24 de fevereiro de 2022 - 0h00
Lidar com uma grande quantidade de consumidores e se propor a oferecer uma experiência personalizada é um desafio para as empresas, que vem sendo amparado pela automação de marketing. A tecnologia, aplicada à estratégia de marketing digital, busca usar ferramentas para automatizar processos de relacionamento com atuais e potenciais consumidores.
O relatório PPC Trends 2022, produzido pela instituição americana de pesquisas de marketing Search Engine Journal, posiciona a automação de marketing como a principal tendência para este ano. A pesquisa expõe a visão de especialistas da área reforçando que a automação desempenhará, neste e nos próximos anos, um papel fundamental para ajudar profissionais a tomar decisões baseadas em dados. O relatório destaca que, em um cenário com grande quantidade de informações, vindas de várias fontes, consolidar dados é um processo que só poderá ser concluído com o auxílio da automação. Além disso, as empresas que investirem na tecnologia podem obter uma vantagem sobre seus concorrentes, principalmente pela agilidade.
Segundo o Head de Marketing da E-goi, Marcelo Caruana, com poucos cliques e muita estratégia, a automação permite que o objetivo de entregar o conteúdo certo, para o público correto e no momento mais conveniente, seja uma realidade. “É possível entender e agir de maneira personalizada e escalável junto à sua audiência nos mais diversos meios online. O resultado é o aumento da receita e dos lucros da empresa, além de uma evidente melhora na retenção de consumidores e diminuição do custo de aquisição de novos clientes”.
Para Caruana, envio de SMS marketing ou o agendamento de publicações nas redes sociais são de fato tarefas automatizadas. Contudo, são muito abaixo do que é considerado automação de marketing. “O objetivo é otimizar processos e conquistar os resultados esperados, o que vai muito além do que pode ser feito por um robô. Quando falamos em automação de marketing, falamos de estratégia, sobre compreender e respeitar profundamente o interesse do lead em sua jornada de compra. Quando o fluxo de automação vai bem, o relacionamento com os clientes é efetivamente beneficiado”, explica.
Especialistas em marketing digital indicam que, para construir uma automação de marketing eficiente, é necessário definir a estratégia do negócio, suas personas e as métricas que serão analisadas nas ações de automação. Em seguida, é importante estabelecer a forma de interação com o lead em cada um dos estágios do funil de vendas (canal, tipo de mensagem, frequência) e qual conteúdo será oferecido pelo sistema em cada etapa. O próximo passo é a implementação, que pode ser feita com o acompanhamento de especialistas. Para a manutenção, a dica é analisar os resultados de perto, fazer testes e aplicar as melhorias necessárias para que a automação traga os resultados esperados.
A comunicação multicanal automatizada, com conteúdo personalizado, contribui com a nutrição de leads, que quanto mais maduros, melhor aproveitam o produto ou serviço oferecido, com maior ticket. A automação também torna o trabalho mais produtivo, principalmente da equipe de vendas, que é mais assertiva, com leads preparados. Por fim, proporciona um ciclo de vendas mais curto, por ter um funil mais eficiente e com maiores taxas de conversão.