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OOH onde as pessoas querem estar

Com atuação em condomínios residenciais e shoppings centers, Helloo impacta o público em momentos de lazer e entretenimento


17 de julho de 2023 - 0h00

O maior interesse dos anunciantes na procura incessante por gerar performance à comunicação é o de aproveitar o momento em que o consumidor está mais propício a ser impactado por uma mensagem publicitária. Em condomínios residenciais ou shopping centers, locais de atuação da Helloo, empresa especializada em mídia out-of-home (OOH), entender o comportamento da audiência e distribuir estrategicamente campanhas via inteligência de dados, segmentação e escala proporcionam a criação de conexões genuínas com marcas.

O potencial de conversão e engajamento de ambos os ambientes está nos números: segundo dados da Helloo, as pessoas circulam, diariamente, em média, cinco vezes nos elevadores de prédios onde residem. Já os 628 shopping centers distribuídos pelo Brasil atraíram, em 2022, mais de 443 milhões de visitantes por mês, atingindo um faturamento de R$ 191,8 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce).

 Campanha da Amazon Prime Video contou com túnel em led em shopping para anunciar a série original Citadel

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Capilaridade que gera impacto
Presente em 95 shoppings e mais de 5 mil condomínios residenciais no Brasil, a Helloo consegue impactar cerca de 44 milhões de pessoas únicas a partir das mais de 12 mil telas oferecidas ao mercado para a exposição de peças publicitárias. Destaca-se também a capilaridade das ações realizadas, já que a companhia está presente em 49 cidades, de 17 estados brasileiros, em todas as regiões do País.

“A Helloo conversa com o público exatamente onde ele quer estar. Em casa ou no shopping, os dois ambientes são os mais propensos a receber qualquer tipo de impacto para mídia”, afirma Heitor Pontes, chief sales officer (CSO) da empresa. “As marcas já identificaram que, para se destacar no mercado, precisam customizar a comunicação de acordo com cada ambiente e veículo. Temos essa expertise para levar a mensagem, nos apropriando do momento de experiência junto ao público”, explica.

As telas da Helloo instaladas marca e consumidor em edifícios residenciais conectam a família com os anunciante

As telas da Helloo instaladas conectam marcas e consumidores em edifícios residenciais e promovem sinergia entre famílias e anunciantes

Inteligência de dados e geolocalização
Um dos diferenciais da companhia para a elaboração das estratégias de comunicação é ter dados proprietários dos ambientes onde atua, além do uso de geolocalização que permite mensurar a quantidade de pessoas que transitam entre suas casas e o shopping, possibilitando aos anunciantes a realização de ações com mensagens complementares. A Helloo acompanha, ainda, mais de 580 mil devices móveis e analisa mais de 11 mil pontos de vendas (que faturam, mensalmente, em média, R$ 3,2 bilhões), nos centros de compra onde a empresa atua.

“Pensando no aprofundamento de dados, desenvolvemos soluções que trazem análises únicas em OOH, observando de forma exclusiva as múltiplas fases da audiência das nossas verticais home e shopping”, comenta Pontes, citando a recomendação dos circuitos de exposição de mídia aos anunciantes a partir da identificação do perfil da audiência que é feita diariamente. “Sabemos exatamente onde a audiência mora e trabalha, qual seu comportamento de deslocamento e frequência em nosso inventário”, completa.

Granado é uma das parceiras da Helloo nas ações de experiências nos shoppings, buscando interação entre marca e consumidor

Granado é uma das parceiras da Helloo nas ações de experiências nos shoppings, buscando interação entre marca e consumidor

Portfólio diverso para ações integradas e customizadas
A oferta da empresa ao mercado está dividida em quatro formatos principais: mídia digital, que abrange telas em elevadores residenciais, banners e formatos icônicos; mídia estática, que abraça desde painéis até escadas rolantes; projetos especiais e patrocínios de eventos, que visam a interação da marca a partir de ações diferenciadas junto ao público; e branded content, que foca no engajamento direto da marca com o consumidor final por meio de conteúdo personalizado que converse com seu posicionamento e assunto principal.

Com esse portfólio, a Helloo consegue oferecer ao mercado campanhas em equipamentos de condomínios residenciais e shopping centers com possibilidade de apoio e patrocínio a projetos especiais, bem como de ações customizadas de acordo com a demanda do cliente.

Um exemplo desse último formato é a ação realizada há seis anos em parceria com a Bauducco. Durante o período de Natal, em diversos shoppings, a marca conta com um espaço de ativação junto ao público.

