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Gestão multidisciplinar é a chave para disrupção

Para estimular a quebra de convenções, Lew’Lara\TBWA amplia atuação da liderança executiva e cria unidades de negócio que unificam a mensagem dos anunciantes


16 de agosto de 2023 - 0h00

Diante das inúmeras frentes de relacionamento com o consumidor, combinar estratégia e criatividade com execuções especializadas se tornou premissa entre os profissionais de marketing e comunicação. O Disruption®️, metodologia proprietária do Grupo TBWA, garante foco e visão clara de futuro às marcas, fazendo com que a criatividade ganhe força e leve o anunciante ao encontro da sua visão.

“Este mindset traz um olhar de construção de marca muito claro e simples. É a nossa espinha dorsal, que garante uma marca consistente em um mundo que tenta todo os dias nos confundir. Ao mesmo tempo, essa simplicidade fomenta a criatividade”, afirma Marcia Esteves, chief executive officer (CEO) da Lew’Lara\TBWA.

Em direção ao discurso unificado

Com a ampliação das frentes de atuação da área de marketing e comunicação, conduzir uma marca em direção à sua visão de forma consistente é desafiador, pois demanda execuções que vão além da propaganda off-line ou digital. De olho nisso, a Lew’Lara\TBWA lançou unidades de negócio especializadas em diferentes frentes, a fim de entregar uma plataforma de comunicação completa e efetiva para as marcas parceiras da agência.

Insights e informações munem estratégias

Ao buscar a criação de uma relação próxima ao consumidor, a abundância de dados e canais pode ser um grande facilitador para a efetividade e assertividade das iniciativas de comunicação. Ao mesmo tempo, a oferta diversa de canais pode desviar as marcas do que realmente importa.

Por isso, é preciso que todas as disciplinas trabalhem em sincronicidade, fazendo as escolhas certas para organizar narrativas de marcas que as levem à sua visão. Ou seja, ao seu Disruption®️.

Na Lew’Lara\TBWA, os mapas de narrativas permitem o melhor uso de determinado canal em cada momento específico da comunicação, aliando as métricas quantitativas às análises comportamentais, que indicam as principais tendências do comportamento do consumidor.

Dessa forma, é possível levar à criação os insumos necessários para a execução de ações e campanhas relevantes ao público final; e mensurar o resultado de negócio. Todos os clientes têm definições de métricas transacionais para a avaliação do trabalho criativo.

“A Lew’Lara\TBWA não acredita em dado. Acreditamos em insight e informação. Pensamos em como podemos transformar o dado em insight ou indicador de performance de transformação de negócio para os nossos clientes”, afirma Vicente Varela, chief data and media officer da agência.

Vicente Varela, chief data and media officer: “Acreditamos em insights e informação”

Vicente Varela, chief data and media officer: “Acreditamos em insights e informação”

Cultura organizacional como base

Nesse cenário, a cultura da organização é uma das principais ferramentas para garantir que o processo multidisciplinar dê resultados de longo prazo. No centro dessa gestão, está justamente a disrupção. Segundo os líderes da empresa, uma cultura organizacional que privilegie a colaboração multidisciplinar para promover a quebra dos padrões é aquela que olha para a base das relações entre os profissionais.

“A indústria da comunicação perdeu o vínculo com as pessoas. Virou um moedor de carne. A nossa operação é feita para servir as pessoas. Criamos um modelo operacional inovador e pautado nos nossos valores: empatia, respeito, dirupção e transparência. Isso teve um impacto na criatividade e nos resultados das nossas marcas. E só foi possível pela força das relações de nossas pessoas, clientes, veículos e parceiros”, afirma Elise Passamani, chief culture and operations officer da Lew’Lara\TBWA.

Elise Passamani, chief culture and operations officer: “Nosso modelo operacional é pautado em valores”

Elise Passamani, chief culture and operations officer: “Nosso modelo operacional é pautado em valores”

Unidades de negócio especializadas para desenvolvimento de marcas

Para a Lew’Lara\TBWA, a combinação de uma visão clara de marca, por meio do Disruption®,️ com a criatividade e execuções especializadas é a chave para o desenvolvimento de plataformas que atendam a todas as necessidades de interação das marcas com os consumidores. Para isso, foi necessária a criação de quatro unidades de negócio especializadas em segmentos específicos. Essas operações são complementares à atuação diária da agência e existem em um formato plug-and-play.

E-growth
É uma Growth Commerce Agency focada na aceleração das vendas no ambiente digital. O time faz o diagnóstico, avalia e implementa otimizações de eficiência de compra e geração de tráfego digitais para os canais de e-commerce dos clientes, como sites de relacionamento direto com o consumidor e de terceiros. Atende clientes do portfólio da Lew’Lara\TBWA e a todos do mercado, incluindo clientes que não têm contratos com a agência, como a Heinz e a P&G —, atuando de forma integrada com outras agências para desenvolver todo o funil de conversão digital de vendas.

Move
É a produtora in-house da Lew’Lara\TBWA. O objetivo é descomplicar os processos de produção para otimizar custos, encurtar prazos e buscar a excelência na execução das ideias criativas. Possui um time multidisciplinar próprio, uma rede modular de parceiros, fornecedores com preços e prazos pré-determinados e um estúdio próprio. A Move também lidera as frentes de integração digital e inovação no ecossistema de produção da agência.

BridgeX
A unidade de negócio BridgeX é focada em performance. Possui equipe dedicada à compra de mídia com objetivo transacional. Entre as ferramentas para garantir os resultados aos clientes, estão a compreensão da jornada de consumo, a precisão de compra e a mensuração efetiva de indicadores-chave de desempenho (KPIs). Para a fabricante de automóveis Nissan, a unidade de negócio é responsável por guiar toda a jornada que leva um comprador potencial a fazer o test drive nos modelos da montadora.

Digital.con
Criada para construir relacionamentos entre influenciadores, marcas e audiências, a estrutura trabalha com foco em todos os canais de social media e marketing de influência. A Digital.con é especializada na geração de conteúdo como parte crucial da expressão de marca e criatividade. “Quando geramos conteúdo de forma relevante e interessante, desenvolvido para cada perfil de canal social, alcançamos melhores resultados e impulsionamos o crescimento e o sucesso das marcas”, afirma Maria Pirajá, managing director e responsável pela Digital.con.

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