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Achou que a LGPD não ia pegar, né? Pois é, já pegou e vai impactar seus Ads!

O mercado de privacidade e como ele impacta a indústria do marketing

  • Em umas das suas mais recentes resoluções a ANPD - Autoridade Nacional de Proteção de Dados, publicou uma série de direcionamentos a respeito do uso de cookies dentro dos sites

    Em umas das suas mais recentes resoluções a ANPD - Autoridade Nacional de Proteção de Dados, publicou uma série de direcionamentos a respeito do uso de cookies dentro dos sites

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24 de junho de 2022 - 0h00

Muita gente tentou fugir e dizer que a LGPD não ia dar em nada.

Em umas das suas mais recentes resoluções a ANPD – Autoridade Nacional de Proteção de Dados, publicou uma série de direcionamentos a respeito do uso de cookies dentro dos sites e, ainda mais especificamente, quanto aos modelos de avisos de cookies e suas especificidades.

Neste caso, especificamente, a ANPD está avaliando o seu próprio site e banner de cookie, nos dando o exemplo de como ela irá também avaliar os avisos disponíveis no mercado em seu trabalho regulatório.

Abaixo um resumo da resolução:

 

Recomendações da ANPD

Recomendações da ANPD

Ou seja, aviso de cookies “fake” ou somente aquele “Li e aceito”, não estão adequados! Leia aqui o texto da ANPD na íntegra.

A LGPD veio pra ficar!
Esse é somente mais um passo diante das inúmeras etapas que ainda estão por vir.

Outra novidade da ANPD é que ela se tornou uma Autarquia de Natureza Especial. Isso quer dizer que ela terá muito mais liberdade de agir e recursos para desempenhar o seu papel. Uma outra Autarquia que você certamente já conhece é o Banco Central.

Ou seja, a estruturação está tomando forma. Outra consequência deste ato, é que assim a ANPD se adequa aos padrões das agências reguladoras internacionais, ganhando autonomia e por consequência sendo melhor equiparada à GDPR, por exemplo.

A publicidade é o motor da internet.

A frase do Zuckerberg “We run ads”, em sua defesa no senado sobre como monetizava o Facebook, foi só a externalização do que todos do mercado já sabiam.

As marcas e suas ações já fazem parte da nossa rotina na internet, muitas vezes nós até confundimos o que é entretenimento com publicidade. Fica até difícil imaginar quantas mais oportunidades serão criadas com os novos horizontes da internet 5G, IoT e todas as possibilidades da realidade aumentada!

Mas, se a publicidade é o motor da internet, como fica então a necessidade desta verba para a manutenção da rede em um mercado bilionário? Sem falar das suas consequências e escândalos de quebra de privacidade.

Enfim, foram justamente estes pontos que nos conduziram à criação das inúmeras leis de privacidade ao redor do mundo. Hoje, ao olharmos para esse passado recente, já temos alguns aprendizados. Estima-se que desde 2018, com a criação da GDPR, legislação europeia de regulação de uso de dados, um novo mercado inteiro surgiu como oportunidade.

Um novo mercado foi criado

Em um mercado avaliado em mais de U$25,8 Bilhões de Dólares movimentados por ano, inúmeros são os produtos e serviços voltados à privacidade e proteção de dados.

Desde Consultorias de Adequação a LGPD, GDPR, CCPA, PIPEDA e afins, certificações como a ISO 27001, por exemplo, Serviços de Mapeamento de Dados (Data Mapping), Plataformas de Gestão de Consentimentos – CMP, Produtos Financeiros de segurança e blindagem patrimonial, em caso de vazamento de dados, Profissionais de Segurança da Informação que se especializaram nas demandas das novas regulações; enfim, de fato um novo mercado foi criado e está apenas no começo.

Até mesmo uma nova profissão foi criada, que é a do Encarregado de Dados ou Data Protection Officer, principal porta-voz da empresa entre os cidadãos e as autoridades.

Nós que lidamos diariamente com os questionamentos e problemas deste mercado, no atendimento a clientes, encontramos uma dúvida que é sempre comum:

Como fica o marketing digital com as novas leis de privacidade?

Fomos educados por uma cultura que sempre priorizou ao máximo o uso de dados. As estratégias “Data-Driven”, a criação de banco de dados e suas análises já estão mais que implementados e acessíveis às empresas.

Não nos faltam oportunidades de leitura e coletas de dados, rastreamento de usuários de ponta-a-ponta, independente do local e do dispositivo, temos uma maneira de coletar e tabular esses dados.

Uma das primeiras perguntas que fazemos aos clientes, quando questionados sobre o real significado da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD na sua operação é:

De todos estes dados coletados, quantos deles são de fato essenciais?

Desses milhares de contatos tabulados e armazenados na sua empresa, quantos são acionáveis e estão prontos para comprar o seu produto, hoje?

Quando analisamos essas métricas de bases de dados das empresas, alguns números servem mais para alimentar a vaidade e mensurar o esforço dos envolvidos, do que para o resultado de vendas e a tomada de decisão, de fato.

Como fica esse controle e gestão dos dados pessoais na sua empresa?

Nem tudo são cookies

Quantos dados passam pela sua empresa?
Quantas pessoas estão envolvidas neste fluxo?
Existe um backup ou armazenamento dos dados?
Quais as práticas de governança que vocês já conseguem mensurar?

Cada vez que nos deparamos com o desafio da adequação esbarramos em vários pontos de complexidade. Tudo parece um grande labirinto.

Justamente por isso que a LGPDNOW auxilia centenas de empresas na adequação dos seus processos unindo a tecnologia com um método consultivo. Para cada cliente desenvolve-se um mapeamento de dados e todas as informações necessárias para que os fluxos sejam detalhados e organizados dentro das responsabilidades da legislação. Um software que centraliza toda essa complexidade!

Não é correto resumir a adequação à LGPD a um simples aviso de cookies.

Mas, também é preciso olhar o todo e entender que cada empresa tem seu modelo de negócio, suas características! Algumas das novas empresas, 100% digitais, têm na gestão dos consentimentos dos dados coletados o seu mínimo necessário. Pois, todo o restante já está mapeado, o que facilita a adequação como um todo.

Você definitivamente não está sozinho nesse desafio!

Criamos esse material que vai te ajudar a dar o primeiro passo:

10 processos do seu marketing que você deve repensar, por conta da LGPD!

Ele servirá de guia com exemplos e situações para você rever com a sua equipe.

Como você vai aproveitar desse mercado e trazer valor para a sua empresa?

Para isso estamos aqui!

Independente da Base Legal, onde construímos a adequação da nossa empresa, sejamos os profissionais que enxergam a legislação como uma nova oportunidade de subir a régua, de aplicar o nosso conhecimento com qualidade e respeito aos nossos clientes e visitantes!

A LGPD trouxe novas regras, novos processos de marketing, novos cargos.

Por que então, não antecipar os novos padrões e as novas referências de qualidade que serão ao fim percebidas pelos nossos clientes?

Um dos belíssimos conceitos, como o Privacy by Design, pode, e deve sempre ser trazido à tona! Pois, valoriza a liberdade dos cidadãos na busca por um Design que respeite a Privacidade, em todos os pontos de contato com ele.

Sim, a privacidade tornou-se um mercado.

Cabe a você dominá-lo para agregar mais e mais valor ao seu negócio e, para isso pode contar com a gente!

Vamos marcar uma conversa e resolver sua adequação de uma vez por todas!

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