6 de setembro de 2021 - 0h00
Os benefícios de cartões de créditos estiveram tradicionalmente ligados aos pacotes padronizados, principalmente no segmento de viagens. No início de 2020, no entanto, a Elo chacoalhou o mercado com o lançamento do Elo Flex, uma plataforma inédita no Brasil que vai além dos perfis restritos de consumidores e permite a customização de serviços pelo próprio cliente. Poucos meses depois, a pandemia da Covid-19 cancelou as viagens mundo afora e evidenciou justamente o leque flexível dos benefícios oferecidos pela companhia, que incluía, na ocasião, educação on-line e cuidados com o corpo e a mente, por exemplo. Atualmente, são cerca de 30 serviços, sendo o streaming de áudio Deezer, a assistência Pet e a residencial os mais usados.
O Elo Flex traduz a estratégia de customer centric, o posicionamento de marca que valoriza a autenticidade e o DNA inovador da Elo. Pioneira no País, a plataforma tem como grande diferencial a possibilidade de seleção de benefícios de acordo com as necessidades e estilo de vida do portador do cartão. “O Elo Flex transferiu o poder de decisão para o consumidor. Nada melhor do que o próprio cliente saber o que quer e o que faz mais sentido naquele momento”, afirma o diretor de produtos e inovação da Elo, Felipe Maffei. Todos os cartões pessoais de crédito da Elo que possuem pelo menos num benefício são elegíveis à customização dos serviços. Em junho passado, a iniciativa foi estendida também aos cartões empresariais (leia mais no box).
Escolhas genuínas
“A customização de benefícios está 100% relacionada ao que o consumidor deseja. Para o lançamento, a Elo entendeu o mercado, conversou com os clientes e com seus 30 emissores, que também ouviram os seus públicos”, diz o diretor de marketing e comunicação da Elo, Luis Cassio de Oliveira, ao acrescentar que, a exemplo de outras iniciativas, a plataforma é a materialização da estratégia da companhia de ter o cliente no centro.
“O Elo Flex transferiu o poder de decisão para o consumidor. Nada melhor do que o próprio cliente saber o que quer e o que faz mais sentido naquele momento”, diz Felipe Maffei.
Além disso, o Elo Flex espelha o posicionamento “Vai na sua. Vai com Elo”, que é pautado em escolhas genuínas. A marca entende que seus clientes não devem ser classificados de acordo com padrões pré estabelecidos pela indústria, mas sim ter a liberdade para fazerem as próprias opções quando e como preferirem. “O posicionamento da autenticidade e das melhores escolhas é extremamente importante para a marca, para os nossos produtos, serviços e para a empresa como um todo”, conta Oliveira.
A adesão à plataforma vem apresentando resultados excepcionais com o lançamento constante de produtos e serviços Elo Flex. Dentre os destaques estão os benefícios de uso cotidiano, que tiveram um crescimento de uso de 153% pelos portadores de cartão Elo neste ano, em comparação a 2020. Segundo os executivos, quanto mais os clientes conhecem e entendem o conceito do Elo Flex, maior é a adesão.
Maffei explica que serviços ligados ao dia a dia, como streaming, bônus no celular e educação on-line ganharam mais relevância ao longo dos meses de pandemia. Caso o benefício não seja usado, ele pode ser substituído em 90 dias; se a utilização ocorrer, o prazo é de um ano. “O que hoje faz sentido, daqui a um tempo pode mudar, por isso, é possível fazer a troca na plataforma. Trata-se de um conceito muito poderoso em que o cliente realmente é o dono da situação”, conta o diretor.
Personalização de serviços é pioneira no segmento de cartões empresariais
A Elo acaba de estender o Elo Flex – sua plataforma de customização de benefícios – aos seus cartões de crédito empresariais. Além de serviços relacionados à rotina dos negócios, como assistência técnica para reparos, instalação de objetos, manutenção no estabelecimento comercial, há também opções para a vida pessoal do empreendedor nas áreas de saúde, entretenimento e bem-estar físico e emocional, por exemplo. Com a novidade, a Elo mantém seu pioneirismo na customização de benefícios, já que a companhia é a primeira do mercado a oferecer a personalização de serviços para cartões de pessoas jurídicas.
Ao todo são 25 benefícios, que atualmente podem ser acessados por empresas com cartões emitidos pelo Bradesco e Caixa Econômica Federal, mas que, em breve, estarão liberados para outros emissores. “O lançamento do Elo Flex no ano passado foi um marco na indústria de cartões, reforçando o DNA inovador e centrado no cliente da Elo. Agora ampliamos a plataforma para clientes pessoa jurídica, agregando diferenciais importantes para o dia a dia dos empresários e de seus negócios”, afirma Felipe Maffei, diretor de produtos e inovação da Elo.
Cliente e contexto
Para a definição do que será oferecido na plataforma, a Elo valoriza os clientes e o contexto. “Em um passado não muito distante, o hábito era o de usar os benefícios de viagem, o que, por todo cenário, perdeu relevância.
Luis Cassio de Oliveira conta que a plataforma reflete a estratégia de ter o consumidor no centro do negócio e o posicionamento de autenticidade da marca.
Além disso, ficamos muito atentos às mudanças de comportamento do consumidor até para robustecer a plataforma”, comenta o diretor de produtos e inovação. A parceria com o Deezer, por exemplo, foi uma resposta ao aumento do interesse dos clientes por streamings. Esse benefício, anunciado em março passado, é o preferido dos portadores de cartões da Elo nos últimos meses, com 56% das escolhas na plataforma.
O desenvolvimento de produtos e serviços customizados é estratégia em crescimento na empresa. Para Luis Cassio de Oliveira, essa é uma tendência irreversível na Elo e no segmento. Maffei concorda. “Buscamos oferecer o máximo de possibilidades, incluindo a customização sempre que possível. Focamos na visão de indivíduo, de que cada um é diferente. Esse é o posicionamento-chave da Elo”, finaliza Felipe Maffei.