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Kwai reconhece talentos e agências de destaque na plataforma

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Kwai reconhece talentos e agências de destaque na plataforma

Premiação celebra campanhas e criadores que unem criatividade e vídeos curtos com o objetivo de gerar atenção, engajamento e bons negócios para as marcas


28 de setembro de 2023 - 0h00

A criação de conteúdo para campanhas por meio de vídeos curtos, uma tendência acelerada desde o início da pandemia, é uma realidade inegável. Segundo a pesquisa “Global Social Media Trends Report 2023”, realizada pela Hubspot e Brandwatch, os vídeos curtos estão alavancando os resultados das empresas. Ainda de acordo com o estudo, filmes cuja duração não ultrapassam 60 segundos são prioridade no investimento publicitário das marcas.

Para reconhecer quem melhor tem explorado o cenário de consumo de mídia, e depois de investir mais de US$ 52 milhões em programa de parcerias com criadores de conteúdo no Brasil entre março de 2022 a abril de 2023, o Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, realizou a primeira edição do Prêmio Kwai, para homenagear criadores, artistas e agências de conteúdo que se destacaram na plataforma. O evento aconteceu no último dia 26, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo.

Prêmio Kwai, que homenageou criadores, artistas e agências de conteúdo que se destacaram na plataforma, foi apresentado por Kenya Sade e Ed Gama (crédito: Felipe Gabriel)

Criatividade e diversidade

O Prêmio Kwai surgiu como uma maneira de destacar os talentos presentes na plataforma, bem como dar visibilidade ao crescimento e a inovação do Kwai no Brasil. “Nosso objetivo é celebrar as conquistas do último ano, ressaltando as principais ações da plataforma, em termos de criadores e comercialização. Queremos assegurar que todos os aspectos do ecossistema do aplicativo sejam representados. A premiação é um reflexo fiel da diversidade e da criatividade que tornam a plataforma tão especial”, diz Claudine Bayma, diretora-geral do Kwai Brasil.

Segundo Claudine, o prêmio foi uma oportunidade única de reunir a comunidade em torno do amor pelo aplicativo e pelo conteúdo criado nele. “Queremos incentivar ainda mais a produção de conteúdo de qualidade, promover parcerias criativas e contribuir para o crescimento contínuo da plataforma no Brasil. Esperamos que o evento tenha proporcionado uma experiência emocionante e inspiradora para todos os envolvidos, desde os indicados até os espectadores”, comenta.

Conheça os cases de sucesso do Kwai

Conhecido por ser uma plataforma com um espaço marcado pela democratização de conteúdo e de perfis, o Kwai alcança todas as idades e, principalmente, o público acima de 25 anos, que vive fora dos grandes centros urbanos. Conheça seus cases de sucesso:

Telekwai: em 2022, o Kwai trouxe para o Brasil um novo modelo de criação de conteúdo: as mininovelas e minisséries roteirizadas para o formato vertical, que possuem episódios de até dois minutos. O projeto empodera a produção amadora e semiprofissional da dramaturgia brasileira com diferentes gêneros e histórias. O formato tem sido amplamente adotado por empresas renomadas para a realização de campanhas de sucesso.

São João no Kwai: em 2023, o Kwai foi patrocinador do Maior São João do Mundo (Campina Grande) e do São João da Thay. Além disso, foi responsável pelo Talento São João, concurso em parceria com a plataforma Sua Música para encontrar o novo talento musical do São João. O vencedor, Viny Cantor, ganhou a gravação de um álbum, clipe musical e divulgação.

Futebol: em julho de 2023, o Kwai foi anunciado como o novo patrocinador do Fortaleza Esporte Clube. Também promoveu a segunda edição do reality “Microfone Aberto no Kwai” em parceria com a Band.

Os creators premiados

A premiação é dividida em quatro categorias principais, cada uma com subcategorias e critérios específicos.

Decidida por voto popular, “TeleKwai” reconhece o talento dos criadores que produzem mininovelas. Os vencedores foram: Markelly Oliveira como Melhor Atriz; Lucas Pierre como Melhor Ator; Gabriel Almeida da Silva, como Melhor Revelação; “Case-se com meu marido”, como Melhor Série; “Sherlock Holmes”, como Melhor Edição; “Um caso no circo”, como Melhor Roteiro Original; e, “Copa dos Sonhos”, como Melhor Inovação.

Por meio de um júri interno do Kwai, a categoria “Estrela Kwai” premiou João Gomes, como o artista destaque de produção de conteúdo para a plataforma.

