Brand Voice
APRESENTA
Elo busca a lembrança de marca definitiva
Empresa fez um dos seus maiores investimentos em comunicação de massa e ativação no ponto de venda para ampliar a visibilidade e a percepção de marca
APRESENTA
Empresa fez um dos seus maiores investimentos em comunicação de massa e ativação no ponto de venda para ampliar a visibilidade e a percepção de marca
Castelo, Sheila Mello, violoncelo, Chapolim com martelo, chinelo, Severiano Melo e camaro amarelo são algumas das expressões citadas na mais recente campanha da Elo. O uso do humor e das rimas traduz a estratégia da empresa de tecnologia de pagamentos de estar, definitivamente, na cabeça do consumidor. A marca brasileira une esforços de mídia para gerar visibilidade e reconhecimento e intensa ativação nos pontos de venda. De forma inédita, a campanha institucional agrega produtos e modelos de aceitação, em um formato que permite mais flexibilidade para desdobramentos futuros.
“O conhecimento e a consideração são muito importantes para nós neste momento. Estamos conseguindo resultados positivos de forma frequente – nossa participação de mercado, por exemplo, vem crescendo –, e, neste setor, conhecimento de marca é fundamental, principalmente quando a empresa se posiciona ao lado de gigantes globais”, afirma o diretor de marketing e comunicação da Elo, Luis Cassio de Oliveira. Atualmente, a companhia nacional ocupa a terceira posição no segmento, com 15% de market share. O número é bastante significativo se comparado com outros países em que as duas principais bandeiras internacionais somam 95% de participação.
A Elo atua em todos os estados com cerca de 14 milhões de estabelecimentos parceiros. No exterior, a marca está em mais de 200 países e territórios. Seu avanço no mercado é reflexo também do posicionamento que reforça a brasilidade e a autenticidade. A comunicação que está no ar, por exemplo, valoriza as escolhas genuínas. Essa, aliás, foi a primeira campanha criada pela AlmapBBDO, que conquistou a conta em janeiro deste ano e entregou o trabalho em tempo recorde. A atual ação da marca busca uma abrangência de público tanto para cartões de crédito quanto para de débito, juntando objetivos de negócios e de marca em uma série de iniciativas on-line e off-line para consolidar sua identificação com os clientes.
Oliveira conta que a comunicação permite flexibilidade para agrupar outras ações à mensagem institucional. “A campanha é baseada em marca, mas com intenção de capilaridade para pontos de vendas e ações promocionais. Isso permite falar de produtos e, mais para frente, de outros momentos da companhia; a ideia, inclusive, é trabalhar com essa linha de comunicação durante muitos anos”, diz o executivo. Outra novidade dos filmes foi a apresentação de todas as maneiras de aceitação do cartão Elo – por chip, e-commerce, aproximação e QR code, a mais recente tendência no segmento. “Trata-se de um ponto importante para mostrar que a Elo está sempre atuando e se atualizando no mercado de uma maneira global”, completa o diretor.
Ativação no PDV
Paralelamente à campanha – veiculada em TV aberta e fechada, internet, cinemas e digital OOH –, a Elo investe em ativação de marca em pontos de venda de todo o País. Desta vez, aproximadamente 20 estados participam da iniciativa. Este é o maior esforço já feito pela marca em PDVs. “Trabalhamos em uma grande ação de positivação, sinalização e de parcerias com restaurantes, supermercados, postos de gasolina e lojas de departamento do Brasil inteiro, realizada pela agência Metropolita. Desta forma, o consumidor é impactado pela nossa comunicação não só quando está em casa, mas também quando sai para viajar ou frequentar outros locais”, afirma.
O diretor acrescenta que essa união de mídia de massa com ativação vem sendo praticada há alguns anos e trazendo bons resultados. Um exemplo bem-sucedido da positivação de marca é o programa Elo Destinos (veja box), no qual a empresa trabalha a marca em locais turísticos, mas também atua com melhorias nos destinos e projetos sociais em parceria com comunidades, associações comerciais e prefeituras.
Além dos filmes e da ativação, a Elo acaba de lançar a quarta edição da campanha promocional Use Elo com alcance nacional. A promoção contempla os clientes com prêmios diários e estimula o pagamento por carteiras digitais, sem o cartão físico, ou QR code – uma das grandes apostas da companhia.
Severiano Melo ganha os holofotes se melhorias na cidade
Com um pouco mais do que cinco mil habitantes, a cidade de Severiano Melo, no Rio Grande do Norte, vive seus dias de glória. O local ganhou a mídia nacional ao ser citado em um dos filmes da nova comunicação da Elo e recebeu ações sociais e de ativação de marca nos mesmos moldes dos promovidos em áreas turísticas. Parte das iniciativas realizadas no município – que tem a produção de caju como principal atividade – pode ser vista a partir do dia 7 de junho no digital.
“Levamos a experiência do Elo Destinos para Severiano Melo, trabalhando com a comunidade em ações sociais e de melhorias, fazendo sinalizações e promovendo uma cobertura do que é possível ver na cidade, especialmente em relação ao caju. Essa é uma forma de retribuir pelo uso do nome na campanha que está no ar”, afirma o diretor de marketing e comunicação da Elo, Luis Cassio de Oliveira. No conteúdo on-line será possível conhecer pratos e bebidas locais. Em um dos vídeos, dona Diva, uma moradora de 95 anos, cozinha em sua panela sexagenária ao lado de Batista, chef e fiel escudeiro de Claude Troisgros.
Oliveira reforça que a atuação da Elo no município nordestino será de longo prazo, a exemplo do que ocorre no programa Elo Destinos. “Intensificamos as ações em momentos de pico, mas temos recorrência nos locais apoiados. É assim que construímos relacionamento e engajamento do consumidor com a marca. Em Severiano Melo, a parceria também será de muitos anos, independentemente da campanha”, diz o executivo.
Criado em 2016, o Elo Destinos tem como objetivo desenvolver um legado em 12 áreas turísticas envolvendo a marca com a população local por meio de projetos conjuntos com prefeituras, associações comerciais e estabelecimentos. Ao longo dos meses de pandemia, a Elo reforçou suas iniciativas sociais nessas localidades com a distribuição de cestas básicas para trabalhadores desempregados do setor de turismo e, recentemente, incluiu profissionais do setor de entretenimento, um dos principais pilares da marca.
Compartilhe
Veja também
As prioridades da Elo para 2022
CEO da empresa, Giancarlo Greco destaca investimentos em inovação, marketing e pessoas
Tecnologia local garante à Elo agilidade e flexibilidade de adaptação
Ferramentas antifraude pensadas para o mercado nacional e plataformas tecnológicas proprietárias trazem velocidade e diferencial competitivo à companhia