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Proximidade que constrói

Conexão com parceiros e presença local reforçam os atributos de marcas como a Elo, que desenvolve estratégias baseadas na relação com todo o ecossistema


23 de outubro de 2020 - 22h43

Luis Cassio Oliveira, diretor de marketing e comunicação da Elo

O termo “customer centric”, utilizado com frequência como premissa de marcas e empresas para basear estratégias com foco nas dores e necessidades dos consumidores, nunca esteve tão em evidência, sobretudo, em um ano como 2020. No momento em que as restrições e desafios originados na pandemia de Covid-19 se intensificaram, ter o consumidor ao centro fez ainda mais sentido. E parte importante dessa ideia remete à proximidade.

A Elo, que está no mercado há nove anos e foi a primeira bandeira de cartões integralmente brasileira, entende que proximidade é base para estreitar o vínculo e levar benefícios ao seu ecossistema — portadores dos cartões, emissores, pontos de venda e parceiros tecnológicos, como desenvolvedores e startups. “Nosso trabalho é sempre de fora para dentro, ou seja, atendendo as necessidades dos nossos clientes e parceiros”, explica Luis Cassio Oliveira, diretor de marketing e comunicação da Elo.

Relações sustentáveis
Iniciativas da Elo orientadas aos ecossistemas fortalecem a conexão da marca e seus parceiros

Elo Destinos ­— Criado em 2016, o projeto Elo Destinos possui parceria com o comércio local, prefeituras e associações comerciais dos principais destinos turísticos do Brasil.

Elo do Bem — Extensão do projeto Destinos que já atendeu mais de 5,5 mil famílias que vivem e trabalham nas cidades Destinos.

Movimento Supera Turismo — A Elo apoia o movimento que busca a retomada segura e mais rápida possível da atividade turística pós-COVID-19 no Brasil.

Projeto Destinos

Chapada Diamantina (BA): ações conjuntas com prefeituras e comércio desenvolvem legado e geram engajamento

Pensar no ecossistema é desenvolver projetos que fortaleçam as parcerias. Sendo o turismo um dos pilares da Elo, ao lado de entretenimento e futebol, a marca iniciou, em 2016, o Elo Destinos, que tem como objetivo desenvolver um legado nas cidades engajando a marca com a população local por meio de ações conjuntas com prefeituras, associações comerciais e estabelecimentos em Jericoacoara (CE), Península de Maraú (BA), Morro de São Paulo (BA), Pirenópolis (GO), Praia da Pipa (RN), Brotas (SP), Porto de Galinhas (PE), Circuito Do Ouro (MG), Chapada Diamantina (BA), Vale Do Vinhedo (RS) e São Roque (SP).

Renata Ucha Campos, superintendente de marketing da Elo

Nos últimos quatro anos, a empresa apoiou as regiões com fornecimento de equipamentos para infraestrutura e melhorias dessas regiões, como itens para sinalização e que são percebidos e valorizados pelos turistas, como iluminação das ruas, placas de sinalização e carrinhos de mão para transporte de bagagem. “É muito comum, sobretudo em cidades turísticas, que o apoio ocorra somente na alta temporada. Nosso cuidado, no entanto, é de presença o ano todo”, explica Renata Ucha Campos, superintendente de marketing da Elo. Para as comunidades locais, o apoio impacta na melhoria das estruturas da cidade, inclusive para receber os visitantes e movimentar a economia. Para os clientes, reforça a percepção da responsabilidade e cuidado da marca com destinos tão importantes para o turismo no Brasil.

Elo do Bem
Durante a pandemia, o Elo Destinos ganhou uma extensão com o Elo do Bem, que nasceu com o objetivo de socorrer famílias que trabalham e vivem do setor de serviços nas cidades parceiras do projeto — entre artesãos, bugueiros, motoristas, garçons e outros profissionais. Na primeira fase, foram distribuídas cestas básicas para 5,5 mil famílias de trabalhadores informais em sete destinos turísticos. Na segunda, foi desenvolvida uma plataforma de doação para pessoas físicas, em parceria com a Doare, para ampliar o alcance da ação. Outro projeto foi desenvolvido em parceria com o Largados FC, que se propõe a ajudar clubes pequenos do interior paulista impedidos de competir incentivando torcedores a apoiarem, por meio de doações, aos clubes pequenos.

Música a serviço da solidariedade
Apoio às lives de artistas parceiros da Elo reforçam a importância do entretenimento como pilar

Villa Mix foi um dos parceiros da Elo durante o período de lives

Inovação de formatos e projetos foram fundamentais para ampliar a capacidade da Elo no apoio aos pilares da marca. Durante a pandemia, a parceria com os artistas, por exemplo, evidenciou um ponto importante como ação de apoio ao entretenimento. Entram na lista a live de Sandy e Junior, que já haviam desenvolvido uma parceria com Elo, em 2019, na turnê de aniversário da dupla, além de Villa Mix, Xand Avião e Carvalheira. “A gente criou essa cadeia para ajudar aos artistas e nos ajudar a continuar com essa estratégia de marca e participação em eventos”, diz Cassio.

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