Já a categoria “Kwai Top 100” apontou os cem melhores criadores que produzem conteúdo original de alta qualidade e desempenho na plataforma Kwai. Os candidatos tiveram que enviar um vídeo para a análise de um júri interno da plataforma.

“Tamo junto” premia as melhores agências

O Prêmio Kwai ressaltou também as grandes parceiras da plataforma quando o assunto é publicidade. A categoria “Tamo Junto” é uma oportunidade para que as agências sejam reconhecidas publicamente por seu desempenho excepcional e inovação no desenvolvimento de conteúdo e campanhas.

Com cinco subcategorias, as indicações e os vencedores foram definidos por um júri interno, que levou em consideração dados de desempenho, resultados, participação e qualidade geral para a seleção. “Celebramos aqueles que produzem conteúdos de alta qualidade e que têm uma boa relação de cooperação conosco, de forma a aumentar o sentido de honra e pertencimento para com o Kwai. Também destacamos as diversas oportunidades de monetização para a comunidade de criadores do Kwai”, reforça a diretora-geral do aplicativo no Brasil.

Na subcategoria “Melhor Agência Parceira”, que homenageou a agência com o melhor serviço aos criadores, trabalhando em campanhas com marcas, participando de projetos da plataforma e alcançando um alto desempenho ao longo do ano, a vencedora foi a IMP Digital. “Em setembro, completo quatro anos de plataforma. Fui o primeiro brasileiro a cooperar com o Kwai e, para mim, estar sendo reconhecido, depois desse tempo todo, na primeira oportunidade, é muito especial”, comenta Caio Moreira, diretor da IMP Digital.

Em “Melhor Inovação de Conteúdo”, a Allfluence levou como a agência com o formato de conteúdo mais original e projeto mais inovador e criativo do ano.

A MDP ganhou como “Melhor Cooperação com Marcas”, destinado à agência que realizou mais campanhas com marcas e produziu mais conteúdos comerciais durante o ano.

Já em “Melhor desempenho no TeleKwai”, que celebra a agência com melhor performance e criatividade no programa TeleKwai (mininovelas), o troféu ficou com a Renoir. “Receber esse prêmio também é prestigiar nossos criadores. É um reconhecimento pelo trabalho, pelo esforço, principalmente porque os nossos criadores são, em grande maioria, nativos do KWAI. Eles cresceram lá dentro como influenciadores, se destacaram, e hoje estouraram todas as bolhas”, diz Victor Belissimo, diretor executivo da Renoir.

Por fim, a agência que gerou a maior influência dentro da plataforma foi a Publizeiros, vencedora da categoria “A Mais Influente da Indústria”.

Prêmio Kwai contou com performance da cantora Pocah (crédito: Felipe Gabriel)

Investimentos e parcerias estratégicas

No Brasil, o Kwai já investiu mais de R$ 1 bilhão — mais de R$ 260 milhões foram destinados ao programa de parcerias com criadores de conteúdo. Entre março de 2022 e abril de 2023, os mais de 32 mil criadores de conteúdo parceiros compartilharam mais de 6,7 milhões de vídeos, que alcançaram mais de 185 bilhões de visualizações no aplicativo. Somente em TeleKwai, que são as mininovelas do Kwai que fazem parte do projeto exclusivo que a plataforma trouxe para o País em 2022, os vídeos tiveram mais de 42 bilhões de visualizações.

Também foram citadas parcerias de sucesso com marcas como Porta dos Fundos, Elo e Cheetos. E as novas oportunidades que o Kwai proporciona para seus criadores, como o e-commerce na plataforma, que desde de junho abriu um espaço para que compras online sejam realizadas a partir de vídeos e lives no aplicativo.

Kwai for Business para conteúdo patrocinado
Além da aproximação com as agências de conteúdo, o Kwai tem um relacionamento forte com as marcas. O aplicativo possui uma plataforma comercial, o Kwai for Business, que traz recursos e ferramentas para empresas desenvolverem e inserirem conteúdo patrocinado.

“Com a nossa estratégia de negócio criativo, adaptável e rapidamente escalável, as marcas conseguem utilizar as nossas ferramentas de forma customizada e fechar parcerias com criadores de conteúdos nativos do aplicativo. A criação de anúncios por meio de uma plataforma fácil de usar e um business center completo, que oferece serviços de inteligência e controle de campanhas, auxiliam estrategicamente nossos parceiros comerciais em tomadas de decisão e acompanhamento de resultados”, explica Claudine Bayma, diretora-geral do Kwai Brasil.

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