Assinar

Estratégias unificadas aceleram resultados de negócio

Buscar

Estratégias unificadas aceleram resultados de negócio

Buscar

Brand Voice

APRESENTA

Estratégias unificadas aceleram resultados de negócio

Com soluções integradas que conectam diferentes canais, Epsilon destaca alto nível de personalização e mensuração avançada


11 de novembro de 2024 - 0h00

Diante da atenção e do consumo de mídia fragmentados, poucas demandas são tão urgentes para publicidade e marketing quanto a conectividade. A nova jornada do consumidor exige que as marcas estejam mais presentes em múltiplos canais, seja transmitindo mensagens relevantes no momento ideal ou fortalecendo uma atuação ativa e engajadora.

Entretanto, embora o Brasil seja um grande player em publicidade digital, ainda enfrenta desafios no desenvolvimento e na integração de dados entre canais, o que limita o potencial de uma experiência verdadeiramente conectada ao usuário, explica Santi Darmandrail, diretor-geral da Epsilon na América Latina — empresa líder para soluções e tecnologia de marketing e publicidade baseadas no indivíduo.

Construir uma estratégia coordenada exige ver o consumidor como um todo. “Todas interações precisam fazer parte de uma mesma conversa. Enxergar o cliente em sua totalidade e trabalhar a dissociação de dados é essencial para implementar estratégias conectadas”, afirma. “Isso só é possível quando as marcas decidem ter uma abordagem conectada, em que entrega, performance e resultados são mais importantes do que o foco em canais isolados”, complementa Phil Chaves, vice-presidente (VP) da Epsilon no Brasil.

Foco em entrega, performance e resultados

O primeiro produto lançado no Brasil pela adtech — com sede nos Estados Unidos e operações em todos os continentes — foi a Epsilon Digital, solução de ponta a ponta que conecta cada exibição, seja em mobile, display, vídeo online ou TV conectada (CTV), a uma pessoa real.

A Epsilon Digital é mais do que uma demand side plataform (DSP), uma vez que agrega, em uma única plataforma, as capacidades de onboarding de dados, gerenciamento de dados (DMP), otimização criativa de conteúdo (DCO), ativação de mídia e mensuração.

A solução, sem tech-fee e gerenciada pela companhia, é única, ao poupar tempo e orçamento das equipes de marketing. “Também aumenta a taxa de correspondência (match rate) entre os dados que a marca possui e os que serão ativados na campanha, diminuindo perdas de ad spend”, diz Chaves.

No Brasil, a Epsilon conta com 3,1 pontos de contato por pessoa, ampliando as interações entre marca e cliente

No Brasil, a Epsilon conta com 3,1 pontos de contato por pessoa, ampliando as interações entre marca e cliente

As tendências de TV conectada para 2025, segundo a Epsilon

Anúncios interativos e compráveis
Acompanhando a tendência crescente nas redes sociais, em que os usuários visualizam e compram produtos diretamente nas plataformas, os anúncios em CTV agora oferecem opções de interação e compra direta.

Publicidade endereçável
Campanhas voltadas para TV conectada afastam-se das comunicações massificadas, uma vez que focam em mensagens personalizadas, que façam sentido para as pessoas e os lares que estão atingindo.

Crescimento de ad-suported streaming
Com os principais players de streaming lançando mais planos que permitem anúncios, as marcas ganham mais acesso e opções para suas campanhas em CTV.

Publicidade programática
À medida que cresce o número de players em CTV, aumenta, para as marcas, a necessidade de adotar mídia programática, o que permite atingir mais inventários sem precisar lidar com diferentes otimizações e mensurações.

Integração de segunda tela
Estratégias de segunda tela complementam os anúncios de CTV e vice-versa. A marca é capaz de atingir os usuários em diferentes devices e momentos de interação, contando uma história mais fluida.

Mensuração entre canais
Os anunciantes estão interessados em entender como seus esforços em TV linear, CTV e outros canais digitais se conectam. Avaliam o impacto de seus investimentos em awareness, presença de marca, geração de leads e vendas.

A importância de métricas elaboradas e unificadas

Um dos problemas da falta de uma atuação unificada por parte das marcas é a mensuração, “que pode ser um pesadelo, quando se compara maçãs com laranjas, considerando que as plataformas mostram informações de maneiras distintas”, afirma o VP da Epsilon no Brasil.

A adoção de dados mais elaborados, como customer lifetime value (CLV) e retorno sobre o investimento publicitário (ROAS), que são viabilizadas pela Epsilon Digital, é essencial para resolver esse impasse. No mercado, essas métricas são pouco exploradas, pois os anunciantes costumam trabalhar com soluções variadas, que entregam dados fragmentados e falham em identificar a mesma pessoa em diferentes canais.

O uso de várias plataformas também pode causar a perda de dados durante os processos de migração, um problema que pode ser minimizado ao adotar uma solução única.

Conhecimento de identidade dos consumidores

Sob a crença de que “caminhamos para um mundo onde não haverá mais distinção de canais”, a Epsilon desenvolveu a tecnologia proprietária Core ID — a solução de identidade líder nos Estados Unidos.

A tecnologia possibilita identificar que uma mesma pessoa está por trás de diferentes devices, como CTV, celular e tablet, evitando a dissociação de dados. O Core ID também reconhece usuários que mudaram de nome e e-mail, fornecendo informações que complementam os dados first-party de uma marca.

No Brasil, a tecnologia identifica 96 milhões de pessoas — com 3,1 pontos de contato, em média, para cada uma —, fazendo com que o conhecimento não fique restrito apenas às interações entre a marca e o cliente. Todos os IDs são números que especificam um conjunto de dados anonimizados.

