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Além da conversão: Como fortalecer sua marca na Black Friday

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Além da conversão: Como fortalecer sua marca na Black Friday

Ativar o upper funnel é oportunidade para favorecer a preferência de marca


16 de outubro de 2023 - 0h00

Em meio ao frenesi das promoções e ofertas da Black Friday, uma estratégia muitas vezes negligenciada pelos anunciantes é o branding, ou seja, o fortalecimento da marca e a construção do seu reconhecimento. Ao incorporar elementos como estratégias de CTV, por meio do storytelling, as empresas cativam os consumidores equilibrando as táticas de vendas diretas com uma narrativa envolvente no topo do funil, maximizando assim as chances de conquistar a preferência do público.

Khalil Yaghi, Country Managing Director da Equativ, adtech global especializada em publicidade programática, ressalta a importância de manter o foco no branding, mesmo durante a Black Friday, quando muitos anunciantes se concentram exclusivamente em alcançar altas taxas de conversão. Segundo ele, a construção de uma marca forte é uma jornada contínua e que não deve ser negligenciada, mesmo nos momentos de alta pressão como a Black Friday.

“Em 2021”, explica Yaghi, “a Apple foi responsável por 74% do lucro global de smartphones, apesar de ser responsável por apenas 14% das vendas. O segredo desse sucesso está na força da marca, que conquistou a preferência dos consumidores ao longo do tempo”, afirma.

Taxa de conversão não é tudo

O direcionamento comum que muitas empresas adotam durante a Black Friday é concentrar seus esforços em alcançar altas taxas de conversão, muitas vezes relegando o topo do funil (o “upper funnel”) ao segundo plano. Caroline Millié Figueiredo, Gerente de Marketing da Equativ, argumenta que os meses e semanas que antecedem a Black Friday são a oportunidade perfeita para reforçar a associação da marca com valores que importam para os consumidores, como entrega rápida, frete justo, condições de pagamento flexíveis e atendimento preparado e humanizado.

“O que essa abordagem representa”, diz Caroline, “é a compreensão de que a Black Friday não deve ser apenas uma operação focada em performance, mas também uma oportunidade de construir e fortalecer a marca. A ideia é posicionar a Black Friday como uma opção premium para o usuário, oferecendo não apenas descontos, mas uma experiência de compra que cabe no bolso e um pós-venda sem complicações”, completa ela.

Alternativas de sucesso

Para alcançar e envolver o público de forma eficaz durante a Black Friday, Yaghi sugere a consideração de dispositivos de publicidade como os anúncios em CTV (Connected TV). Ele destaca que “a CTV oferece um mundo de entretenimento interativo, personalizado e inovador. De acordo com a eMarketer, 87% dos brasileiros preferem assistir a conteúdo em CTV em vez da TV linear”, ressalta.

Outra estratégia mencionada pelo executivo é o TV Sync, que integra verticalmente o funil de vendas com vídeos em CTV reforçados com anúncios digitais em dispositivos móveis. “Dados da Nielsen mostram que 70% da audiência de CTV usa uma segunda tela enquanto assiste a seus programas favoritos. A publicidade em CTV é altamente eficaz, e 60% dos espectadores de CTV se lembram da publicidade em vídeo antes do programa ou filme começar; e 59% dos usuários prestaram atenção à publicidade na CTV e compraram um produto”, explica se referindo a dados da pesquisa da Comscore, “CTV Usage in Latin America”, realizada em 2022.

Gerando resultados

A Black Friday não é apenas sobre vendas e promoções, acrescenta Caroline. “É também sobre branding e construção de uma relação duradoura com os consumidores. A estratégia inteligente para maximizar a margem de lucro não é apenas focar na performance, mas também na experiência do cliente e na construção de uma marca sólida. A Black Friday pode ser, assim, uma oportunidade não apenas de vender, mas de conquistar corações e mentes”, finaliza.

Sobre a Equativ

A Equativ é uma plataforma independente líder em tecnologia de anúncios criada para atender aos interesses de anunciantes e publishers. A Equativ fornece soluções seguras para a marca e para a privacidade que capacitam seus clientes a obter o máximo de impacto, respeitando os direitos dos consumidores, e combina a experiência do cliente com a excelência em engenharia para atender aos interesses da oferta e da demanda com igual profissionalismo e sofisticação técnica. Com sede em Paris e Nova York, a Equativ opera globalmente com uma equipe de 600 funcionários em 16 escritórios. A Equativ oferece ao mercado seu próprio servidor de anúncios independente, SSP, ferramentas de compra e serviços de mídia para cumprir a promessa da tecnologia de publicidade.

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