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Retrospectiva 2024: Os cases que se destacaram na publicidade
Nostalgia, IA e a potência de ocupar as ruas se tornam histórias memoráveis. Confira
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Nostalgia, IA e a potência de ocupar as ruas se tornam histórias memoráveis. Confira
Um ano repleto de mudanças e inovações, 2024 trouxe campanhas marcantes que ressoaram tanto pela tecnologia quanto pela emoção. Entre saudades do passado, inteligência artificial e ativações que literalmente ocuparam o espaço público, confira os destaques do ano, segundo o time de Planejamento e Criação da Bullet.
2024 foi marcado por um mergulho no passado, com marcas resgatando ícones e estéticas que conectam diferentes gerações. A tendência Y2K (Year 2000) é um dos exemplos mais fortes desse fenômeno. Misturando elementos nostálgicos e futuristas, essa estética voltou com força, popularizada principalmente pela Geração Z no TikTok, onde a hashtag #Y2K acumula mais de 21 bilhões de visualizações.
Essa volta ao início dos anos 2000 não é apenas uma onda estética, mas também reflete padrões de comportamento e consumo.
O apelo nostálgico foi uma das principais ferramentas criativas de 2024, especialmente em campanhas que trouxeram celebridades consagradas para contar histórias que nos conectam emocionalmente ao passado.
É o caso de “Planos no Papel”, campanha do Nubank que convida Leslie David Baker, astro de “The Office”, para protagonizar um curta que mostra como a fintech pode facilitar a vida das pessoas.
A marca seguiu a mesma receita na campanha “Nubanc por Matt LeBlanc”, onde o ator, conhecido por interpretar Joey, de “Friends”, cria seu próprio banco digital. O filme mistura nostalgia e crítica aos bancos tradicionais.
Ainda sobre celebridades que despertam a nostalgia, Madonna é uma das estrelas da campanha de 100 anos do Itaú. Em filme desenvolvido pela Africa, a cantora se junta ao banco para inspirar as pessoas a serem agentes de seu tempo. Com o mote “Bem-vindos
aos próximos 100 anos”, a campanha também conta com nomes como Jorge Ben Jor, Ronaldo Nazário, Fernanda Montenegro, Ingrid Silva e a jogadora de futebol Marta.
2024 também foi o ano em que a IA deixou de ser apenas uma ferramenta para se tornar peça-chave em inovação. Em diversos cases, ela não apenas otimizou processos, mas deu vida a ideias impossíveis sem sua intervenção.
Um deles foi o Flying Guardians, uma ação do Greenpeace que transformou um simulador de voo em um jogo para identificar áreas de desmatamento e garimpo na Amazônia. Com imagens atualizadas por satélites da Planet Labs PBC, jogadores podem identificar ocorrências de ameaças à floresta, por meio de geolocalização precisa, e denunciá-las em tempo real.
Ainda com a ajuda de IA, a ONG ambiental também lançou a campanha “Greenpeace – Juega por el Futuro“, criada pela VML Espanha. Onde desenvolveu uma tecnologia que neutraliza as emissões de CO2 geradas pelos jogos. Com o objetivo de conscientizar jogadores, eSporters e streamers sobre o impacto ambiental da indústria de games, a iniciativa engajou milhões de jogadores em mais de 18 países, com apoio de centenas de influenciadores. O sucesso levou o Greenpeace a considerar a expansão da tecnologia para outros jogos, sinalizando um avanço significativo na promoção da sustentabilidade no setor.
A IA também foi utilizada para resgatar histórias de mulheres e diminuir a disparidade de gênero. Na campanha Unforgettable Women, a agência MullenLowe Delta decidiu construir os primeiros retratos de mulheres que tiveram suas histórias suprimidas na história do Equador. O case, criado para o Banco Pichincha durante o Mês da História da Mulher, preencheu a lacuna de relatos sobre mulheres pioneiras, antes sem registros.
Não foi fácil decidir o que entraria nesta retrospectiva, mas temos a convicção de que nada
substitui o impacto de uma experiência física. E um grande destaque deste ano foram marcas que levaram suas campanhas para as ruas e criaram interações transformando cidades em pontos de conexão.
Foi o caso da Gatorade, que transformou espaços urbanos em playgrounds na campanha “Turf Finder”. Em parceria com a Leo Burnett Índia, inspirou jovens a abraçar a atividade física como parte fundamental da vida diária.
A reinvenção do espaço público foi o ponto alto da campanha que transformou o icônico museu Centre Pompidou em uma obra viva. Projeções e interações digitais mostraram como o passado da cidade dialoga com o futuro criativo.
2024 nos mostrou que a nostalgia, quando bem trabalhada, não olha apenas para trás – ela cria novas conexões emocionais no presente e constrói uma ponte entre gerações, tempos e culturas em direção ao futuro.
Marcas que resgataram memórias, integraram tecnologias e ocuparam as ruas não apenas se destacaram, mas também nos mostraram quais são nossos desejos de futuro.
Na Bullet, acreditamos no poder de contar histórias autênticas, baseadas em verdades que emocionam, conectam e transformam. Nosso compromisso com o Storyselling® é criar narrativas que não apenas vendem, mas também ressoam profundamente nas pessoas. Em 2025, seguimos movidos pela certeza de que as histórias mais potentes são aquelas que nos movem.
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