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O boom do esporte na TV Conectada
Conduzido sobretudo por práticas esportivas ao vivo, YouTube explode em audiência na CTV, abrindo oportunidades para anunciantes e creators
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Conduzido sobretudo por práticas esportivas ao vivo, YouTube explode em audiência na CTV, abrindo oportunidades para anunciantes e creators
Diferentemente da época em que a programação em frente à televisão era exclusivamente pautada pelo horário da grade, agora o telespectador consegue escolher o melhor horário e momento para assistir o que deseja. Na sala de estar, a adoção da TV Conectada (CTV) só avança. Segundo estudo da Magnite, entre os motivos para acompanhar com mais frequência o streaming, estão: o poder de pausar um programa para assistir mais tarde (52%), o favoritismo pelo acervo (44%), a descoberta de conteúdo (44%), a possibilidade de maratonar o que se deseja ver (45%), a acessibilidade (42%) e o entusiasmo por materiais exclusivos e originais (44%).
No ano passado, o YouTube foi a plataforma de vídeo online mais assistida no País, em qualquer tipo de dispositivo, aponta a Kantar Ibope Media. O serviço do Google ficou à frente de todas as outras plataformas de vídeo online. No período, registrou quase o dobro da audiência da TV paga, ficando atrás apenas da TV aberta. Com 120 milhões de usuários mensais no Brasil, de acordo com a ComScore, a plataforma demonstra força na TV Conectada, único device cujo uso vem crescendo de forma significativa, segundo a pesquisa TIC Domicílios — em 2018, quando começou a série histórica, 29% da população acessava a internet pela televisão; no ano passado, esse índice chegou a 58%.
Para Alessandra Gambuzzi, diretora de projetos de conteúdo do Google no Brasil, os hábitos do brasileiro ajudam a explicar essa convergência. “Televisão é um equipamento que faz parte da cultura local, e o YouTube é extremamente democrático. Dentro da plataforma, CTV é o dispositivo que mais cresce. Traz um público mais jovem, de 19 a 45 anos. É uma mídia mais balanceada com a população demográfica nacional”, diz.
Na corrida pela atenção dos usuários, o esporte é fator decisivo. O YouTube é um destino popular de grandes eventos esportivos transmitidos ao vivo, desde as Copas do Mundo Masculina e Feminina aos campeonatos estaduais, como Paulista e Carioca. Para este ano, foram anunciados, ainda, os Jogos Olímpicos de Paris, a Euro-24 e a Europa League. “É uma transformação quase cultural, se pensarmos que até pouco tempo só havia um grupo de mídia transmitindo todas as competições”, afirma Gambuzzi.
Durante eventos ao vivo, CTV é o dispositivo que responde pela maior participação. “Aconteceu uma mudança de linguagem, porque a plataforma trouxe novos criadores, negócios e marcas para esse território”, explica. Dentro do YouTube, por exemplo, a Olimpíada de Paris será uma das competições que receberá grandes investimentos em esportes no ano. A CazéTV, comandada pelo streamer Casimiro Miguel, detém direitos de transmissão de todas as modalidades e exibirá 500 horas de conteúdo ao vivo.
Outro projeto mostrará os bastidores e as curiosidades do Time Brasil, em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Play9. Um programa ao vivo promovido pelas marcas patrocinadoras será chamado na homepage e um estúdio dentro da Casa Brasil receberá criadores, como o Podpah e Fátima Bernardes — antiga estrela de coberturas de Copa na TV aberta.
A recente mudança no cenário dos direitos de transmissão também impulsionou o avanço dos esportes ao vivo, explica Victor Machado, gerente de parcerias de esportes do YouTube no Brasil. “O mercado nacional está entrando na fase da maturidade, onde já estão o norte-americano e o europeu. Isso significa que o detentor de uma competição fatia os direitos, justamente para maximizar seu alcance. Trata-se de uma oportunidade estratégica para as entidades esportivas locais”, afirma.
Fortalecer a tríade futebol, esportes femininos e esportes olímpicos é um dos focos da plataforma, bem como destacar a jornada completa que um amante de esportes pode consumir — canais de jornalistas conhecidos, dos clubes, de jogadores e torcedores de destaque; mesas-redondas; podcasts; reacts de grandes lances; e reviews de produtos esportivos, tutoriais que ensinam “como fazer”.
Porém, o esporte ao vivo, reforça Machado, é o ápice da indústria. “As pessoas reúnem-se para ver um jogo importante. A cultura de televisão é muito enraizada no País. Para esses momentos, o YouTube tem uma fortaleza, que é a qualidade da infraestrutura para distribuir conteúdo ao vivo”, diz. O executivo ressalta o caráter democrático do serviço, que não exige criação de uma conta ou login de acesso.
