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Gestão multidisciplinar é a chave para disrupção
Para estimular a quebra de convenções, Lew’Lara\TBWA amplia atuação da liderança executiva e cria unidades de negócio que unificam a mensagem dos anunciantes
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Para estimular a quebra de convenções, Lew’Lara\TBWA amplia atuação da liderança executiva e cria unidades de negócio que unificam a mensagem dos anunciantes
Diante das inúmeras frentes de relacionamento com o consumidor, combinar estratégia e criatividade com execuções especializadas se tornou premissa entre os profissionais de marketing e comunicação. O Disruption®️, metodologia proprietária do Grupo TBWA, garante foco e visão clara de futuro às marcas, fazendo com que a criatividade ganhe força e leve o anunciante ao encontro da sua visão.
“Este mindset traz um olhar de construção de marca muito claro e simples. É a nossa espinha dorsal, que garante uma marca consistente em um mundo que tenta todo os dias nos confundir. Ao mesmo tempo, essa simplicidade fomenta a criatividade”, afirma Marcia Esteves, chief executive officer (CEO) da Lew’Lara\TBWA.
Com a ampliação das frentes de atuação da área de marketing e comunicação, conduzir uma marca em direção à sua visão de forma consistente é desafiador, pois demanda execuções que vão além da propaganda off-line ou digital. De olho nisso, a Lew’Lara\TBWA lançou unidades de negócio especializadas em diferentes frentes, a fim de entregar uma plataforma de comunicação completa e efetiva para as marcas parceiras da agência.
Ao buscar a criação de uma relação próxima ao consumidor, a abundância de dados e canais pode ser um grande facilitador para a efetividade e assertividade das iniciativas de comunicação. Ao mesmo tempo, a oferta diversa de canais pode desviar as marcas do que realmente importa.
Por isso, é preciso que todas as disciplinas trabalhem em sincronicidade, fazendo as escolhas certas para organizar narrativas de marcas que as levem à sua visão. Ou seja, ao seu Disruption®️.
Na Lew’Lara\TBWA, os mapas de narrativas permitem o melhor uso de determinado canal em cada momento específico da comunicação, aliando as métricas quantitativas às análises comportamentais, que indicam as principais tendências do comportamento do consumidor.
Dessa forma, é possível levar à criação os insumos necessários para a execução de ações e campanhas relevantes ao público final; e mensurar o resultado de negócio. Todos os clientes têm definições de métricas transacionais para a avaliação do trabalho criativo.
“A Lew’Lara\TBWA não acredita em dado. Acreditamos em insight e informação. Pensamos em como podemos transformar o dado em insight ou indicador de performance de transformação de negócio para os nossos clientes”, afirma Vicente Varela, chief data and media officer da agência.
Nesse cenário, a cultura da organização é uma das principais ferramentas para garantir que o processo multidisciplinar dê resultados de longo prazo. No centro dessa gestão, está justamente a disrupção. Segundo os líderes da empresa, uma cultura organizacional que privilegie a colaboração multidisciplinar para promover a quebra dos padrões é aquela que olha para a base das relações entre os profissionais.
“A indústria da comunicação perdeu o vínculo com as pessoas. Virou um moedor de carne. A nossa operação é feita para servir as pessoas. Criamos um modelo operacional inovador e pautado nos nossos valores: empatia, respeito, dirupção e transparência. Isso teve um impacto na criatividade e nos resultados das nossas marcas. E só foi possível pela força das relações de nossas pessoas, clientes, veículos e parceiros”, afirma Elise Passamani, chief culture and operations officer da Lew’Lara\TBWA.
Unidades de negócio especializadas para desenvolvimento de marcas
Para a Lew’Lara\TBWA, a combinação de uma visão clara de marca, por meio do Disruption®,️ com a criatividade e execuções especializadas é a chave para o desenvolvimento de plataformas que atendam a todas as necessidades de interação das marcas com os consumidores. Para isso, foi necessária a criação de quatro unidades de negócio especializadas em segmentos específicos. Essas operações são complementares à atuação diária da agência e existem em um formato plug-and-play.
É uma Growth Commerce Agency focada na aceleração das vendas no ambiente digital. O time faz o diagnóstico, avalia e implementa otimizações de eficiência de compra e geração de tráfego digitais para os canais de e-commerce dos clientes, como sites de relacionamento direto com o consumidor e de terceiros. Atende clientes do portfólio da Lew’Lara\TBWA e a todos do mercado, incluindo clientes que não têm contratos com a agência, como a Heinz e a P&G —, atuando de forma integrada com outras agências para desenvolver todo o funil de conversão digital de vendas.
É a produtora in-house da Lew’Lara\TBWA. O objetivo é descomplicar os processos de produção para otimizar custos, encurtar prazos e buscar a excelência na execução das ideias criativas. Possui um time multidisciplinar próprio, uma rede modular de parceiros, fornecedores com preços e prazos pré-determinados e um estúdio próprio. A Move também lidera as frentes de integração digital e inovação no ecossistema de produção da agência.
A unidade de negócio BridgeX é focada em performance. Possui equipe dedicada à compra de mídia com objetivo transacional. Entre as ferramentas para garantir os resultados aos clientes, estão a compreensão da jornada de consumo, a precisão de compra e a mensuração efetiva de indicadores-chave de desempenho (KPIs). Para a fabricante de automóveis Nissan, a unidade de negócio é responsável por guiar toda a jornada que leva um comprador potencial a fazer o test drive nos modelos da montadora.
Criada para construir relacionamentos entre influenciadores, marcas e audiências, a estrutura trabalha com foco em todos os canais de social media e marketing de influência. A Digital.con é especializada na geração de conteúdo como parte crucial da expressão de marca e criatividade. “Quando geramos conteúdo de forma relevante e interessante, desenvolvido para cada perfil de canal social, alcançamos melhores resultados e impulsionamos o crescimento e o sucesso das marcas”, afirma Maria Pirajá, managing director e responsável pela Digital.con.
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