27 de setembro de 2019 - 17h00
A transformação digital é um caminho sem volta. Está exigindo que as empresas mudem seus comportamentos e dirijam seus negócios baseados em novos paradigmas – não mais orientados por premissas internas ou de mercado, mas sim que atendam às novas exigências e expectativas dos consumidores.
A popularização da tecnologia transformou a maneira como as pessoas se conectam entre si e com as marcas. Hoje, o consumidor está apto a fazer melhores escolhas e aprofundar suas procuras. Está diante de um mercado sem barreiras e que possui infinitas possibilidades de experimentação. Explorar, compartilhar, decidir e comprar tornaram-se universos ainda mais ricos e complexos, onde ninguém mais se comporta conforme o esperado.
Essa é a crença da BriviaDez, uma das mais completas agências de estratégia, experiência e comunicação do país. Enquanto muitas empresas do segmento buscam reinventar suas ofertas e metodologias, a BriviaDez surfa uma onda que é sua por natividade. Isso graças ao seu mindset genuinamente digital, associado a estratégias criativas de alto impacto e serviços especializados. Nesse contexto e para reforçar seu posicionamento, a agência está lançando uma campanha institucional em que declara suas crenças e evidencia seu porte e sua estrutura.
“O mundo mudou, nós mudamos”
O mercado de comunicação atravessa um momento de intensas mudanças. Nesse cenário, players relevantes do setor, em todo o mundo, estão sendo forçados a reduzir de tamanho. Na contramão desse movimento, a BriviaDez cresce ano a ano. Em 2018, ampliou seu faturamento em 40%. E, para 2019, a meta é ainda mais agressiva: 60% de expansão, patamar que tem tudo para ser ultrapassado.
Qual a explicação para esse aparente paradoxo? Para o CEO Márcio Coelho, o alto desempenho é reflexo das entregas contemporâneas da agência. “Nossa plataforma de serviços foi moldada pela compreensão do nosso tempo e pelas mudanças impostas por um mundo transformado pelo mindset digital”, avalia. De acordo com o executivo, os resultados da BriviaDez mostram que o mercado está bastante aquecido, desde que “as empresas apresentem diferencial competitivo real e ofertem serviços que apoiem, de verdade, as marcas a superar seus desafios atuais”.
“Nossa plataforma de serviços foi moldada pela compreensão do nosso tempo”, afirma o CEO Márcio Coelho
Márcio Coelho lidera uma equipe multidisciplinar com cerca de 170 colaboradores, conectados a uma ampla rede de parceiros homologados. Hoje, a carteira fixa totaliza cerca de 40 clientes dos mais diversos perfis e setores, já superando a casa dos R$ 200 milhões sob sua gestão.
Estratégia, experiência e comunicação
Comprometida com entregas de altíssima qualidade para seus clientes, a BriviaDez desenvolveu um modelo de trabalho proprietário. Os serviços foram estruturados para entregar soluções em três frentes: estratégia, experiência e comunicação – tudo de forma orquestrada. O modelo conceitual é chamado de Brand Experience Management.
No primeiro eixo, são propostas estratégias que materializam uma visão e direcionam o futuro, a partir de um diagnóstico do contexto atual e de novas oportunidades. As lideranças são auxiliadas para potencializar oportunidades da transformação digital, elevando os negócios para o patamar de ecossistemas de geração de valor. O objetivo desse esforço – que envolve branding, business transformation, data intelligence e digital strategy – é desenvolver marcas fortes e que façam a diferença na vida das pessoas.
Na segunda dimensão, após uma análise aprofundada sobre propósito, objetivos e expectativas dos usuários, são desenhadas as experiências das marcas. O desafio está em aproximá-las de seus públicos, reduzindo atritos e gerando valor em todos os pontos de contato ao longo da jornada do consumidor. Em várias etapas, o trabalho contempla: experience design, digital & mobile channels, digital platforms, marketing automation platforms, IT projects & development, customer experience & user journey mapping, eCare, data analytics e data visualization.
Por fim, em comunicação, a agência desenvolve pontes e constrói comunidades em torno de valores compartilhados entre as marcas e a sociedade. Com criatividade e ousadia, elabora estratégias para engajar diferentes públicos. Buscando a máxima assertividade para os negócios, a missão é impactar as pessoas certas nos canais certos. As expertises vão desde communication & advertisement management, passando por social media e media management, até inboud marketing, content marketing e performance.
