18 de março de 2024 - 0h00
O out-of-home (OOH) tem passado por uma grande transformação digital, que tem permitido aos anunciantes a realização de ações mais interativas e contextualizadas à jornada das pessoas — elevando, assim, a performance das campanhas. Como consequência, já é o terceiro meio que mais atrai investimentos publicitários, com um market share de 9,9%, segundo o Cenp-Meios de setembro de 2023, ficando atrás apenas da TV aberta e da internet.
A Eletromidia tem sido protagonista no segmento, devido às inovações que tem oferecido ao mercado, com foco na digitalização de seus ativos e uma atuação com base na ciência de dados. Presente em cerca de 80 cidades pelo Brasil, a empresa possibilita aos clientes a realização de estratégias verdadeiramente omnichannel, por meio da operação de telas em cinco verticais: elevadores, shoppings, transporte, aeroportos e ruas.
Além dessa abrangência, a Eletromidia é dona do maior inventário digital do País, somando 46,7 mil faces publicitárias. A empresa aproveita a inteligência de dados, métricas e insights dos consumidores para possibilitar campanhas mais personalizadas e direcionadas.
“No mercado de mídia out-of-home, a utilização de ferramentas e tecnologias avançadas tem sido fundamental para impulsionar a eficiência e a eficácia das campanhas publicitárias”, afirma Lucio Schneider, chief growth officer (CGO) da Eletromidia. “Estamos à frente da inovação, oferecendo uma gama de soluções específicas para atender as necessidades variadas de nossos clientes”, completa.
Painéis sequenciais no Santos Dumont permitem mídias também em 3D
Cidade aumentada permite experiências imersivas
Projeto combina o uso de sensores IoT, realidade aumentada e conectividade digital
As inovações realizadas pela Eletromidia no mercado não se restringem apenas aos equipamentos tradicionais de publicidade. Além de toda a inteligência baseada em ciência de dados disponível para os anunciantes por meio do Eletromidia Ads, a empresa usa tecnologias para transformar espaços públicos e criar ambientes interativos e personalizáveis.
Por meio do conceito Cidade Aumentada, a Eletromidia integra sensores de internet das coisas (IoT), realidade aumentada e conectividade digital, para criar experiências imersivas e inovadoras ao público. Nos projetos, as informações digitais são sobrepostas ao mundo físico via dispositivos como smartphones, tablets ou óculos de realidade virtual.
“A Cidade Aumentada visa proporcionar experiências mais ricas e imersivas para os cidadãos, oferecendo informações relevantes, entretenimento e serviços diretamente nos espaços urbanos”, afirma Marcelo Pacheco, chief sales officer (CSO) da Eletromidia.
Cidade Aumentada eleva relevância do OOH na comunicação de mensagens publicitárias
“Ao combinar essas diferentes tecnologias, o projeto cria um ambiente urbano inteligente e adaptável”, explica.
Os usuários podem interagir com elementos digitais de acordo com seus interesses, criando uma experiência mais personalizada e participativa. Essa interatividade proporcionada pela combinação de tecnologias torna a mídia OOH mais relevante na comunicação de mensagens.
Sem limites para o OOH
O Cidade Aumentada é apontado pela Eletromidia como case de como a indústria do OOH está evoluindo para oferecer soluções mais dinâmicas e envolventes para anunciantes e públicos-alvo. A integração de novas tecnologias ao meio reflete a crescente demanda por novas experiências que gerem impactos fora do ambiente online tradicional.
“Essas inovações não apenas aumentam a eficácia das campanhas publicitárias, mas também abrem novos caminhos para experiências de marca criativas, envolventes e imersivas”, afirma o chief sales officer da Eletromidia.
As tecnologias emergentes representam os próximos passos cruciais para fornecer campanhas publicitárias que são visíveis e verdadeiramente memoráveis, impactantes e relevantes, diz o CSO. “Como costumamos dizer internamente, não existe nenhum limite para a mídia OOH, quando se tem criatividade”, acrescenta Pacheco.
