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Desde que o primeiro metrô foi construído em Londres, em 1863, esse meio se transformou em um transporte vital para o funcionamento de grandes cidades, afinal, são 15 mil quilômetros de linhas espalhadas pelo mundo. Esse também é um espaço que se mostra cada vez mais relevante para ações de Out Of Home (OOH) não só por sua extensão, mas também pela grande audiência, pela frequência e cobertura para campanhas e pelas oportunidades de interação para as marcas. Cerca de oito em cada dez passageiros no Brasil usam o metrô de cinco a sete vezes por semana, o que permite a criação e a construção de storytelling com eficiência.
Uma pesquisa realizada pela JCDecaux Global, líder em publicidade no metrô com 55 concessões no mundo, apontou que 63% dos usuários desse tipo de transporte acreditam que a publicidade dá a eles algo para ver durante o seu trajeto, enriquecendo a jornada. O estudo, realizado com 2,1 mil passageiros em cinco países, mostrou que 72% dos entrevistados interagem com telas; 79% com cartazes e 80% usariam um escâner de códigos de barra — reforçando, portanto, a disposição de interação nesse meio. Além disso, 63% gostam de ver anúncios que os entretenha.
“A tendência global da digitalização do OOH nos trouxe um universo de novas possibilidades. Estamos impulsionando cada vez mais o pensamento de ações integradas com telas, mobile e digital, sempre prezando pela melhoria da experiência do usuário”, afirma o Head Comercial de Metrô da JCDecaux Brasil, André Cais. Mundialmente, o Digital Out Of Home (DOOH) deve faturar US$ 16 bilhões em 2019, trazendo inovações como o uso em tempo real de telas interativas, realidades imersivas, eye tracking e conteúdo inteligente por meio da veiculação condicionada a fatores externos (eventos, clima, horários). Recentemente, uma ação de Realidade Aumentada (RA) no metrô de Shangai, operado pela JCDecaux, trouxe o universo da moda para uma estação. Os passageiros puderam tirar selfies, inserir seu peso e altura e, por meio da tecnologia de RA, experimentar roupas de forma digital em telas interativas. Em seguida, eles tiveram a chance de baixar a imagem no celular e comprar os itens na loja.
No Brasil, a JCDecaux renovou o visual das três linhas que atende no metrô de São Paulo e trouxe inovação com equipamentos novos e alta tecnologia, que permitem justamente a integração com o digital e a interação com os usuários. Segundo Cais, o tempo médio de viagem de 60% dos usuários do metrô paulistano é de duas horas, o que representa um período considerável para estabelecer uma relação mais próxima com essa audiência. Atualmente, na capital paulista, existem perto de 7 milhões de passageiros em circulação nessas linhas. “Como se trata de um ambiente controlado, que oferece alto recall para as marcas, o metrô torna-se propício para que os passageiros sejam impactados: não há dispersão da mídia, as pessoas ficam mais atentas ao ambiente e dispostas a interagir”, conta.
Ainda este ano, a empresa – que atende às linhas azul, verde e vermelha da capital paulista, as quais representam 83% do fluxo de passageiros e 72% do total das estações em atividade – lançará o MAPA OOH. O sistema de métricas que oferece dados de audiência, alcance e frequência no planejamento de mídia, já apresentado para o mobiliário urbano do Rio de Janeiro e São Paulo no ano passado, agora chegará também ao metrô. “Todas essas iniciativas alinham-se com a mudança do comportamento do consumidor, que está cada vez mais em movimento. A melhoria da mobilidade urbana é uma tendência mundial e reforça o uso desse meio de transporte”, diz Cais. “O metrô, com todas as suas vantagens, é o ambiente ideal para criar uma conversa diária com grande parte da cidade”, finaliza.
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