post patrocinado
Por
1ª edição do Brasil Publisher Awards acontece em Curitiba
Promovido pela ANPB, o prêmio reflete o avanço e a maturidade do mercado digital no país
1ª edição do Brasil Publisher Awards acontece em Curitiba
Buscar1ª edição do Brasil Publisher Awards acontece em Curitiba
BuscarPor
Promovido pela ANPB, o prêmio reflete o avanço e a maturidade do mercado digital no país
O Brasil Publisher Awards (BPA), primeira premiação nacional dedicada a reconhecer os melhores sites, publishers e portais digitais do país, acontecerá no dia 2 de dezembro, no Hard Rock Cafe Curitiba, na capital paranaense.
O objetivo da iniciativa é celebrar a relevância e o impacto dos sites de todo o Brasil, em especial, os regionais. Em um país de dimensões continentais como o Brasil, os sites de notícias regionais desempenham um papel muito importante na comunicação no país, oferecendo uma cobertura mais próxima e personalizada das realidades locais.
O BPA irá destacar a importância da qualidade do conteúdo aliada ao impacto positivo que os sites geram em suas comunidades. A premiação irá reconhecer plataformas que vão além da informação, desempenhando um papel essencial na educação, no engajamento e na transformação social, valorizando iniciativas que promovem mudanças significativas e contribuem diretamente para o bem-estar da população.
Organizado pela Associação Nacional de Publishers do Brasil (ANPB), em co-realização com a ad tech PremiumAds, o BPA é uma iniciativa que reflete um ano inteiro de planejamento e colaboração. A premiação conta com o patrocínio master da MGID e TRUVID e apoio estratégico de empresas como ShowHeroes, Seedtag, Escritório de Mídia e Adrenalead.
Marcello Petrelli, um dos nomes mais respeitados da comunicação no Brasil, é conhecido por sua visão estratégica, criatividade e dinamismo. Presidente do Grupo ND, um dos maiores e mais influentes grupos regionais de mídia do país, Petrelli também está à frente da Associação Nacional dos Publishers do Brasil (ANPB).
Para ele, o Brasil Publisher Awards representa um marco para o mercado, consolidando-se como um ponto de virada na valorização da mídia digital e regional. “É preciso separar o joio do trigo”, afirma ao destacar os desafios enfrentados no cenário da mídia digital, onde a baixa barreira de entrada facilita a criação de sites, mas dificulta identificar quem realmente trabalha de forma séria em prol da sociedade.
“Em um ambiente marcado pelo impacto das fake news, o Brasil Publisher Awards surge como uma iniciativa para reconhecer e celebrar os produtores de conteúdo comprometidos com a qualidade, a verdade e o impacto positivo em suas comunidades, encorajando a expansão e o impacto do jornalismo local em todo o Brasil”, destaca.
O BPA também se destaca pelo apoio de renomadas entidades do setor como a ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), AERP (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná), ABMN (Associação Brasileira De Marketing e Negócios), ABRADi – Associação Brasileira de Agentes Digitais, AnaMid (Associação Nacional do Mercado e Indústria Digital), AESP (Associação das Emissoras Rádio e Televisão do Estado de São Paulo), Acaert (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão) e o IVC (Instituto Verificador de Comunicação).
Os sites participantes deverão apresentar uma peça defensiva que não necessariamente se restrinja à exposição de um caso específico, podendo abranger um projeto relevante ou uma defesa ampla acerca de sua atuação.
As métricas quantitativas, tais como pageviews e número de seguidores, não serão consideradas como critérios de avaliação. A análise será pautada na qualidade do conteúdo apresentado, no impacto positivo gerado na respectiva categoria, na contribuição efetiva à população e na sustentabilidade das práticas adotadas.
A categoria reflete o compromisso com a valorização e o fortalecimento do jornalismo regional. Os sites de notícias estaduais desempenham um papel essencial na sociedade, levando informação de qualidade e relevância diretamente às comunidades, conectando a população com os acontecimentos locais e fortalecendo o debate público em suas regiões.
O BPA reconhece que o trabalho realizado por estes veículos é fundamental para manter a população informada e engajada. Por isso, a categoria busca destacar os esforços dessas plataformas, incentivando a continuidade de boas práticas, a inovação e a produção de conteúdo ético e relevante.
“Para a MGID, é fundamental apoiar iniciativas que celebram o talento e promovem o crescimento sustentável do ecossistema digital. Esse evento reflete nosso compromisso em fornecer soluções de monetização e engajamento que ajudam os publishers a prosperarem em um cenário digital cada vez mais dinâmico”, conta Lorenzo Nicodemo – Head of Publisher Acquisition na MGID para Latam e Brasil.
