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Quase 100% dos gamers brasileiros usam o smartphone para jogar*

Descubra o formato DOOH como anúncio de game imersivo, escalável e engajador


11 de setembro de 2023 - 0h00

Enquanto o metaverso está em constante desenvolvimento, conquistando lentamente o espaço das marcas, o universo dos jogos oferece uma oportunidade imediata e altamente envolvente para os anunciantes. Isso é possível através do formato Digital Out Of Home (DOOH) In Game, onde as marcas podem se integrar ao ambiente virtual de forma não intrusiva, comunicando sua mensagem de maneira criativa e impactante. Nesse cenário, as possibilidades são realmente infinitas.

O primeiro mito é a ideia de que os jogos são um nicho, com uma audiência limitada. Contrariando essa crença, dados da GlobalWebIndex (GWI) revelam que o Brasil abriga impressionantes 59 milhões de gamers, demonstrando que este é um mercado vasto e diversificado, pronto para receber diferentes tipos de anúncios.

Outra lenda a ser dissipada é de que a audiência de jogos é principalmente composta por homens. A Pesquisa Gamer Brasil (2022) derruba essa noção equivocada, revelando que 51,5% dos gamers são mulheres. Isso desafia tal estereótipo e enfatiza a necessidade de estratégias de marketing inclusivas que considerem essa diversidade de gênero na audiência dos jogos.

Atingindo o mercado

A suposição de que é difícil adquirir inventário de qualidade em grande escala no universo dos jogos também precisa ser corrigida. Na Equativ, por exemplo, trabalhamos com 280 editores, 2.054 domínios de jogos e 20.400 aplicativos, oferecendo aos anunciantes uma ampla gama de opções para atingir seu público-alvo de maneira eficaz.

É essencial, ainda, considerar que os anúncios em jogos não se limitam a criar conscientização (awareness) da marca. Eles podem contribuir para o desempenho em todas as etapas do funil de marketing, desde a conscientização até a conversão. Essa abertura torna, portanto, os anúncios em jogos uma ferramenta poderosa para atingir diversos objetivos de marketing.

A evolução dos formatos

Segundo a GWI, os dispositivos preferidos dos gamers no Brasil são os smartphones, com 98,40% de preferência. Em seguida, vêm os computadores pessoais, com 69,90%, e os consoles de jogos, com 63,20%. Esses números não destacam apenas a predominância dos dispositivos móveis, mas também enfatizam a importância de estratégias publicitárias específicas para esse mercado, levando em consideração os formatos disponíveis.

A evolução dos formatos de anúncios em jogos acompanha o desenvolvimento dessa indústria em constante mutação. No início, com o Gaming 1.0, os anúncios eram pequenos e muitas vezes impactavam negativamente os jogadores. Era uma época em que a publicidade nos jogos ainda não havia encontrado seu equilíbrio.

Game 1.0 | Anúncios em formato de banners

Game 1.0 | Anúncios em formato de banners

Com o tempo, os formatos intersticiais se tornaram mais comuns, marcando um progresso significativo com a era do Gaming 2.0. No entanto, muitos jogadores ainda viam esses anúncios como intrusivos e evitavam o engajamento. Tornou-se evidente a necessidade de encontrar uma abordagem mais eficaz.

Game 2.0 | Anúncios em formato interstitial

Game 2.0 | Anúncios em formato interstitial

Foi então que o Gaming 3.0 entrou em cena, introduzindo os formatos “vídeo-rewarded”. Essa modalidade permitiu um incremento significativo nas viewabilitys e taxas de finalização, graças às recompensas dadas pela visualização do anúncio. Com isso, as marcas puderam construir uma conexão mais profunda com seu público, aumentando a lealdade do jogador com a marca.

Game 3.0 | Anúncios em formato vídeo-reward

Game 3.0 | Anúncios em formato vídeo-reward

A inovação, no entanto, chegou com o Gaming 4.0, onde os formatos de In-Game Digital Out-of-Home (DOOH) conquistou seu espaço, dando às marcas a possibilidade de fazerem parte do jogo de forma não intrusiva, tornando seus anúncios visíveis durante toda sessão do jogador, trazendo oportunidades ilimitadas para a comunicação da marca e envolvendo os gamers de forma contínua.

Game 4.0 | Anúncios em formato DOOH In Game

Game 4.0 | Anúncios em formato DOOH In Game

A Equativ é uma empresa que se destaca no cenário da publicidade digital, oferecendo soluções avançadas e inovadoras para anunciantes e editores em todo o mundo. Tanto, que conquistou um lugar de destaque no cenário dos anúncios de Esports/Gaming ao ser nomeada no prestigiado prêmio “Digiday”, na categoria de “Melhor Tecnologia de Anúncios de Esports/Gaming”. Nomeação que confirma o compromisso contínuo da Equativ em inovar e elevar o padrão no mercado de anúncios de maneira geral.

Sobre a Equativ

Com uma plataforma independente criada para atender aos interesses de anunciantes e editores, fornecemos soluções seguras para a marca e a privacidade que capacitam seus clientes a obter o máximo de impacto, respeitando os direitos dos consumidores, e combinando a experiência do cliente com a excelência em engenharia para atender aos interesses da oferta e da demanda com igual profissionalismo e sofisticação técnica. Com sede em Paris e Nova York, a Equativ opera globalmente com uma equipe de 600 funcionários em 16 escritórios, oferecendo ao mercado seu próprio servidor de anúncios independente, SSP, ferramentas de compra e serviços de mídia para oferecer tecnologia de publicidade altamente eficiente.

Quer saber mais?

Entre agora mesmo em contato conosco para, em parceria, desenvolvermos uma campanha de sucesso. Nosso time está à disposição. Conheça o trabalho da Equativ em: https://equativ.com/Brazil

*Source: GWI Reports and Core Data - Brazil, Q3 Q4 2021, Q1 Q2 2022

*Source: GWI Reports and Core Data – Brazil, Q3 Q4 2021, Q1 Q2 2022

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