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Agência California revoluciona o Marketing Regional

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Agência California revoluciona o Marketing Regional

Há 10 anos ressignificando o marketing regional, de conteúdo e a creators economy de grandes marcas


24 de fevereiro de 2025 - 0h00

Fundada pelos irmãos Bruno e Fabio Duarte, junto ao sócio Rafael Almeida, a California conta com oito escritórios espalhados pelas principais regiões do país, como Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo, e com uma equipe de mais de 200 talentos. A agência revolucionou a comunicação regional da Ambev e gerência os principais projetos de conteúdo do Google e YouTube.

Da esquerda para a direita, os irmãos Bruno e Fabio Duarte e Rafael Almeida

Com um trabalho consistente e inovador, ela tem atraído cada vez mais clientes de grande porte em busca de inteligência e presença regional, como Boticário, Bradesco, Disney, Grupo RD e Gulf. Crescendo de forma acelerada, a empresa vem dobrando de tamanho a cada dois anos e, em 2024, ultrapassou R$ 100 milhões em faturamento.

Nos últimos 10 anos, a California foi responsável pela estratégia 360º e pela inteligência regional das principais marcas da Ambev, incluindo Brahma, Skol, Beats, Spaten, Budweiser, Corona, Zé Delivery e Guaraná Antarctica. A criatividade, sempre aliada à inovação, permitiu que a agência revolucionasse o marketing regional da companhia ao identificar insights culturais autênticos, decodificar signos de linguagem poderosos e criar plataformas de comunicação que geraram verdadeira proximidade.

Com uma capilaridade e agilidade que poucas empresas estavam preparadas para oferecer, a agência conquistou o mercado nacional. A agência também esteve à frente da ativação dos principais key selling moments do Brasil, como Carnaval, São João e Copa do Nordeste, além de grandes festivais como Tomorrowland, Lollapalooza, Villa Mix, Festival de Verão, entre outros.

Spaten Fight Night: noite de lutas memoráveis e a despedida de Anderson Silva dos ringues no Brasil

“Montamos um time com uma diversidade cultural incrível, capaz de entregar projetos com muita verdade e ousadia, conquistando assim a confiança dos clientes dos sonhos. Isso nos motiva ainda mais para as novas conquistas da California, uma empresa jovem, dinâmica e que está pronta para os desafios do futuro da comunicação. Lifestyle e resultado: essa é a nossa praia”, afirma Bruno Duarte, CEO da agência.

Ao todo, a California conquistou mais de 28 prêmios com grande relevância nacional, como Effie Awards, Ampro Globes e Colunistas. Entre eles, o case Eurolampions, que ajudou a consolidar a Ambev como anunciante vencedor do ano. O crescimento acelerado da agência vem chamando a atenção do mercado. Recentemente, Sergio Amado, ex-presidente do Grupo Ogilvy e WPP, se encantou com a inquietude do time e se tornou o novo conselheiro do grupo, compartilhando seu conhecimento com o que ele chama de “novos baianos da publicidade”.

40 bilhões de views sem investir R$ 1 em mídia

Além de sua relevância no marketing 360, a California se consolidou como uma das maiores especialistas em marketing de conteúdo no Brasil. Como uma verdadeira content factory, a agência já ultrapassou a marca de 40 bilhões de views orgânicos por meio da California Studios, que conta com mais de 20 mil m² de espaços de produção espalhados pelo país.

A estrutura permite a criação de mais de 5 mil peças originais e 30 mil desdobramentos por ano. Com um investimento contínuo na construção do que já é chamado de o “novo Projac” do conteúdo digital brasileiro, a agência tem transformado a maneira como marcas se conectam com seu público.

Toda essa expertise despertou o interesse de clientes que entenderam o poder do marketing de conteúdo e passaram a investir na gestão de suas próprias audiências e comunidades. Esse movimento impulsionou a California Content House, braço dedicado à criação de conteúdo, gestão de redes sociais e creators, que atendeu marcas de peso como SmartFit, YouTube, Krafton, Ânima Educação, Warner Music, Pátria Investimentos e Urbia.

Economia criativa que pauta comportamento

A empresa acredita que a inovação na economia criativa e na Creator Economy é essencial para a nova dinâmica da comunicação. Por isso, investe constantemente em projetos proprietários que vêm conquistando a atenção do mercado.

Community Creators Academy

A Community Creators Academy, a primeira universidade do mundo dedicada exclusivamente à Creator Economy, fruto de uma parceria estratégica entre a Ânima Educação, reconhecida como o maior ecossistema de ensino de qualidade para o Brasil, e a agência California. A iniciativa cria um ecossistema e hub completo para educação e aceleração da creator economy e mercado de conteúdo com um campus exclusivo na capital paulista.
Voltada à creators, profissionais liberais, executivos e empresários, a universidade tem como objetivo capacitar influenciadores de diferentes áreas e profissões, oferecendo ferramentas para o desenvolvimento de carreiras sustentáveis na economia digital.

Fachada da Universidade Community Creators Academy

Doca 1

O primeiro polo de economia criativa do Brasil, criado para impulsionar talentos, conectar ideias e fortalecer o mercado criativo nacional. Mais do que um espaço, é um ecossistema colaborativo que fomenta projetos inovadores e estimula o desenvolvimento cultural e econômico.

O Doca1 já recebeu iniciativas de grande relevância, como Red Bull Francamente e World Creativity Day, Lives da Boticário, consolidando-se como um hub essencial para artistas, empreendedores e criadores que buscam transformar ideias em impacto real. Referência para a economia criativa e conteúdo no Norte e Nordeste, conta com uma área de mais de 2.500 m² e 12 estúdios de última geração, com uma estrutura completa para produção musical e audiovisual.

Confiança com resultado

Boticário

No varejo, o Live Show Multimarcas do Grupo Boticário reuniu 15 mil participantes online e bateu recordes de vendas, trazendo experiências exclusivas para revendedoras. Com expertise em marketing, entretenimento e tecnologia, a California continua moldando o mercado com inovação e relevância.

YouTube

A California liderou grandes projetos de conteúdo no YouTube Space do Rio de Janeiro, incluindo iniciativas de destaque como o YouTube Music Night, YouTube Edu e diversas colaborações com grandes marcas. Também foi responsável por todas as operações e ativações do YouTube Music nos últimos anos. Pelo terceiro ano consecutivo, a agência dá vida ao YouTube Creator Collective, uma série de eventos que reúne criadores em mais de 30 encontros nas principais capitais do país. O projeto foi criado para fortalecer a conexão entre a comunidade de criadores, promovendo engajamento, networking e reforçando o papel essencial de cada criador dentro da plataforma.

Gulf Oil

Expandindo seu portfólio para o universo do automobilismo, a California foi responsável pelo Gulf Speed Festival, um evento grandioso que marcou o primeiro aniversário da Gulf Oil no Brasil. Combinando velocidade, entretenimento e música, o festival trouxe o piloto de Fórmula 1 Alex Albon, da Williams Racing, para uma performance inédita com o carro na pintura icônica “Bolder than Bold”. Além disso, o evento contou com simuladores de F1, ativações imersivas e shows da dupla Israel e Rodolffo e do DJ Dubdogz, proporcionando uma experiência para os fãs da marca. A ação reforçou o posicionamento da Gulf como uma referência no automobilismo, conectando tradição e inovação em um evento histórico para o mercado brasileiro.

Gulf Speed Festival, marco do primeiro ano de operação da Gulf Oil no Brasil

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