Para anunciantes e produtores de conteúdo, a oportunidade de trabalhar com a plataforma na TV Conectada já traz resultados. “O YouTube está se transformando na TV da sala, ou seja, na tela principal da casa. Isso está alinhado com a nossa proposta de fazer da transmissão esportiva uma grande conversa”, diz Guilherme Lenz Cesar, head comercial da LiveMode, empresa parceira de Casimiro.
Para os primeiros Jogos Olímpicos e a UEFA Euro do canal, antecipa o executivo, a ideia é reunir grandes estrelas do esporte, entretenimento e criadores, produzindo uma experiência 360º para os fãs e tornando a CazéTV um palco de inovação para as marcas patrocinadoras das competições.
Além disso, é possível observar um perfil multitela da Geração Z, que usa a televisão para facilitar a navegação simultânea pelo celular.
Nascida no YouTube, a content tech NWB criou a marca Desimpedidos, há dez anos, para produzir conteúdo de entretenimento sobre futebol no digital. Hoje, tem uma network com mais de 200 canais afiliados. No carro-chefe, quase metade da audiência vem de TVs Conectadas. Entre os espectadores de 13 a 24 anos, praticamente 50% assistem ao canal pela TV. Já no recorte de 18 a 44 anos, o consumo por CTV salta para mais de 80% dos usuários. “Entendemos que esta audiência prefere ter um momento de lazer com mais conforto, em tela cheia, utilizando a TV Conectada como substituta dos programas tradicionais de futebol”, diz Rafael Grostein, fundador da NWB.
Consciente desses parâmetros, a empresa vem trabalhando para melhorar a qualidade do conteúdo e o aproveitamento dos vídeos em 4K. Outro foco de atenção está no algoritmo de cada nicho dos canais, para impulsionar organicamente a recomendação automática. “Aproveitamos da melhor maneira os dados, viramos referência no nicho de interesse em questão e atraímos a audiência para nosso conteúdo”, explica o executivo.
De messi campeão do mundo a Fátima Bernardes Youtuber
Confira cases de sucesso na plataforma e projetos que ganharão as telas na Olimpíada
Copa Masculina
Pela primeira vez no Brasil, o YouTube hospedou 22 jogos ao vivo da Copa do Mundo Masculina, em 2022, por meio de uma parceria entre o criador Casimiro e a LiveMode. Recém-criado, o canal CazéTV ganhou mais de 5,5 milhões de inscritos durante o Mundial e seu conteúdo foi visto 500 milhões de vezes.
E a Feminina também
O YouTube foi a única plataforma a transmitir todos os 64 jogos da Copa do Mundo Feminina de 2023. Três duelos da seleção brasileira foram promovidos com Live Mastheads e o jogo Brasil e Jamaica tornou-se a partida de futebol feminino mais assistida da história do YouTube no mundo — 1,9 milhão de espectadores simultâneos no pico.
Clássicos paulistas
Desde 2022 no YouTube, a transmissão gratuita de jogos do Campeonato Paulista Masculino faz parte da parceria entre a plataforma e a Federação Paulista de Futebol (FPF). Neste ano, as partidas foram transferidas do canal da entidade para a CazéTV — e 70% da audiência veio de TVs Conectadas.
Paris-2024
A CazéTV transmitirá os Jogos Olímpicos de Paris ao vivo no YouTube, diretamente da França, com mais de 500 horas de conteúdo. Já o projeto Paris É Brasa terá programas diários gravados em um estúdio na Casa Brasil, com Fátima Bernardes, Podpah e outros criadores. A ideia é adicionar uma linguagem jovem a um evento que também busca o rejuvenescimento de sua audiência.
YOUTUBE CRESCE EM AUDIÊNCIA E REINVENTA CONTEÚDO ESPORTIVO | ||
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AUDIÊNCIA DO YOUTUBE NO BRASIL | ||
+ de 120 milhões de usuários mensais | ||
+ de 76 milhões de usuários mensais acessam a plataforma na CTV** | ||
NO MUNDO | ||
+ de 1 bilhão de horas de conteúdo do YouTube são assistidas em TVs todos os dias** | ||
Fontes: *ComScore e **Google | ||
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SHARE DE AUDIÊNCIA NO BRASIL | ||
PLATAFORMAS DE VÍDEO ONLINE | ||
YouTube 16,1% Outras 11% | ||
Fonte: Kantar Ibope Media, entre janeiro e dezembro de 2023 | ||
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O QUE PENSAM OS FÃS DE ESPORTES NO BRASIL | ||
80% acreditam que o YouTube está reinventando a forma como o conteúdo esportivo é consumido | ||
83% dizem que, enquanto a mídia tradicional privilegia a cobertura de alguns esportes, o YouTube tem todos | ||
66% já compraram produtos relacionados ao seu esporte favorito por causa de um vídeo na plataforma | ||
77% concordam que o YouTube é o lugar ideal para popularizar a diversidade no futebol | ||
75% concordam que o serviço contribui significativamente para ampliar a visibilidade das mulheres no futebol | ||
Fontes: Offerwise, 2022 e 2023 |
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