O processo de avaliação será conduzido por um júri composto por cerca de trinta profissionais experientes do mercado. Os critérios incluem a qualidade do conteúdo, inovação, impacto social e práticas sustentáveis, assegurando uma análise abrangente e justa dos participantes.
Os jurados representam a pluralidade e a excelência de diferentes setores, com atuações em empresas e entidades renomadas como a Seedtag, Escritório de Mídia, AnaMid – Associação Nacional do Mercado e Indústria Digital, Teads, Similar Web, MGID, DeBrito, Viads, Acaert – Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão, Helloo Midia, Gerente de Marketing e Relacionamento, Seedtag, KANTAR Ibope Media, ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, ShowHeroes, Similar Web, DZ, AERP – Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná, Adrenalead, secom/PR, TRADE, 011news, Yandex, IVC – (Instituto Verificador de Comunicação, Truvid, AnaMid – Associação Nacional do Mercado e Indústria Digital, Head of Media, GPAC/, WMcCANN, AESP, ABMN – Associação Brasileira De Marketing e Negócios, Equativ, Criteo e Similarweb.
Essa diversidade profissional traz perspectivas únicas para o processo de avaliação, garantindo que cada iniciativa participante seja analisada com a devida profundidade e de diferentes ângulos estratégicos.
Segundo Riadis Dornelles, vice-presidente da ANPB, com mais de 20 anos de experiência em rádio, TV e digital, executivo premiado e referência no setor de comunicação, o Brasil Publisher Awards é a concretização de um sonho antigo.
“Este prêmio é a oportunidade para reconhecermos os melhores sites e iniciativas do segmento. Com o setor fortalecido, a valorização deste segmento aumentará. Queremos que todos sintam que seu trabalho faz a diferença”, conta ele Dornelles.
À frente da coordenação do Brasil Publisher Awards como voluntário, Jhonas Campos, head de Marketing e Sales da PremiumAds, destaca a importância da premiação não apenas como um reconhecimento aos publishers brasileiros, mas como um movimento de união e fortalecimento do setor.
“O Brasil Publisher Awards não é apenas uma celebração, é uma demonstração de como o setor de publishers têm se mobilizado para crescer e inovar. Fico feliz em ter o apoio e parceria de grandes players como MGID, ShowHeroes, Seedtag, Adrenalead, Escritório de Mídia e Truvid. Essas empresas têm desempenhado um papel essencial ao fornecer tecnologia, informação e conteúdo que moldam o mercado, criando oportunidades para publishers de todos os tamanhos. Esse engajamento é prova de que estamos construindo um futuro mais sólido e colaborativo para a comunicação no Brasil” afirma Jhonas.
Ele também ressalta que o envolvimento dessas empresas não apenas fomenta o crescimento do setor, mas também inspira novos projetos e práticas que transformam o cenário da comunicação no país.
As inscrições para o Brasil Publisher Awards foram um sucesso, superando todas as metas estabelecidas e refletindo o grande interesse e engajamento do mercado.
“Na Truvid, sabemos o quanto de dedicação e criatividade é necessário para que os publishers prosperem no acelerado mundo digital de hoje. Por isso, apoiar iniciativas como este prêmio é tão significativo para nós. É uma oportunidade de celebrar o talento excepcional dos publishers no Brasil e reafirmar nosso compromisso em ajudar a impulsionar seu crescimento e inovação. Temos orgulho de fazer parte de um evento que destaca suas conquistas e fortalece o futuro dessa comunidade vibrante”, comenta Head of Media Latam da Truvid, Rafael Carvalheira.
Os finalistas serão divulgados na próxima semana, e todos os participantes receberão um certificado de reconhecimento, reforçando a importância de sua contribuição e destacando o mérito de seus trabalhos no fortalecimento do ecossistema de mídia digital.
A Associação Nacional de Publishers do Brasil (ANPB) é uma entidade sem fins lucrativos, criada com o objetivo de unir marcas, agências e sites em todo o território nacional. A organização promove a valorização e o crescimento do mercado digital, fortalecendo a relação entre os diferentes agentes do setor.
A entidade possui a missão de fortalecer e amplificar a voz dos publishers no ecossistema de mídia digital do país, com uma atenção especial aos veículos regionais. Reconhecendo a relevância dos sites e portais locais na comunicação com públicos específicos, busca apoiar e capacitar profissionais de todas as regiões, valorizando a rica diversidade cultural e de interesses do Brasil.
Com foco na inovação, na produção de conteúdo de alta qualidade e no fortalecimento das relações entre publishers e anunciantes, a ANPB trabalha para construir um ecossistema de mídia digital mais inclusivo, representativo e robusto.
Compartilhe