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Nova liderança potencializa os resultados no iFood Ads

Ricardo Ubrig assume a vice-presidência da área de publicidade do iFood, com planos de crescimento de 70% para 2024


11 de dezembro de 2023 - 0h00

A área de publicidade do iFood ingressa 2024 com uma nova liderança e otimismo: Ricardo Ubrig, na empresa há cerca de cinco anos, assume a posição de vice-presidente (VP) de groceries & ads e estima um crescimento de 70% para a divisão no próximo ano.

O iFood Ads planeja ampliar seus produtos nativos, a fim de entregar soluções personalizadas às indústrias e agências, ao mesmo tempo em que possibilita uma jornada simples e atrativa para os consumidores do aplicativo. “Buscamos nos aproximar, ainda mais, de nossos parceiros estratégicos para, de forma customizada, potencializar os resultados das marcas, trazendo assertividade por meio dos dados para os anunciantes e relevância para os usuários”, afirma Ubrig.

Ricardo Ubrig, VP de groceries & ads: “Garantimos resultados positivos para os nossos parceiros e uma experiência fluida para os usuários”

Ricardo Ubrig, VP de groceries & ads: “Garantimos resultados positivos para os nossos parceiros e uma experiência fluida para os usuários”

Mensalmente, 43 milhões de clientes acessam o aplicativo em todo o País. A audiência, diz o executivo, destaca-se pela intenção de compra qualificada, abrangendo diferentes categorias, que vão desde alimentos e bebidas, passando por cuidados domésticos, mercado, produtos para pet até farmacêutica. A plataforma contempla 330 mil restaurantes ativos, além de mais de 40 mil estabelecimentos na categoria de mercados.

Anunciantes fortalecem negócios

O perfil das marcas presentes no iFood concentra-se no segmento de bens de consumo — desde empresas líderes até emergentes interessadas em se relacionar diretamente com o consumidor online, no momento da compra. Outro tipo de anunciante é o que busca fortalecer os negócios por meio de campanhas mais impactantes e específicas para seus objetivos, seja construindo cestas, impulsionando a presença de marca ou aumentando as vendas.

Há também os anunciantes não-endêmicos: marcas que não comercializam produtos dentro do aplicativo, como bancos e bandeiras de cartões, mas querem falar com a audiência qualificada do iFood. “Essa é uma grande aposta para 2024, considerando nossa ampla audiência, que se conecta diariamente com novas marcas. O potencial
desse segmento é muito promissor”, avalia o VP de groceries & ads.

Valor aos consumidores

O primeiro passo desta nova fase do iFood Ads será estreitar, ainda mais, o relacionamento com as marcas, para que a área se aprofunde nos desafios dos anunciantes em 2024. “Assim, podemos traduzi-los internamente para otimizarmos os produtos atuais e desenvolvermos outros com essa missão”, diz.

O objetivo é proporcionar um conjunto de soluções de publicidade para que as empresas ofereçam mais valor e economia aos consumidores enquanto compram no marketplace.

A estratégia consiste em recomendar o produto certo nos pontos essenciais da jornada, com presença em todas as etapas do funil. “Desta forma, garantimos resultados positivos para os nossos parceiros e uma experiência fluida e marcante para os usuários”, explica.

iFood em números

iFood mercado promove personalização

A área de publicidade atua como uma alavanca do ecossistema iFood, com ênfase no iFood Mercado, permitindo que os anunciantes participem e impactem todas as vertentes de atuação do aplicativo, que é um dos mais acessados do Brasil. A intenção é estimular toda a cadeia de serviços da plataforma e aumentar a experiência de compra dos clientes ativos.

Considerando a jornada de compra dentro da vertente de supermercados, os usuários optam por buscar, preferencialmente, produtos por redes e bandeiras de suas rotinas. Dessa forma, o aplicativo conta com ferramentas como vitrines patrocinadas na busca e soluções com posicionamento de destaque ao longo da jornada de compra. À medida que os consumidores procuram produtos e navegam pelos departamentos e corredores, podem interagir com sugestões personalizadas.

Crescimento sustentável

O iFood registra mais de 75 milhões de pedidos por mês e tem cerca de 250 mil entregadores ativos na sua plataforma. Criada no Brasil, a empresa começou como um guia impresso de cardápios com atendimento via central telefônica e se tornou uma referência em delivery online na América Latina. Atualmente, a empresa utiliza inteligência artificial (IA) em seus serviços de mercado, permitindo, por exemplo, a criação de uma lista de compras.

“O iFood Ads é fundamental para o crescimento do negócio como um todo. Temos uma agenda prioritária de desenvolvimento para 2024, com foco em impactar positivamente o iFood e crescer de forma sustentável, além de criar oportunidades para a indústria se conectar com o seu consumidor final”, afirma Ricardo Ubrig.

“Conheço o valor do ecossistema iFood”
VP de groceries & ads destaca liderança multidisciplinar da plataforma, com foco no atendimento personalizado aos anunciantes

Mestre em economia e com 20 anos de mercado, Ricardo Ubrig atuou em posições de direção em companhias como Whirlpool e Grupo SEB. Chegou ao iFood em 2018 e, desde então, passou por cargos como diretor comercial e diretor e vice-presidente (VP) do iFood Shop. “Trabalho de acordo com a nossa cultura, que é totalmente voltada para resultados e conexões verdadeiras com os parceiros. Com cerca de cinco anos de empresa, posso afirmar que estou imerso nos desafios e conheço o potencial do ecossistema iFood”, comenta o VP de groceries & ads.

Na divisão de restaurantes, o executivo teve como missão alcançar um aumento da oferta de estabelecimentos, que avançou de 100 mil em 2019 para 300 mil em 2021. Outra experiência de destaque foi o desenvolvimento do iFood Shop, cujo negócio triplicou em dois anos.

“Nutro uma paixão por construir coisas e superar resultados. Minha trajetória profissional desenvolveu-se nas áreas comercial e de marketing e possibilitou a aquisição de amplo conhecimento e compreensão de mercado. Este novo momento da minha carreira será uma valiosa fonte de aprendizado. Estou aberto a contribuir, concretizar ideias e alavancar os negócios de nossos parceiros”, comenta Ubrig.

O iFood Ads trabalha com uma estrutura multidisciplinar para dedicar um atendimento personalizado aos anunciantes. As lideranças são compostas por Camila Alvarez, head of industry and business development; Fernando Langoni, head of SMB industry; Natasha Azevedo, sales manager of foods, home care and pet; Caio Bertolazzo, head of planning and growth; Larissa Albuquerque, sales business solutions coordinator; e Bruno Parizotto, group product manager.

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