“O mercado brasileiro precisa expandir o uso e a compreensão de dados first-party”
Phil Chaves, vice-presidente da Epsilon no Brasil, destaca a importância de municiar as marcas com informações que permitam construir mensagens personalizadas

Expansão do uso e compreensão
“No mercado brasileiro, os dados first-party precisam ser compreendidos e enriquecidos para coletar mais conhecimento sobre os consumidores. No que mais estão interessados, quais são seus hábitos, como se relacionam com outras indústrias: tudo municiará a marca com contexto para criar mensagens personalizadas.”

Dissociação e fragmentos
“Outro grande desafio, não apenas para o Brasil, é a dissociação de dados, que estão distribuídos em diferentes plataformas, fazendo com que a marca veja, ative e mensure fragmentos de seus clientes. Quando a campanha termina, você começa tudo do zero, já que não conseguiu seguir a jornada completa do usuário.”

Ausência de traceabilidade
“As marcas interagem nos canais digitais e perdem a traceabilidade, ou seja, não sabem que uma mesma pessoa com quem estão se comunicando digitalmente já comprou off-line o produto ou serviço. Isso significa que a comunicação não é boa e que os resultados do marketing estão sendo contabilizados de forma errada.”

Atribuição e analytics
“Enxergar além do last click, taxa de cliques (CTR) e custo por clique (CPC) é essencial para desenvolver melhores estratégias e aumentar a receita. Uma campanha que gerou um número maior de cliques e conversões nem sempre foi a mais eficaz — pode ter trazido usuários que fizeram apenas uma única compra”.

“O mercado brasileiro precisa expandir o uso e a compreensão de dados first-party"

Time de especialistas e estratégias unificadas

Somado a soluções holísticas, ter um time de experts locais que trabalha de maneira integrada com as equipes globais de media delivery, criatividade e de mensuração ajuda a alavancar a atuação das marcas, destaca Chaves.

Além disso, estratégias unificadas de mídia digital, que ampliam as capacidades de visualização de toda a jornada de consumo do cliente, são o foco da Epsilon no Brasil.

Ao lado da empresa de soluções e tecnologia de marketing e publicidade baseadas no indivíduo, o anunciante consegue olhar o consumidor como um todo — e não para os seus fragmentos —, centrando a comunicação no cliente, em vez de em diferentes canais. Esse tipo de abordagem não apenas cria campanhas mais assertivas como consegue gerar insights valiosos.

Solução para CTV complementa estratégias digitais conectadas

Considerando historicamente a televisão como estrela da publicidade brasileira, é necessário enxergar o enorme potencial da TV conectada e não trabalhar o canal de forma desconexa à comunicação da marca.

A solução de CTV da Epsilon é integrada e atua como uma extensão das ações em mídia programática. É possível ativar campanhas na Epsilon Digital, conectando-as com as iniciativas para display, mobile e social. Além de smart TVs, consoles de jogos e set-top boxes (OTTs) podem ser incluídos.

Na frente de mensuração, essa abordagem multicanal proporciona uma visão do retorno sobre o investimento (ROI) e do impacto real no funil de vendas.

“Em relação à TV linear, a CTV permite uma visão 360° do comportamento e da jornada do consumidor, conectando os anúncios a outras interações digitais. Com segmentação baseada em dados, as campanhas de CTV conseguem aumentar a relevância das mensagens. Isso resulta em melhor reconhecimento de marca, consideração e conversões mais diretas”, explica Chaves.

Como funciona a solução de ponta a ponta Epsilon Digital
Identificador líder dos Estados Unidos já mapeia 96 milhões de usuários no Brasil e liga cada exibição a uma pessoa real

1. O primeiro passo para trabalhar todo o potencial da Epsilon Digital é a marca fazer o
onboard de seus dados na plataforma. Isso significa conectar suas diferentes fontes de dados, centros de processamento de dados (CDPs), data management plataforms (DMPs), plataformas de gestão de relacionamento com o cliente (CRMs) e tags do site de maneira que facilite o processamento e sincronização dos dados, a fim de ter uma visualização integral de seus clientes. O processo é feito de acordo com as legislações de privacidade, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

2. A plataforma mapeia duplicidades e conecta os fragmentos de uma mesma pessoa a identificadores individuais únicos.

3. No passo seguinte, a Epsilon Digital fornece as informações que sabe sobre este indivíduo, considerando o que a tecnologia Core ID mapeou sobre ele.

4. Todas essas informações, combinadas, resultarão nas adaptações automáticas dos key visuals das campanhas, inclusive de texto, utilizando as capacidades de otimização dinâmica de criativo (DCO) da Epsilon, alinhadas aos especialistas da empresa e à equipe criativa da marca. A tecnologia alinha o uso de dados com inteligência artificial para gerar peças criativas personalizadas, mas que estejam de acordo com a voz da marca.

5. Para campanhas multicanal, a entrega é otimizada por performance, impulsionando os tipos de conteúdo que funcionam em cada uma das mídias.

6. Todas essas capacidades são impulsionadas por tecnologias proprietárias da Epsilon e ocorrem em nível individual. A entrega das mensagens é ajustada com base na eficácia para cada usuário, garantindo que as pessoas certas recebam a comunicação adequada no canal que melhor corresponde à sua jornada.

Saiba mais sobre a Epsilon
Assista à entrevista com Phil Chaves, vice-presidente da Epsilon Brasil.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Personalização em escala redesenha marketing

    Personalização em escala redesenha marketing

    Epsilon traz ao Brasil a única plataforma que permite visualização única do onboarding à mensuração, passando pela ativação