“É com essa identidade que conseguimos entregar soluções de mídia que conversem com o posicionamento e estratégia do anunciante”, diz o CSO da Helloo, ressaltando que a empresa foi pioneira no lançamento de edifícios residenciais como um produto de mídia, assim como foi a primeira a se especializar na comercialização de shoppings
centers, tratando esse ambiente como um veículo de comunicação dentro do universo da publicidade.

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Expansão acompanha crescimento do OOH
Na onda do crescimento do setor de mídia exterior, a Helloo também se expande. Segundo dados do CenpMeios, o OOH movimentou R$ 2,2 bilhões, no ano passado, montante que representou uma alta de 27,9%, o maior índice de crescimento entre as mídias. Além disso, o segmento aumentou sua fatia no bolo publicitário. Em 2021, a participação do out-of-home era de 8,6%; e saltou para 10,2% de share, em 2022. “O OOH é um meio que só cresce, porque as pessoas vão continuar nas ruas. Tanto para o anunciante quanto para o cliente final, qualquer ambiente proporcionado pelo setor conversa com o momento e com o cenário mundial”, comenta Pontes, para quem “o OOH segue como tendência na percepção de valor do anunciante”, em relação aos outros meios.

Por ser uma mídia que envolve ambientes que abrangem lazer e entretenimento, como os condomínios residenciais e shoppings centers, a Helloo leva em consideração os novos hábitos e jornada de compra das pessoas. Isso permite entregar ao mercado uma interação para as marcas de grande impacto junto ao público-alvo, que pode terminar em consumo. “Com o avanço do OOH e com a mudança no consumo de publicidade, a Helloo se destaca proporcionando ao anunciante o melhor ambiente pra se comunicar”, diz o executivo da empresa.

Com o objetivo de gerar ainda mais impacto na divulgação de campanhas nos ambientes onde já atua, a companhia pretende reforçar a presença da mídia nos pontos de tomada de decisão dos consumidores, que vão desde suas casas até shoppings centers.

Dessa forma, a Helloo definiu como plano de expansão a geração de mais audiência e cobertura em condomínios residenciais nas praças onde a empresa já possui shoppings em seu portfólio.

Empresa amplia oferta de mídia programática

Com o objetivo de potencializar a performance das campanhas realizadas pelos clientes a partir da segmentação das ações junto ao público-alvo, a Helloo já disponibiliza grande parte de seu inventário digital em programática. O software de venda de mídia abrange 100% das telas instaladas nos edifícios residenciais e mais de 50 shoppings de todo o portfólio nacional.

Devido aos benefícios gerados pela ferramenta ao mercado, a companhia está ampliando essa oferta. A expectativa é que, até o fim deste julho, todos os equipamentos digitais dos shoppings já estejam disponíveis para entrega em programática.

“A modalidade de compra de mídia DOOH tem como benefícios a flexibilidade de compra e a alta granularidade de dados e assertividade no cruzamento de geolocalização, behavior e comportamento digital na entrega da Helloo”, comenta Ricardo Hilsdorf, head de programática da empresa, ao citar a facilidade com que os anunciantes conseguem segmentar seus anúncios a partir de filtros como dias, locais específicos e faixas horárias.

Propulsora dos aportes em publicidade digital
As facilidades e os benefícios proporcionados pela venda de mídia programática são fatores que têm influenciado o crescimento dos aportes em publicidade digital. Segundo dados do Digital Ad Spend, levantamento elaborado pelo IAB Brasil em parceria com a Kantar Ibope Media, os investimentos na área tiveram incremento de 7% em 2022, em comparação ao ano anterior, atingindo um total de R$ 32,4 bilhões.

Gestão reforça conhecimento dos consumidores
Após a aquisição da Helloo pela Aliansce Sonae + brMalls, maior plataforma de serviços e entretenimento da América Latina, em 2021, a empresa passou a incrementar sua atuação no OOH com o uso de dados tanto dos condomínios como dos centros de compras onde atua.

Entre as informações voltadas aos hábitos dos consumidores levantadas pela empresa, no setor de fast food, de todos os clientes que compram hambúrguer, 95% também adquirem batata frita. Outros 70% levam algum refrigerante e 35% consomem sobremesa. Além disso, em São Paulo, também de acordo com dados da Helloo, a companhia tem uma complementaridade de 60% entre pessoas que frequentam seus shoppings e os condomínios com suas telas instaladas.

Segundo Pontes, essa característica diferencia a Helloo da concorrência por entender os consumidores a partir de informações relacionadas a seus hábitos e jornada de compra. “Conseguimos proporcionar ações mais direcionadas e trabalhar em cima de resultados das campanhas já realizadas”, afirma.

Saiba mais sobre a Helloo

Assista à entrevista com Heitor Pontes, CSO da Helloo.

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