Expansão estratégica
Além da inteligência proporcionada pelos ativos digitais, a oferta da Eletromidia tem sido reforçada com a ampliação dos equipamentos instalados em pontos estratégicos das principais cidades do País: Recife, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Belo Horizonte. A expansão ocorreu em capitais a partir do desenvolvimento das concessões mais recentes.
Em Recife, houve a instalação de relógios de ruas em operação. Salvador ganhou relógios de rua e painéis em abrigos de ônibus. Em Porto Alegre, a empresa expandiu sua base com novos abrigos de ônibus e ativos em estações de bicicletas. Já nas cidades de Curitiba, Brasília e Belo Horizonte, a companhia deu início à operação junto às estações de compartilhamento de bicicletas.
“Estamos em constante avaliação de concessões, novos formatos e em novas oportunidades”, aponta Marcelo Pacheco, chief sales officer (CSO) da Eletromidia.
Foco na venda de audiência
Para colocar seus quase 70 mil pontos distribuídos pelo mercado à disposição dos anunciantes, a empresa conta com ferramentas inteligentes que visam otimizar as campanhas, via precisão e eficiência.
Um dos destaques é o Eletromidia Ads, uma plataforma de relacionamento com os clientes que permite planejar, fazer upload de materiais e ter dados das campanhas publicadas.
A ferramenta surgiu para modificar a prática atual de mercado, uma vez que foca na venda de audiência e não na venda de ativos. “O objetivo é estar presente onde o target da campanha está, tirando a subjetividade das decisões e passando a baseá-las em dados”, explica Pacheco.
O algoritmo do Eletromidia Ads combina as informações fornecidas pelos clientes sobre seus consumidores com dados de geolocalização e de redes sociais do público-alvo. Dessa forma, é feita a segmentação de pessoas por ponto na praça da campanha, identificando o perfil de quem circula próximo ao ativo. Ao fazer essa ligação, é gerado um ranking de afinidade dos produtos da Eletromidia com o target e a vertical que foram selecionados pelo cliente.
A empresa também conta com o Eletromidia Aqui, voltado para pequenos e médios negócios. A solução permite que segmentos, como padarias, concessionárias, escolas e petshops, possam comprar espaços publicitários de maneira simples e eficiente e com foco na geolocalização para atingir os consumidores próximos aos estabelecimentos.
“Essa ferramenta facilita o acesso a todo o inventário da Eletromidia, integrando o processo completo de compra, da escolha dos pontos ao pagamento”, diz Schneider.
A ferramenta ainda tem inteligência artificial integrada, que agiliza o atendimento ao anunciante e auxilia o cliente na criação do anúncio.
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Programática e métricas
Desde 2019, a Eletromidia tem investido fortemente em mídia programática. Ao longo dos últimos anos, a empresa passou a parametrizar métricas em todos os seus ativos, a fim de dispô-los em sua plataforma de venda programática — elevando, assim, a eficiência das ações e facilitando o processo de compra para os clientes.
Segundo o CGO da Eletromidia, essa iniciativa deu origem à “maior rede de programática de digital out-of-home do País”, e a aderência por parte dos clientes tem sido, cada vez mais, satisfatória. “A combinação de cobertura, impacto, big data e demografia é capaz de entregar opcionalidade para os nossos anunciantes e permitir uma maior eficácia ao conectar marcas e pessoas”, avalia Schneider.
A partir da compra programática, ele ressalta a possibilidade de os clientes controlarem o conteúdo em tempo real, envolvendo as cinco verticais de atuação da empresa — elevadores, shoppings, transporte, aeroportos e ruas —, e maximizarem os resultados das campanhas. A expectativa para os próximos anos é que os clientes usem, ainda mais, esta opção de compra no OOH.
