Assinar

Eno transforma azia em alegria com pagode

Buscar

Eno transforma azia em alegria com pagode

Buscar

Brand Voice

APRESENTA

Eno transforma azia em alegria com pagode

Com foco na nostalgia dos anos 1990 e em ativações urbanas, marca aposta na conexão emocional com o público e na liberdade de comer sem preocupações


19 de março de 2025 - 0h00

“Eu me apaixonei pela comida errada. Ninguém sabe o quanto eu estou sofrendo: cheio de suor e esse olhar vidrado. Isso é cara de azia, sal de fruta Eno”. Os versos, que compõem uma paródia da música “Eu me apaixonei pela pessoa errada”, do grupo Exaltasamba, marcam as ativações de início de ano de Eno. A estratégia, que explora desde filmes para TV até ações com influenciadores, visa conectar o anunciante com os consumidores da categoria de antiácidos — pastilhas mastigáveis, sachê efervescente com duas doses e frasco com 20 doses do sal de fruta.

O fio condutor da campanha, desenvolvida em parceria com a Publicis, é uma evolução do mote “Cara de azia”, trabalhado em 2022, quando Eno trouxe à tona o húngaro András Arató, conhecido pelo meme “Chorrindo”. A ação afirmava que a expressão marcante do modelo era característica de quem sofria com azia e que Eno era a solução para este problema.

Casting do pagode celebra fim do desconforto gástrico

Agora, com foco em música, comida, humor e verão, a marca retoma essa abordagem com a campanha “Cara de alegria”, que tira a atenção da dor causada pela azia e joga luz sobre a liberdade de poder comer e beber aquilo que se gosta sem precisar sofrer com o desconforto gástrico.

No casting da campanha, estão grandes nomes do pagode, como o intérprete original da canção “Eu me apaixonei pela pessoa errada”, Chrigor, que fazia parte da formação original do Exaltasamba; e artistas que dominam a cena atual do samba, como Mumuzinho e Ferrugem.

Na véspera do lançamento da campanha, em novembro, os influenciadores da marca coordenaram uma ação em que trocavam a foto do perfil nas redes sociais para uma imagem com a expressão de “Cara de azia”. Em seguida, substituíram a imagem por uma foto com o termo “Cara de alegria” — indicando o alívio causado pelo sal de fruta Eno.

No verão, os pontos de venda das drogarias parceiras receberam a campanha da Eno, com o mote “Verão sem azia? Tá na mão!”

No verão, os pontos de venda das drogarias parceiras receberam a campanha da Eno, com o mote “Verão sem azia? Tá na mão!”

Eno está atenta aos desejos de seus consumidores

Toda a concepção das ações partiu de dois insights. A nostalgia em torno do pagode dos anos 1990 está em alta, engajando principalmente o público-alvo da marca. Além disso, cerca de dois terços dos consumidores sofrem com azia de maneira recorrente, mas a maioria das pessoas espera a dor passar sem tomar qualquer providência, segundo pesquisas com o target de Eno.

“A proposta que fizemos ao consumidor foi genuína. Temos uma marca moderna, inovadora e querida. As marcas precisam ser muito atentas e brilhantes para entender qual a conversa que já existe para entrar nela de maneira lateral, principalmente no ambiente digital, onde marca e consumidor falam de igual para igual”, destaca André Campos, diretor de marketing da Haleon, proprietária da marca Eno.

Eno amplia interação com os consumidores nas ruas
Marca investe em ativações urbanas no Rio de Janeiro e em São Paulo para expandir sua liderança no mercado de antiácidos

As ações de verão de Eno antecedem a campanha institucional da marca, que começará em março. O anunciante manterá o tom bem-humorado e a relação com o pagode nas ativações, porém, nesta nova etapa, a expectativa é de uma interação ainda maior com o consumidor nas ruas das grandes cidades, ampliando o desenvolvimento da categoria de antiácidos.

O foco será no Rio de Janeiro e em São Paulo. Na capital paulista, há ainda uma ação planejada para o inverno, quando a marca abordará a liberdade das comidas e bebidas típicas da estação.

A expectativa da empresa é de que, com o aumento no número de brasileiros que recorrem à categoria na hora da azia, haja também um ganho maior de share de mercado por parte de Eno, que lidera a busca por novos consumidores.

“Trouxemos à vida com o pagode essa campanha que é a ‘Cara de azia 2.0’. Dentro do território de leveza e bom humor, a gente faz esse plot twist e mostramos aos consumidores que Eno é o parceiro para você viver com cara de alegria”, afirma André Campos, diretor de marketing da Haleon, proprietária da marca Eno.

Pontos de venda conectados ao propósito da marca

A campanha também inclui o envelopamento de lojas-conceito em grandes praças da marca, como Rio de Janeiro, Campinas e Fortaleza. Os pontos de venda das drogarias parceiras receberam toda a comunicação da campanha de verão de Eno, incluindo o mote da ação: “Verão sem azia? Tá na mão!”. O objetivo da iniciativa é transformar o momento de compra em uma experiência que conecte os clientes ao propósito da marca, reunindo praticidade, eficácia e bem-estar.

“Como líderes da categoria, nosso papel é também educacional, fazendo um convite ao cuidado diário. Precisa ser muito criativo para falar da solução com todo o tom de voz que a marca tem. Essa tradução e fluidez no ponto de venda é o que cria consistência e o consumidor tem o convite para a compra no mesmo tom de voz, com a mesma leveza que ele recebeu lá trás, nas campanhas de mídia massiva”, afirma Campos.

Publicidade

Compartilhe

Veja também