertising permite mais flexibilidade para suas estratégias de marketing, independente do tamanho do seu negócio, além de performance e branding, geramos conexão entre marcas e consumidores em todas as etapas da jornada.

Como o Americanas Advertising atua para se diferenciar no mercado?
Letícia – Entendemos o comportamento do consumidor final para proporcionar aos nossos clientes anunciantes soluções completas de comunicação, que atendam desde o momento do awareness até a conversão. Mas um dos nossos grandes diferenciais é que estamos de olho nas oportunidades internas. Em um processo natural, costumamos falar que “pescamos dentro do aquário” e a integração do físico com o digital, dentro do advertising, foi o resultado de uma dessas iniciativas. Nenhum player no mercado tem a possibilidade de criar, de fato, soluções de publicidade omnichannel como nós, pois temos mais de 1800 lojas físicas em todo Brasil, que nos permitem criar produtos que conectem essa jornada híbrida do consumidor.

Dentro desse modelo de atuação com publicidade omnichannel, há distinção na entrega entre negócios de diferentes tamanhos ou diferentes setores?
Letícia – Cada negócio, não importa o porte ou o setor de atuação, tem sua particularidade e objetivo. Mas, como um hub de publicidade omnichannel, é possível ter entregas omnichannel para todos os públicos. Ajudamos parceiros a destacarem seus produtos e alavancarem suas vendas em todas as categorias, pois temos um shopper full basket, que consome de produtos de cama, mesa e banho aos eletrônicos, gerando oportunidade pra todos os mercados. Oferecemos um portfólio com canais inovadores, que atendem a complexidade de diferentes operações, com ferramentas pra criação de estratégias de marketing completas, formatos exclusivos, que conectam anunciantes às audiências qualificadas, acompanhamento de especialistas e relatórios completos.

Dados e expertise
Os bons resultados gerados ao mercado devem-se à construção de estratégias baseadas em insights comportamentais. A atuação do Americanas Advertising abrange toda a jornada de compra do consumidor, caracterizado por transitar entre diferentes canais antes de adquirir um produto e que almeja mais comodidade e facilidade em suas experiências.

Americanas S.A. possui dados comportamentais e transacionais de mais de 52 milhões de clientes ativos, em linha com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “Os dados possuem grande relevância no contexto da elaboração de estratégias de publicidade omnichannel. Com a ajuda dessas informações, somos capazes de organizar e integrar esses dados e, a partir disso, eles podem ser usados como base para fazer uma comunicação mais precisa”, diz Letícia, coordenadora de branding da Americanas S.A..

Americanas Advertising: hub de publicidade omnichannel

Dentro da integração de diferentes canais online e off-line, o hub de publicidade da Americanas S.A. amplia as oportunidades de vendas para as marcas, via ações em formatos diversificados, como: redes sociais, hotsites personalizados, espaços na TV Shoptime, lives com influenciadores e merchandising nos maiores programas da TV brasileira.

Dentro desse processo, o Americanas Advertising conta com um time completo para atuar de ponta a ponta nas entregas. Dessa forma, são envolvidas equipes das áreas Comercial e Customer Success, Produtos, Inteligência de Dados e Marketing. “Somos mais do que uma plataforma de anúncios, somos um hub de publicidade omnichannel. Isso significa que entregamos projetos que integram a comunicação das marcas no ambiente físico e digital”, define Letícia.

Conheça o Americanas Advertising

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