A companhia conta com importantes parceiros que são referência no mercado de programática para disponibilizar todo o portfólio aos anunciantes. Entre eles, estão: o Gama, plataforma de compra de mídia da Globo, e o DV360, a demand side platform (DSP) do Google.
Ter um inventário digital tão amplo reforça o papel da Eletromidia na complementariedade entre meios, divulgando conteúdo que está também na internet e na TV, por exemplo.
Eletromidia auxilia na mensuração dos resultados das campanhas
Mensuração do out-of-home (OOH) sempre foi, até então, uma conversa difícil. Porém, com o avanço de tecnologias como big data e até mesmo a digitalização do inventário, hoje, é possível ter relatórios e mensurar diversos indicadores-chave de desempenho (KPIs) nas campanhas dos anunciantes.
A Eletromidia ajuda as marcas nas cinco camadas da mensuração do OOH: a primeira é a comprovação das entregas, via relatório de inserções e checking fotográfico; na segunda camada, entram os dados de audiência, como alcance e frequência; no terceiro nível, olha-se para pesquisas de mudança de comportamento, como brand lift e ad recall; a quarta camada são correlações de KPIs com as campanhas do digital — já que o out-of-home, normalmente, auxilia a influenciar os outros meios —; e, por fim, entregar os dados para modelos econométricos, como o marketing mix modeling (MMM).
“A empresa conta com um time de dados que desenvolve, além do sistema de métricas, metodologias de mensuração junto aos anunciantes, para entregar sempre a melhor solução e, claro, para conseguir entregar dados que podem ser utilizados em diversas metodologias de mercado, como o MMM”, explica Lucio Schneider, chief growth officer (CGO) da Eletromidia.
Em linha com as tendências
A atuação baseada na digitalização e ciência de dados da Eletromidia acompanha as tendências para o segmento de DOOH. Em linha com as tendências para o meio, listadas pelo estudo DOOH: A Transformação da Publicidade Out-of-Home do IAB Brasil, a empresa está à frente da expansão do uso de telas digitais; crescimento de mídia programática; compra de inventário com base em audiências e targets; aumento de integração do DOOH com mídias digitais; e utilização de realidade aumentada e virtual.
“O setor de mídia OOH vem passando por um momento de transformação significativa, com várias inovações emergentes prontas para remodelar a maneira como interagimos com a publicidade nesse segmento”, aponta Pacheco, acrescentando que a realidade aumentada permite a realização de ações que se conectam com o público de maneira “mais profunda e significativa”.
“Estamos avançando na capacidade de fornecer dados contextualizados e segmentados ao público de interesse das marcas, aprimorando o uso de análises de dados e insights do consumidor para criar campanhas altamente personalizadas e direcionadas”, define Pacheco.
Abrigo amigo gera impacto
Porém, as inovações não param por aí. O projeto Abrigo Amigo é uma espécie de atendimento eletrônico que visa fazer companhia às pessoas, principalmente mulheres, que se sentem vulneráveis ao esperar pelos ônibus.
A iniciativa, vencedora do Leão de Ouro no Cannes Lions, já conta com cem abrigos de ônibus distribuídos pelas cidades de São Paulo — com 70 equipamentos —, Campinas — 20 — e Rio de Janeiro — dez. Em quase sete meses de projeto, já foram realizadas mais de 5.200 chamadas — 60% realizadas por mulheres.
“Sempre pensamos em como podemos fazer projetos que possam levar algo às pessoas. Quando fizemos o projeto piloto, ficamos muito felizes e imaginamos que seria necessário o patrocínio das marcas para que ele pudesse ser escalado”, conta o chief sales officer.
“Na Eletromidia, nosso objetivo é transformar as cidades. Com o Abrigo Amigo, estamos fazendo exatamente isso. É uma iniciativa inovadora, que usa tecnologia para prestar um serviço relevante e fazer ainda mais parte da jornada de quem circula pelas cidades todos os dias”, explica Pacheco.