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5 estratégias para fidelizar seus clientes
Inovações e cases de sucesso para conquistar a lealdade dos consumidores.
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Inovações e cases de sucesso para conquistar a lealdade dos consumidores.
A fidelização no varejo é um dos pilares para o sucesso a longo prazo. Em um mercado cada vez mais competitivo, as marcas precisam desenvolver estratégias inovadoras para manter os consumidores engajados e leais. Nesta edição do Promolikers, vamos explorar cinco estratégias de fidelização para mover seus clientes pela emoção.
PromoLikers ed. 16: 5 estratégias para fidelizar seu cliente
Menos é mais. O consumidor prioriza conveniência e vantagens financeiras, então nada melhor do que oferecer uma experiência simples que leve a descontos, cashbacks e afins.
Nos Estados Unidos, vemos várias marcas se movimentando nesse sentido. Starbucks cancelou um programa – o “Starbucks Odyssey” – porque os usuários relataram ser complicado demais. Kohl’s Rewards teve sua recompensa aumentada em 50%, para ficar ainda mais atrativa, e a JCPenney lançou uma versão simplificada de seu programa de fidelidade.
JCPenney lançou uma versão simplificada de seu programa de fidelidade.
Nada de mais do mesmo. Experiências culturais vão ajudar seu cliente a se conectar com sua marca de forma emocional – uma conexão mais verdadeira e duradoura. Essa estratégia faz sentido principalmente para o segmento de luxo, no qual a cultura precisa ser parte dos valores da marca.
A AESOP, na Austrália, distribuiu livros de autoras gratuitos (sem necessidade de compra) no Dia Internacional da Mulher. Cada loja tinha um carimbo próprio, tornando a experiência ainda mais exclusiva. Eventos para convidados também são bastante explorados. Este ano, Louis Vuitton montou uma casa na Park Avenue, em Nova York, com exposições, oficinas e outras experiências, enquanto a Zegna montou a Villa Zegna em Xangai, convidando os clientes VIPs para uma imersão cultural. É muita conexão!
AESOP distribuiu livros gratuitos no Dia Internacional da Mulher.
Recompense seu cliente. Ele quer se sentir reconhecido e o acesso exclusivo a lançamentos, promoções e eventos vão dar a ele a certeza de que a marca o valoriza.
A Kith, nos Estados Unidos, oferece a seus melhores clientes produtos exclusivos feitos sob demanda. Assim como a Ffern, no Reino Unido, que produz quatro fragrâncias sazonais ao ano disponíveis apenas para os membros do programa de fidelidade. A NB44, na Itália, une a exclusividade ao senso de comunidade: seu programa convida novos membros a cada temporada e, entre as vantagens, está acesso a festas e jantares.
KITH oferece a seus melhores clientes produtos exclusivos.
Esqueça os cookies de terceiros. Eles vêm sendo eliminados e é fundamental criar novas formas de conhecer o comportamento do consumidor. Gamificar é uma saída inteligente para coletar dados. Além disso, é supereficaz para converter a Geração Z. Espaços onde os usuários interagem e competem ajudam no senso de comunidade
No Reino Unido, o Tesco atualizou seu programa de recompensas de 30 anos. O novo Clubcard Challenges conta com IA para criar desafios de compra personalizados com base no comportamento de cada membro. Na França, em colaboração com o músico BFRND, a Balenciaga lançou um jogo dentro do WeChat. Além disso, chips NFT nas peças desbloqueiam conteúdos exclusivos.
Balenciaga lançou um jogo dentro do WeChat.
A união faz a força. Trabalhar ao lado de empresas de categorias distintas amplia o público, aumenta os recursos e diminui os custos.
Hyatt, rede de hotéis, e Peloton, marca conhecida por suas bicicletas ergométricas, estão juntas para oferecer recompensas das duas empresas. Na Delta, nos EUA, os membros de elite do programa de fidelidade têm a chance de andar de Porsche. No Bank of America, compras na Starbucks garantem 2% de cashback. São várias as possíveis estratégias para se ativar duas bases de clientes ao mesmo tempo.
Compras na Starbucks garantem 2% de cashback para clientes Bank of America.
A competição pelo destaque no mercado é cada vez mais acirrada e a fidelização se torna um diferencial crucial. As estratégias que combinam os atributos que trouxemos aqui estão redefinindo a maneira como as marcas se conectam com os consumidores.
Esse entendimento é pleno dentro da Bullet. Como o Strategic Planner Vitor Cadamuro pontua: “Programa de fidelidade não é só sobre recompra, é também sobre pertencimento. Fazer parte de algo, cocriar, ter acesso a benefícios exclusivos e outras iniciativas criam um sentimento de confiança mútua que fortalece qualquer relacionamento”.
É essencial que as marcas se mantenham atualizadas e inovadoras para continuar relevantes – e fidelizar seu público. Quer mais insights sobre como fortalecer a lealdade de seus clientes? Siga o @promolikers_bullet para ficar por dentro das últimas novidades e tendências do mercado.
Fonte: “Estratégias de varejo: fidelização 2024”, de WGSN Insight.
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