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Por BriviaDez

BriviaDez chega à maior estrutura de tecnologia financeira do país

Com diversos cases na área, agência de estratégia, experiência e comunicação assume conta digital do Banco do Brasil


6 de agosto de 2020 - 18h21

Entre tantos outros efeitos, o novo Coronavírus atuou como catalisador da transformação digital. Dos pequenos negócios às grandes corporações, todos os setores se viram obrigados a um processo inédito de aceleração tecnológica – mas, principalmente, de mudanças culturais, incorporando um novo mindset. E um dos segmentos mais impactados foi o financeiro. Isso porque, neste período de pandemia, muitas pessoas intensificaram – ou até mesmo inauguraram – a relação digital com os bancos. Um desafio e tanto para ambos os lados.

Consolidada como uma das mais completas agências de estratégia, experiência e comunicação do país, a BriviaDez apoia grandes marcas nessa travessia complexa e decisiva da transformação digital. São diversos cases, com destaque para os serviços financeiros. Sustentada por esse track record, a empresa acaba de começar uma nova missão: cuidar da presença digital da instituição financeira mais tradicional do país, o Banco do Brasil.

E não se trata apenas de tradição. Nos últimos anos, o BB se posicionou na vanguarda nacional. Na mais recente edição do E-Finance – um dos eventos mais relevantes do mercado bancário do país –, a instituição recebeu 38 prêmios em 9 categorias. Iniciativas como o assistente de voz do Google e o chatbot via WhatsApp se firmaram como referências para os concorrentes. E o reconhecimento atravessa as fronteiras: as equipes de Tecnologia da Informação são consideradas entre as mais eficientes do mundo.

Propósitos alinhados
Quem vai à sede do Banco Brasil, em Brasília, se depara com uma frase emblemática já na chegada: “Cuidar do que é valioso para as pessoas”. Esse é o propósito da organização, que guia suas ações em todas as frentes de atuação. “É uma responsabilidade grande que assumimos. O BB é o mais antigo e o segundo maior banco do país. É uma marca com mais de dois séculos de trajetória e reconhecimento internacional”, contextualiza o CEO da BriviaDez, Marcio Coelho.

“Estamos em plena sintonia, pois a BriviaDez é nativa digital”, afirma o CEO Márcio Coelho

Mais do que isso, aponta o executivo, a instituição se destaca pela inovação no ambiente virtual. “O Banco do Brasil é reconhecido pela transformação digital. Eles mudaram o mindset de empresa financeira para empresa de tecnologia voltada às finanças. Isso faz toda a diferença para o cliente, lá na ponta. Estamos em plena sintonia, pois a BriviaDez é nativa digital”, pontua Márcio Coelho.

A vitória dessa concorrência – que está entre as mais disputadas do mercado nacional – é um atestado da entrega de valor da agência, destaca o CEO. “Ao longo dos nossos 13 anos, nos preparamos para um desafio desse tamanho. A partir do acúmulo de aprendizados no segmento financeiro, vamos qualificar a presença digital do BB. Também vamos incrementar as iniciativas do banco com nossa experiência cross-industry, buscando inspirações e práticas bem-sucedidas de outros setores”, complementa.

No olho do furacão
Há mais de uma década, está em curso uma corrida entre as instituições financeiras para se adequarem às novas exigências dos clientes – um processo que ganhou ainda mais velocidade a partir do ingresso de fintechs no mercado. Realizada recentemente, a pesquisa Transformação digital no setor bancário: descobertas sobre consumidores traz um panorama completo sobre o envolvimento das pessoas com os novos recursos. Foram ouvidos 17 mil entrevistados de 17 nações, ainda antes da pandemia.

O resultado: os participantes afirmavam estar prontos para um maior engajamento com os canais digitais. Mundialmente, 84% já utilizavam os serviços online, enquanto 72% realizavam operações por aplicativos. O estudo dividiu o público em três categorias, de acordo com suas atitudes e seu comportamento: traditionalists, online embracers e digital adventurers. E, de todos os países, o Brasil é o que apresentava a maior fatia de usuários nessa última classificação, totalmente integrados ao virtual

Desde a chegada da Covid-19, a necessidade de evolução das instituições financeiras teve um impulso extraordinário. Com as condições impostas pela pandemia, em curto período de tempo, as plataformas digitais precisaram se estabelecer como o principal ponto de conexão entre os bancos e seus clientes.

