Assinar

Elas estão atropelando – e isso é ótimo

Buscar

Elas estão atropelando – e isso é ótimo

Buscar

post patrocinado

Por

Elas estão atropelando – e isso é ótimo

Movimentos como o Mulheres Profissionais do Audiovisual Brasileiro estão ajudando a mudar o mercado


15 de outubro de 2024 - 0h00

O Brasil acabou de passar por eleições municipais e, segundo dados do TSE, 18% dos cargos já decididos no primeiro turno serão ocupados por mulheres. Em 2020, o percentual foi de 16%, ou seja, um tímido aumento. O maior ganho percentual, porém, se deu para o cargo de vereadoras. Nas prefeituras, o aumento pulou apenas de 12% para 13%. Em outras palavras, o desempenho nas urnas cresce de forma ainda mais tímida em posições de liderança.

Na MPAB – Mulheres Profissionais do Audiovisual Brasileiro, celebramos e promovemos o talento de mulheres incríveis que estão transformando a indústria.

Esse roteiro, um velho conhecido da imensa maioria das brasileiras, não é exclusividade da política. Em praticamente todos os setores da sociedade vivemos reflexos da cultura machista secular, seja na ausência de mulheres em posições de comando, seja na completa ausência delas em setores inteiros. E, infelizmente, essa desigualdade numérica ainda é uma realidade no mercado audiovisual, embora cada vez mais vejamos iniciativas que busquem mudar esse panorama.

– É um movimento criado para dar voz e vez para as mulheres do audiovisual. É também uma plataforma que tem como pilares fundamentais equidade de gênero, visibilidade e o protagonismo feminino – diz Ana, que complementa:

– Mesmo entregando vários projetos, eu me sentia isolada, e daí surgiu a vontade de destacar e mostrar o trabalho do maior número de mulheres possível. A MPAB possibilita que todas possam estar em um só lugar e também um espaço de networking onde mulheres possam se conhecer – frisa a produtora executiva.

A MPAB destacou no Instagram e LinkedIn, de março para cá, mais de 150 mulheres do audiovisual e já conta até com equipe para organizar a pauta e suprir a demanda das postagens.

– Vem se formando um voluntariado grande, foi uma grata surpresa. Já temos pessoas organizando nosso podcast, outras trabalhando no projeto da nossa associação, e também a chegada de profissionais de outras áreas como advogadas e psicólogas, trazendo auxílio em diversas questões que são parte do nosso dia a dia, como o machismo e até casos de abuso – conclui Ana, que recentemente foi convidada para ser embaixadora do WME (Women’s Music Events) Awards Billboard Brasil 2024, evento que celebra a força e o talento das mulheres na indústria do entretenimento.

Amiga de longa data de Ana e uma das primeiras a aparecer na página, a locutora Simone Kliass, vice-presidente do Comitê de Áudio e Voz do IAB Brasil, destaca a importância do projeto:

– A iniciativa liderada por Ana Cordeiro chega em um ótimo momento. O Global Gender Gap Report do Fórum Econômico Mundial revelou que, no ritmo atual, levaríamos 134 anos para atingir plena igualdade de gênero no mercado de trabalho, e o audiovisual reflete essa realidade. O MPAB celebra e valoriza mulheres que se destacam nas diversas funções desse setor, além de formar uma rede poderosa de apoio e conexões. Iniciativas como o Mulheres Profissionais do Audiovisual Brasileiro fortalecem a troca de experiências e impulsionam a qualidade e a inovação no mercado. Meu desejo é que o movimento continue a crescer e se fortalecer, inspirando mais mulheres a ingressarem no audiovisual, ampliando nossa comunidade e garantindo que as futuras gerações encontrem um caminho mais acessível e cheio de oportunidades – diz Simone.

Outra profissional que já foi destaque no MPAB é a CEO da Ocupatrans e senior account manager Guilhermina de Paula:

– O MPAB é um projeto extremamente relevante que fomenta a visibilidade e equidade de mulheres nas produções. Somos muitas e diversas, e constatamos isso em cada publicação nova. Essa pluralidade mostra todas as possibilidades que podemos ser, basta a oportunidade. Urge a necessidade de um mercado mais equitativo, com agentes de transformação que coloquem em prática todos os discursos de pautas sobre diversidade, desde recortes raciais e gêneros ao etarismo e pautas PCDs, e nosso maior desafio hoje é enfrentar a regressão nos poucos progressos que tivemos nos últimos anos. Não podemos deixar que as cadeiras ocupadas por mulheres e pessoas de grupos sub representados sejam cada vez mais esvaziadas, para que pessoas com excessos de privilégios e oportunidades voltem a ser 100% tomadoras de decisões, e coloquem essas demandas debaixo do tapete – alerta Guilhermina.

Já a produtora executiva Karin Nantes, sócia da Untitled BR, celebra o ambiente favorável às mudanças que vem se criando nos últimos anos:

– Não é segredo que o mercado audiovisual brasileiro tem uma deficiência grande na igualdade de gêneros, mas como sou otimista, vejo que cada vez mais vemos mulheres ganhando destaque em todas as categorias, e em posições de liderança. Movimentos como o MPAB são grandes responsáveis por esta mudança, pois são a vitrine necessária para colocar estas mulheres talentosas no holofote do mercado. Sou muito grata ao espaço que me deram, e apoiadora forte dessa comunidade que nos empodera cada vez mais – diz Karin.

De diretoras a roteiristas, de técnicas de som a produtoras, nosso coletivo é um espaço de troca, aprendizado e visibilidade para quem constrói o futuro do audiovisual.

– Este projeto é uma homenagem a todas as mulheres do cinema e da publicidade que dedicam suas vidas a criar e transformar. Apesar dos desafios que ainda enfrentamos, cada passo é construído com amor e trabalho voluntário. É gratificante e apaixonante ver a força e a união que estamos cultivando nesse espaço. Vamos continuar a luta pela equidade e pelo reconhecimento das contribuições femininas no setor – finaliza Ana Cordeiro.

Vale lembrar que esta não é uma luta apenas das mulheres. Cabe a todos os profissionais do audiovisual a tarefa de contribuir, cada uma a sua maneira, por um mercado – e uma sociedade – mais justa e igual. Bora?

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Alvo em movimento

    Alvo em movimento

    A inteligência artificial é uma realidade no mundo do áudio. Para onde vamos?