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Por Grupo RBS
Planeta Atlântida 2019: Festival de Experiências
Sold out, 42 atrações em três palcos e ativações das marcas patrocinadoras marcaram a 24ª edição da maior festa do verão gaúcho
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Sold out, 42 atrações em três palcos e ativações das marcas patrocinadoras marcaram a 24ª edição da maior festa do verão gaúcho
8 de fevereiro de 2019 - 16h49
A 24a edição do Planeta Atlântida entrou para a história do festival. Com sold out, o megaevento reuniu mais de 40 atrações que se revezaram entre os três palcos do Parque Planeta em 22 horas de música e recebeu um público de mais de 80 mil pessoas em dois dias.
Mas o festival não se resume às experiências proporcionadas para os milhares de planetários presentes na SABA, no litoral gaúcho. Ao contrário, estima-se que o Planeta Atlântida tem um alcance potencial de mobilizar 200 milhões de pessoas em todo o mundo via transmissão de TV, rádio ou por redes sociais, repercutindo o Rio Grande do Sul em outros Estados e países.
O festival foi exibido ao vivo pelo Multishow e teve uma cobertura intensa feita pelos veículos do Grupo RBS, com transmissão dos shows pelo g1.com.br/rs e pela Atlântida, e dezenas de matérias e flashes ao vivo na RBS TV, no jornal Zero Hora e em GaúchaZH, alcançando milhares de ouvintes, leitores e telespectadores das mais variadas regiões.
Além disso, somente pelas redes sociais oficiais do festival, 18,5 milhões de pessoas foram alcanças com os mais de 700 conteúdos produzidos exclusivamente para os canais. E, como o próprio DJ Alok lembrou no encerramento do megaevento enquanto fazia um live vídeo em seu Instagram, a transmissão também é feita para o mundo todo nas redes sociais dos artistas. Só na rede de Alok há 10 milhões de seguidores, e o número fica gigantesco se forem somados também os de seguidores de Anitta, Wesley Safadão e outras estrelas que passaram pelo festival.
Quem também aproveita o festival para alcançar novos públicos são as marcas. Nesta edição, foram quatro patrocinadores que levaram experiências para o público dentro do megaevento: a Schin, a Renner, o Agibank e a Coca-Cola.
Em seu 14º ano consecutivo como patrocinadora do evento, a Schin apresentou um meeting point especial, com apresentações surpresa de DJs e tomadas para carregar o celular. A marca também arrecadou copos usados para reciclagem no espaço Estrela do Planeta e presenteou com fotos mega especiais os planetários que conseguirem juntar cinco unidades.
Parceira do evento há mais de duas décadas, a Renner foi responsável pela instalação de uma roda-gigante no Parque Planeta. Quem quis entrar na brincadeira e ver o festival das alturas ainda ganhou uma foto sua impressa, capturada na posição mais alta das gôndolas. Para quem quisesse esticar as pernas durante o festival, teve ainda o Lounge Renner, espaço de descanso que também estava equipado com várias tomadas para carregar o celular.
Além de ser o meio preferencial de pagamento dentro do Planeta, o banco Agibank teve um espaço especial na SABA. Os planetários puderam descansar da maratona de shows em alguns pallets espalhados pelo local, enquanto carregavam seus smartphones. A marca ainda ofereceu estruturas luminosas para o público fazer fotos instagramáveis nesse espaço e na área Selfie Spot, localizada no bosque do evento.
Já a Coca-Cola não deixou os planetários parados com a Arena Vai no Gás. Foram 150 metros quadrados de muita borbulha e interatividade na pista do evento. Num formato diferente e com ângulo que permitiu apreciar os shows do palco principal, a galera curtiu o line-up de DJs nos intervalos, brindes e muita dança.
Ainda na pista, um espaço de 16 metros quadrados foi dedicado aos apaixonados pela marca Sprite e ao retorno da versão original da bebida ao mercado. Para representar os conceitos da marca, foi preparado um espaço com muito gelo, latinhas de Sprite para o público e interatividade. Outra marca que vai esteve presente no Planeta é a Coca-Cola Café Espresso Plus, que tem em sua formula 40% mais cafeína e 50% menos calorias. Para os convidados do camarote, a degustação iniciou já no receptivo e seguiu durante as duas noites. Os demais planetários puderam dar um gás a mais, com gosto de café, nas ações da Arena Vai no Gás.
A edição de 2019 também foi marcada pelo ingresso solidário, novidade que ofereceu superdescontos para os ingressos do festival e, ainda, destinou R$ 10 do valor de cada entrada para ONGS selecionadas pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) que trabalham a música na inclusão social de adolescentes e jovens.
O impacto também é grande na economia local. Um exemplo disso é o fato de que, apenas na última edição, a organização e a realização do evento geraram R$ 1,2 milhão em impostos diretos – o valor chega a pelo menos R$ 3 milhões considerando também tributos indiretos. Durante a montagem da estrutura, ao menos 3 mil pessoas foram credenciadas para trabalhar durante 25 dias. E, apenas nos dois dias de Planeta Atlântida, 2,5 mil trabalhadores estiveram envolvidos. Nesses períodos, as cidades do litoral do Rio Grande do Sul costumam ver a ocupação nos hotéis e o movimento no comércio aumentarem significativamente.
E ano que vem tem mais: realização do Grupo RBS e da DC Set Promoções, o Planeta Atlântida já iniciou os preparativos para oferecer aos planetários a 25ª edição da maior festa do verão gaúcho em 2020.
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