Com modelo de trabalho proprietário, agência aplica o conceito Brand Experience Management
Cultura nômade
A BriviaDez possui quatro escritórios no país: São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Novo Hamburgo (RS) e Florianópolis (SC). A maior parte dos profissionais se encontram no Rio Grande do Sul, onde a empresa surgiu. Mas a agência não demorou para investir nos movimentos nacionais e, já há muito tempo, a maior parte de seus clientes está concentrada em São Paulo – onde cerca de 40 colaboradores atuam, sendo metade com base fixa e a outra parte itinerante, vindo de outros estados. A unidade na capital catarinense, por sua vez, tem função estratégica: serve como conexão com o mercado de inovação e tecnologia local, reconhecido por seu estágio avançado.
Na prática, as quatro sedes são como hubs para a relação com os clientes e parceiros. Todos os procedimentos de gestão de capital humano estão preparados para que as pessoas desempenhem suas tarefas de qualquer lugar. É o que a BriviaDez chama de “cultura nômade”: os profissionais estão liberados a trabalhar em qualquer lugar, desde que apresentem resultados. Por isso mesmo, a companhia tem apostado cada vez mais em sedes com formato colaborativo. O trabalho remoto é uma estratégia para ampliar a força da agência ao ser uma plataforma de soluções para as marcas, permitindo melhores e mais profundas conexões com ecossistemas de serviços especializados.
Para Márcio Coelho, é necessário desconstruir pensamentos arraigados e abrir-se ao novo. Não por acaso, os colaboradores são chamados de “desbravadores”. “Hoje, não há mais restrições físicas para se trabalhar de locais diferentes. O que importa, para nós e para o cliente, é a entrega concreta. Faz parte da nossa identidade a preocupação com a qualidade de vida, proporcionando um equilíbrio entre as rotinas pessoais e de trabalho”, conta, destacando que a BriviaDez foi listada nas últimas edições do Great Place to Work como uma das melhores agências do país para trabalhar.
O CEO desmistifica a ideia de que os funcionários que trabalham remotamente são menos comprometidos e conectados ao propósito de sua empresa, citando pesquisa divulgada recentemente pela ADP Research Institute. O Global Study Engagement revela – com base em quase 20 mil entrevistas em 19 países – que 29% dos profissionais virtuais são totalmente engajados. Por outro lado, aqueles que estão full-time em um escritório representam apenas 18%.
Graças à cultura nômade, diversos colaboradores da BriviaDez atuam direto do exterior
A proposta é levada tão a sério que fez a BriviaDez ativar conexões internacionais. Holanda, Austrália e Portugal estão entre as nações que são as bases de alguns membros da equipe. Para colocar a crença à prova, até profissionais de áreas que carregam tabus de obrigatoriamente serem presenciais, como a gestão de capital humano, estão sendo impactados. Neste momento, uma profissional da área está trabalhando remotamente da Austrália (por cerca de 90 dias) e segue desempenhando suas atribuições com a mesma competência de quando estava nas sedes do RS. Os drives para isso dar certo, segundo Márcio Coelho, são cultura e gestão.
Para dar conta da completa e complexa plataforma de serviços, a BriviaDez organiza seu time de gestores em três camadas. O C-Level é composto por Márcio Coelho (CEO – Chief Executive Officer), Vinícius Lobato (CBO – Chief Business Officer), Roberto Ribas (CSO – Chief Strategy Officer), Fernando Silveira (CPO – Chief Operating Officer) e Fabrício Colombo de Fraga (CFO – Chief Finance Officer). Na função de Key Account Directors há um trio de mulheres com destacada experiência de mercado: Claudia Gonçalves, Lilian Chwartzmann e Luciane Martins. Apoiando os KADs estão os Heads de diversas áreas disciplinares: Daniel Crasnhak (Business Support), Fabiano Nadler (Experience Design), Felipe Seibert Cezar (Project Management), Giovanni Sartori e Diego Tórgo (Creativity), Guilherme Bello (Strategy), Jonathas Coelho (Technology), Marline Nunes (Media), Paola Müller (Strategy), Sandra Bock (Human Capital) e Wagner Cambruzzi (Data Intelligence).
Para onde tudo isso vai levar? O CEO Márcio Coelho não hesita: “É impossível saber todas as mudanças que vêm pela frente. Mas nós seguiremos inquietos, cada vez mais nômades e nos reinventando a cada dia. E estaremos ao lado dos nossos clientes, dando todo o respaldo para que façam bem a transformação digital e respondam aos desafios do hoje, do amanhã e do depois de amanhã”.