Chief Strategy Officer (CSO) da BriviaDez, Roberto Ribas ressalta que o momento atual é marcado pela digitalização nas relações financeiras de uma parcela expressiva da sociedade. “Estamos passando por uma transformação sem precedentes, acelerada pelo amadurecimento digital do consumidor, que se vê tendo de buscar alternativas online para suprir suas necessidades do dia a dia”, pondera o especialista.

Foco na experiência do usuário
Segundo Ribas, existe um elemento-chave para o sucesso das iniciativas das organizações: a experiência do usuário. “A conquista, a retenção e a fidelização dos clientes passam pela capacidade das marcas de entenderem as expectativas das pessoas. E, a partir disso, desenvolverem plataformas que proporcionem boas experiências ao longo de toda a jornada”, explica.

“O mundo passa por uma transformação sem precedentes, acelerada pelo amadurecimento digital do consumidor”, afirma o CSO Roberto Ribas

“A integração da tecnologia com o atendimento humanizado pode fazer uma grande diferença para dar segurança ao público que ainda não está acostumado”, orienta o CSO. Roberto Ribas acredita que a crise atual deixará ao menos um legado positivo: o aumento da confiança das pessoas na tecnologia – realidade que exigirá, por outro lado, alta capacidade de adaptação e eficiência das marcas.

As mudanças, realmente, vieram para ficar. E devem permanecer após a pandemia. É o que revela um levantamento recente: no pós-crise, 24% dos consumidores planejam ir menos – ou até nem ir mais – às agências bancárias. Trata-se de uma mudança brusca de comportamento: o “novo normal” demandará ainda mais qualidade e agilidade no atendimento dos canais digitais.

Embora a transição para o digital enfrente resistência por parte da população, envolvendo uma curva de aprendizado que pode ser mais longa para determinados perfis, a migração é compensadora. Uma pesquisa mostrou que os clientes mais satisfeitos com os bancos, nos Estados Unidos, são justamente aqueles que usam as plataformas virtuais várias vezes por semana.

Segundo a pesquisa, há cinco princípios para lidar com os consumidores neste novo cenário: conscientização, simplicidade, transparência, expectativas claras e atualizações frequentes de status. Ou seja, há um papel ativo a ser desempenhado pelas instituições financeiras nessa passagem das pessoas para o ambiente digital, aprimorando continuamente a experiência do usuário.

Trajetória de ascensão
A plataforma de serviços da BriviaDez foi moldada, justamente, pelas mudanças impostas por um mundo transformado pelo mindset digital. A agência orquestra soluções em três frentes: estratégia, experiência e comunicação. Tudo com o respaldo de uma metodologia de trabalho proprietária, a Brand Experience Management, que garante entregas de alta qualidade aos clientes.

Há algumas semanas, a empresa abriu um processo de seleção para mais de 60 vagas de trabalho, voltadas especialmente à estruturação da sede mais recente, na capital federal. “Aumentamos o time para nos prepararmos para novos contratos e novas concorrências. O início das atividades aqui marca nosso fortalecimento no mercado de contas governamentais”, conta o managing director e key account director Eliel Allebrandt, que lidera a nova frente de atuação.

 

Agência possui seis sedes no Brasil e uma no exterior

A agência possui cerca de 300 colaboradores, que atuam em seis unidades no país e uma no exterior: São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Novo Hamburgo (RS), Florianópolis (SC), Joinville (SC), Brasília (DF) e Lisboa (Portugal). Adepta da cultura nômade, sua gestão de capital humano está preparada para que as pessoas desempenhem tarefas de qualquer lugar do mundo. Desde o início da pandemia, todos os profissionais estão trabalhando remotamente, sem qualquer impacto operacional.

A BriviaDez atende desde projetos para transformação digital de marcas, passando pela concepção, desenvolvimento e orquestração das plataformas de experiência, além dos serviços de comunicação de agência full. Tudo de maneira sistêmica e integrada. Entre seus clientes estão Vivo, Carrefour, Votorantim Cimentos, HughesNet, Cyrela, KPMG, Grupo AES, AGCO, Angeloni Supermercados, Senior, Embraco, Previsul, Univille, Ailos, Paris Filmes e Floripa Airport.
Com agressiva estratégia de crescimento inorgânico, a BriviaDez adquiriu, em dezembro do ano passado, a A2C – a maior agência de Santa Catarina e uma das top 10 independentes do Brasil. Em 2018, conduziu uma fusão com o Sistema Dez, um dos principais players do mercado gaúcho. Para 2020, a meta é crescer 60%, repetindo a marca alcançada no ano passado, mesmo diante do cenário desafiador gerado pela Covid-19.

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